Já está disponível no Brasil uma rede de internet 5G privativa pensada para parques fabris, que foi lançada recentemente pela Edge UOL, empresa que presta serviços relacionados à implantação de sistemas digitais. Trata-se de uma solução que reúne recursos que estão no radar de empresas que prestam serviços de corte, conformação, estampagem e soldagem de metais que pretendem se alinhar aos conceitos da indústria 4.0.
Chamada “Private 5G”, a rede consiste em um sistema isolado que conta com recursos para a segurança de dados provenientes do chão de fábrica. Outro detalhe, de acordo com informações fornecidas à imprensa, é que a rede comporta mais de um milhão de dispositivos conectados por quilômetro quadrado.
De acordo com Rodrigo Rangel Lobo, COO da companhia, a nova solução possibilita obter uma rede isolada e exclusiva, que mantém a rapidez do 5G e gera mais confiabilidade. O executivo também comentou sobre tendências da indústria de manufatura: “notamos dois caminhos diferentes que devem ser adotados pelas companhias no que diz respeito à entrada da tecnologia 5G. Algumas irão dedicar parte de seus orçamentos de inovação para a novidade, enquanto outras precisarão, em determinado momento, atualizar a sua infraestrutura”.
Foi divulgado pela empresa que a nova rede 5G privativa é recomendada para linhas de produção que operam ou passarão a operar conectadas a sistemas de inteligência artificial (IA), Internet das coisas (IoT), realidade virtual, realidade aumentada, entre outros. Os clientes também poderão contar com consultoria especializada e outros serviços.
Mais informações podem ser obtidas aqui.
Imagem: Freepik
Leia também:
Mais recursos para o projeto de estampos
Manufatura aditiva de metais em escala industrial
#5G #Internet #Indústria #CorteeConformaçãodeMetais
Mais Notícias CCM
A desenvolvedora de máquinas para processamento de chapas adicionou mais de dois mil metros quadrados à sua fábrica e aumentou a capacidade produtiva em 50%.
04/08/2025
A empresa do Paraná opera sob o guarda-chuva do Grupo Cristófoli Biossegurança e integrou ao seu portfólio a linha de células robotizadas FAZ. As células contam com tecnologias desenvolvidas por companhias parceiras e são recomendadas para a fabricação de diferentes tipos de peças metálicas.
04/08/2025
Sistema combina recursos para a execução de soldagem e corte automatizadas, com recursos digitais baseados no uso de sensores inteligentes.
04/08/2025