Já está disponível no Brasil uma rede de internet 5G privativa pensada para parques fabris, que foi lançada recentemente pela Edge UOL, empresa que presta serviços relacionados à implantação de sistemas digitais. Trata-se de uma solução que reúne recursos que estão no radar de empresas que prestam serviços de corte, conformação, estampagem e soldagem de metais que pretendem se alinhar aos conceitos da indústria 4.0.

 

Rede de internet 5G pensada para a indústria passa a ser oferecida por empresa brasileira

Chamada “Private 5G”, a rede consiste em um sistema isolado que conta com recursos para a segurança de dados provenientes do chão de fábrica. Outro detalhe, de acordo com informações fornecidas à imprensa, é que a rede comporta mais de um milhão de dispositivos conectados por quilômetro quadrado.

 

De acordo com Rodrigo Rangel Lobo, COO da companhia, a nova solução possibilita obter uma rede isolada e exclusiva, que mantém a rapidez do 5G e gera mais confiabilidade. O executivo também comentou sobre tendências da indústria de manufatura: “notamos dois caminhos diferentes que devem ser adotados pelas companhias no que diz respeito à entrada da tecnologia 5G. Algumas irão dedicar parte de seus orçamentos de inovação para a novidade, enquanto outras precisarão, em determinado momento, atualizar a sua infraestrutura”.

 

Foi divulgado pela empresa que a nova rede 5G privativa é recomendada para linhas de produção que operam ou passarão a operar conectadas a sistemas de inteligência artificial (IA), Internet das coisas (IoT), realidade virtual, realidade aumentada, entre outros. Os clientes também poderão contar com consultoria especializada e outros serviços.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui.

 

Imagem: Freepik

 

 

Leia também:

 

Mais recursos para o projeto de estampos

 

Manufatura aditiva de metais em escala industrial

 

#5G #Internet #Indústria #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Analisador portátil identifica ligas metálicas instantaneamente

Novos modelos de analisadores portáteis permitem a identificação de elementos de liga em metais de forma rápida e com recursos de conectividade.

15/07/2024


Conformação rotativa pode tornar viáveis as células a combustível

O Instituto Fraunhofer de Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU) anunciou o desenvolvimento de um sistema rotativo para estampagem das finíssimas chapas metálicas usadas na montagem de placas bipolares que compõem as células a combustível. A novidade poderá reduzir os custos de produção dessas células, com impacto no mercado da mobilidade elétrica, tendo em vista que elas substituem as baterias.

15/07/2024


Estampagem a quente e recursos digitais serão mostrados pela Schuler na EuroBLECH

Fabricante de prensas vai expor tecnologia para estampagem a quente e união de chapas por temperatura e pressão na feira alemã EuroBLECH de 2024.

15/07/2024