Adalberto Rezende, da redação.
A Droz Robótica, com unidade fabril na cidade paranaense de Campo Mourão, empresa que integra o Grupo Cristófoli Biossegurança, lançou uma linha de células robotizadas para soldagem que possuem área de trabalho de 1.500 x 550 mm.
Trata-se da série de células robotizadas chamada FAZ, a qual conta com modelos que possuem estação de trabalho dupla e que são equipados com tecnologias desenvolvidas pela Fanuc, Esab e Schunk. Uma das células desta linha esteve entre as atrações da Droz na Intermach – Tecnologia para a Indústria Metalmecânica –, que foi realizada em julho em Joinville (SC).
Célula robótica para soldagem da linha FAZ. Imagem: Droz Robótica/Divulgação.
Rafael Aranha, sócio-administrador da Droz Robótica, em entrevista concedida à Corte e Conformação de Metais, disse que a empresa foi fundada em 2022 e se especializou no desenvolvimento de células de soldagem para a fabricação de peças metálicas que compõem equipamentos e sistemas utilizados nos setores médico-hospitalar, odontológico, veterinário e de beleza, por exemplo.
Rafael Aranha na Intermach. Imagem: Droz Robótica/Divulgação.
Atualmente, os trabalhos da companhia também envolvem projetos voltados para a fabricação de peças para veículos, bicicletas, eletrodomésticos e painéis elétricos, entre outros setores. “Nossas atividades abrangem a integração de times de engenharia, para a execução de trabalhos colaborativos, por exemplo, fornecimento de assistência técnica local e em diferentes regiões do Brasil, além de capacitação para os colaboradores dos nossos clientes”, comentou Rafael. Ele complementou dizendo que as empresas parceiras da Droz, mencionadas acima, desenvolvem, respectivamente, os robôs, a fonte de solda e os dispositivos de fixação para troca rápida que equipam as células de soldagem da linha FAZ.
Robótica industrial em centro de ensino
O treinamento em robótica para a indústria de manufatura também está inserido na rotina da Droz Robótica. A empresa está à frente de um centro educacional voltado para a capacitação de jovens, no qual são ministradas aulas sobre programação de robôs, desenvolvimento de algoritmos, integração de sistemas robóticos, eletrônica e aplicação de tecnologias.
O centro de treinamento “Droz Educacional” foi criado, conforme explicou Rafael Aranha, a partir de uma demanda por profissionais da área de robótica no município de Campo Mourão e região. O centro atende alunos do ensino médio e dispõe de um espaço onde acontecem os treinamentos, e onde podem ser conhecidas de perto as tecnologias desenvolvidas pela empresa.
Mais informações pode ser obtidas pelo site da Droz Robótica. Na seção Indústria 4.0 no nosso portal você confere notícias sobre robótica industrial. Acesse também nossos guias de fornecedores de máquinas, insumos e muito mais para o setor metalmecânico.
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Continue acessando reportagens sobre o setor metalmecânico:
Parceria tornará mais acessível a digitalização de projetos e fabricação
Produção de gás on-site é a aposta da Schulz
ArcelorMittal intensifica o uso de inteligência artificial na inspeção de aços
#DrozRobotica #CristofoliBiossegurança #CorteConformaçãoMetais
Mais Notícias CCM
A desenvolvedora de máquinas para processamento de chapas adicionou mais de dois mil metros quadrados à sua fábrica e aumentou a capacidade produtiva em 50%.
04/08/2025
Sistema combina recursos para a execução de soldagem e corte automatizadas, com recursos digitais baseados no uso de sensores inteligentes.
04/08/2025
Fabricante alemã incorporou um mecanismo de parada de chapas com mesa giratória às suas linhas de prensas dobradeiras.
04/08/2025