Categoria: Tecnologia em conformação




Examinando o trincamento de bordas durante o flangeamento de furos em aços avançados de alta resistência – Parte IV

Artigo traz a quarta parte de um estudo que aborda a relação entre a qualidade da borda cisalhada e o trincamento de bordas no flangeamento de aços avançados de alta resistência (advanced high strength steels, AHSS).

07/10/2022



Trincamento de bordas durante o flangeamento de furos em aços avançados de alta resistência – Parte III

Artigo traz a terceira parte de um estudo dividido em quatro publicações que abordam a relação entre a qualidade da borda cisalhada e o trincamento de bordas no flangeamento de aços avançados de alta resistência (advanced high strength steels, AHSS).

26/09/2022



Trincamento de bordas durante o flangeamento de furos em aços avançados de alta resistência – Parte II – modelamento do corte de blanques (blanking)

Artigo traz a segunda parte de um estudo dividido em quatro publicações que abordam a relação entre a qualidade da borda cisalhada e o trincamento de bordas no flangeamento de aços avançados de alta resistência (advanced high strength steels, AHSS).

23/09/2022



Trincamento de bordas durante o flangeamento de furos em aços avançados de alta resistência – Parte I: Introdução

Artigo traz a primeira parte de um estudo dividido em quatro publicações que abordam a relação entre a qualidade da borda cisalhada e o trincamento de bordas no flangeamento de aços avançados de alta resistência (advanced high strength steels, AHSS).

29/08/2022



Investigando o efeito-mola (springback) no dobramento rotativo

Estudo trata do uso de simulações pelo método de elementos finitos do dobramento rotativo do aço bifásico DP 1000 como forma de estabelecer compensações para o efeito-mola.

15/08/2022



Avaliando lubrificantes para a estampagem de aços galvannealed – Parte II – o ensaio de estampagem profunda

Segunda parte de um estudo, dividido em dois artigos, que aborda a avaliação de lubrificantes usados para a estampagem de aços galvannealed (GA) e o ensaio de estampagem profunda.

01/08/2022



Avaliando lubrificantes para a estampagem de aços galvannealed – Parte I – o ensaio de embutimento de tira

Primeira parte de um estudo, dividido em dois artigos, que aborda a avaliação de lubrificantes usados para a estampagem de aços galvannealed (GA) e o ensaio de estampagem profunda.

18/07/2022



Materiais e desgaste em matrizes usadas na estampagem de aços avançados de alta resistência mecânica – Parte III – resultados da pesquisa

Artigo traz a terceira parte de um estudo dividido em três publicações, que aborda os tipos de anomalias que podem prejudicar o ferramental usado na conformação de chapas, bem como possíveis tratamentos de sua superfície.

04/07/2022



Materiais e desgaste em matrizes usadas na estampagem de aços avançados de alta resistência mecânica – Parte II – ensaios para avaliação de descamação

Artigo traz a segunda parte de um estudo dividido em três publicações, que aborda os tipos de anomalias que podem prejudicar o ferramental usado na conformação de chapas, bem como possíveis tratamentos de sua superfície.

20/06/2022



Materiais e desgaste em matrizes usadas na estampagem de aços avançados de alta resistência mecânica – Parte I – desgaste e revestimento para matrizes

Artigo traz a primeira parte de um estudo dividido em três publicações, que aborda os tipos de anomalias que podem prejudicar o ferramental usado na conformação de chapas, bem como possíveis tratamentos de sua superfície.

06/06/2022



Lubrificação e descamação na estampagem de aços avançados de alta resistência mecânica galvanizados – Parte III – Simulações e teste de embutimento

Artigo traz a terceira parte de um estudo dividido em três publicações, que trata da importância da lubrificação de chapas de aço submetidas a processos de estampagem, no sentido de evitar a geração de pó sobre sua superfície e consequente descamação.

23/05/2022



Lubrificação e descamação na estampagem de aços avançados de alta resistência mecânica galvanizados – Parte II – avaliação de lubrificantes

Artigo traz a segunda parte de um estudo dividido em três publicações, que trata da importância da lubrificação de chapas de aço submetidas a processos de estampagem, no sentido de evitar a geração de pó sobre sua superfície e consequente descamação.

06/05/2022



Lubrificação e descamação na estampagem de aços avançados de alta resistência galvanizados – Parte I – avaliação pelo ensaio de rotação-compressão

Artigo traz a primeira parte de um estudo dividido em três publicações, que trata da importância da lubrificação de chapas de aço submetidas a processos de estampagem, no sentido de evitar a geração de pó sobre sua superfície e consequente descamação.

25/04/2022



Estampagem a quente de aços ligados ao boro para peças automotivas – Parte III – projeto de ferramental e simulação do processo

Artigo traz a terceira parte de um estudo dividido em três publicações que faz uma revisão sobre estampagem a quente de aços ao boro, abordando algumas das características desses materiais e parâmetros de processos.

11/04/2022



Estampagem a quente de aços ligados ao boro para peças automotivas – Parte II – alterações na microestrutura e resistência mecânica do material

Artigo traz a segunda parte de um estudo dividido em três publicações que faz uma revisão sobre estampagem a quente de aços ao boro, abordando algumas das características desses materiais e parâmetros de processos.

28/03/2022



Estampagem a quente de aços ligados ao boro para peças automotivas – Parte I – métodos e usos do processo

Artigo traz a primeira parte de um estudo dividido em três publicações que faz uma revisão sobre estampagem a quente de aços ao boro, abordando algumas das características desses materiais e parâmetros de processos.

