A digitalização é hoje uma realidade também no competitivo mercado de processamento de chapas, onde já se observa um alto grau de automação de tarefas. E como este mercado está em constante evolução, é natural que existam diferenças entre os estágios de atualização tecnológica de cada empresa.

 

Este perfil multifacetado fez surgir na Alemanha a “fabricante online” Facturee, do grupo Cwmk GmbH, que conecta mais de 1.000 parceiros de fabricação, principalmente nas áreas de processamento de chapas metálicas, usinagem e impressão 3D, encarregando-se de encontrar o prestador de serviços mais adequado à demanda de cada cliente que aciona a plataforma.

 

Desta forma, são distribuídos os pedidos conforme a disponibilidade e a capacidade de cada um dos parceiros, com acesso quase ilimitado a recursos para produção de peças metálicas de todos os tipos, incluindo desde protótipos até a produção seriada.

 

Entre as razões para que usuários de peças optem por esta iniciativa está o fato de não haver gargalos ou atrasos na entrega, mesmo em tempos de crise ou quando há uma demanda muito alta.

 

Os clientes enviam seus projetos em 3D para a plataforma, que atende por correio eletrônico ou telefone, realizando na sequência um estudo de viabilidade técnica e otimização de preços e prazos de entrega, de acordo com as necessidades do contratante e com base nas informações sobre os mais de 1.00 parceiros que operam cerca de 8.000 máquinas. Esta busca é feita com o auxílio de sistemas de inteligência artificial, que a tornam mais assertiva e eficiente.

 

Definido o produtor, o trabalho é executado sob condições padronizadas de qualidade, normalmente baseadas nas normas ISO, e despachado com prazos de entrega entre 9 e 12 dias úteis, para todo o continente europeu.


 

Demanda crescente

A Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais (VDMA) prevê para este ano um crescimento de 7% nop setor, uma visão compartilhada pela Facturee: “A crise relacionada à Covid-19 na engenharia mecânica acabou. Pelo menos essa é a nossa avaliação, que corresponde às previsões atuais da VDMA . Atualmente, estamos vendo um aumento significativo dos pedidos dos clientes existentes - especialmente de setores que foram duramente atingidos pela crise”, explicou Benjamin Schwab, chefe de marketing e vendas da Cwmk GmbH, acrescentando que “a empresa está confiante de que em breve haverá uma clara reversão de tendência e uma enorme alta é iminente."

 

Empresas industriais como Siemens, Parker Hannifin, institutos de pesquisa como o Cern e universidades estão entre os clientes da Facturee, que opera em toda a Europa.

 

Foto: Shutterstock

 

Reportagens similares:

 

Novo programa de incentivo à inteligência artificial na indústria

Centros de competência em hardware dão apoio ao desenvolvimento industrial


 



Mais Notícias CCM



Nova unidade da Igus vai promover a automação de baixo custo

Um centro de automação foi inaugurado pela empresa alemã em Joinville (SC) para promover a disseminação do uso de sistemas robóticos em tarefas industriais.

11/07/2024


Plataforma digital da Trumpf abrange todas as etapas da fabricação a partir de chapas

Sistema de monitoramento da Trumpf contempla desde o desempenho de máquinas até a gestão de materiais no chão de fábrica.

20/06/2024


Programa para inovação da indústria seguirá com inscrições

SENAI vai receber propostas de projetos para inovação na indústria a partir de um programa de financiamento, do qual podem participar empresas de pequeno, médio e grande porte.

14/06/2024