14/03/2022



Aumento da produtividade da hidroconformação por diafragma com o uso da prototipagem rápida

Artigo trata das variáveis do processo de hidroconformação de chapas metálicas na fabricação de peças-protótipo, e aborda a produção de blocos de conformação pelo uso de tecnologia de modelamento por deposição de material plástico fundido.

24/02/2022



Novas aplicações para prensas servoacionadas – Parte II – tecnologia e desenvolvimento

Artigo traz a segunda parte de um estudo dividido em duas publicações, as quais versam sobre uma revisão das aplicações de prensas servoacionadas de grande porte usadas para a conformação de metais destinados à fabricação de autopeças.

14/02/2022



Novas aplicações para prensas servoacionadas – Parte I – estampagem de componentes automotivos

Artigo traz a primeira parte de um estudo dividido em duas publicações, as quais versam sobre uma revisão das aplicações de prensas servoacionadas de grande porte usadas para a conformação de metais destinados à fabricação de autopeças.

31/01/2022



Fratura por cisalhamento durante o dobramento de aços avançados de alta resistência

Artigo é parte de um estudo que consistiu em ensaios de conformação por estiramento de aços avançados de alta resistência para avaliar a sua capacidade de dobramento, visando melhorar critérios de fratura já existentes para fratura por cisalhamento.

17/01/2022



Avaliando o desempenho de lubrificantes para estampagem – Parte II – determinando as melhores condições de lubrificação para os testes

Artigo traz a segunda parte de um estudo dividido em duas publicações nas quais são abordadas revisões sobre as técnicas de ensaios práticos usadas para verificar o desempenho de lubrificantes utilizados em processos de conformação de metais.

09/12/2021



Avaliando o desempenho de lubrificantes para estampagem – Parte I – fatores de análise e métodos de ensaio

Artigo traz a primeira parte de um estudo dividido em duas publicações nas quais são abordadas revisões sobre as técnicas de ensaios práticos usadas para verificar o desempenho de lubrificantes utilizados em processos de conformação de metais.

29/11/2021



Desenvolvimento no corte de blanques – Parte 3 – blanqueamento sob alta velocidade, método de elementos finitos

Artigo traz a terceira parte de um estudo dividido em três publicações nas quais é abordado o desenvolvimento do processo de corte fino (fine blanking) e as características das etapas e do ferramental necessário à sua execução.

11/11/2021



Desenvolvimento no corte de blanques – Parte 2 – peça produzida por corte fino

Artigo traz a segunda parte de um estudo dividido em três publicações nas quais é abordado o desenvolvimento do processo de corte fino (fine blanking) e as características das etapas e do ferramental necessário à sua execução.

27/10/2021



Desenvolvimento no corte de blanques – Parte 1 – processo de corte fino (fine blanking) e projeto de ferramental

Artigo traz a primeira parte de um estudo dividido em três publicações nas quais é abordado o desenvolvimento do processo de corte fino (fine blanking) e as características das etapas e do ferramental necessário à sua execução.

27/10/2021



Conformação a morno de aços inoxidáveis – Parte II – simulações e experimentos

Artigo traz a segunda parte de um estudo dividido em duas publicações nas quais são discutidos os parâmetros da conformação a morno de aços inoxidáveis e as principais características desses metais.

04/10/2021



Conformação a morno de aços inoxidáveis – Parte I – aspectos básicos e estudos anteriores

Artigo traz a primeira parte de um estudo dividido em duas publicações nas quais são discutidos os parâmetros da conformação a morno de aços inoxidáveis e as principais características desses metais, que os distinguem e os dividem em diferentes grupos.

20/09/2021



Dissecando defeitos – Parte III – controle do processo de estampagem

Artigo traz a última parte de um estudo dividido em três publicações nas quais são discutidos os defeitos normalmente observados em peças metálicas estampadas, bem como a influência de variáveis de processo.

30/08/2021



Dissecando defeitos – Parte II – testes para detectar variações em chapas

Artigo traz a segunda parte de um estudo dividido em três publicações nas quais são discutidos os defeitos normalmente observados em peças metálicas estampadas, bem como a influência de variáveis de processo.

23/08/2021



Dissecando defeitos – Parte I – Um exame das variáveis de processo para encontrar falhas de qualidade em peças estampadas

Artigo traz a primeira parte de um estudo dividido em três publicações nas quais são discutidos os defeitos normalmente observados em peças metálicas estampadas, bem como a influência de variáveis de processo.

09/08/2021



Aplicações de conformação usando prensas servoacionadas – Parte III – Conformação sob temperatura ambiente e temperaturas elevadas

Artigo traz a última parte de um estudo que abrange três publicações nas quais são discutidas as vantagens proporcionadas pelo uso de prensas equipadas com servomotor.

26/07/2021



Aplicações de conformação usando prensas servoacionadas – Parte II – Sistemas de acionamento

Artigo traz a segunda parte de um estudo que abrange três publicações nas quais são discutidas as vantagens proporcionadas pelo uso de prensas equipadas com servomotor.

12/07/2021



Aplicações de conformação usando prensas servoacionadas – Parte I – Introdução

Artigo traz a primeira parte de um estudo que abrange três publicações nas quais são discutidas as vantagens proporcionadas pelo uso de prensas equipadas com servomotor.

28/06/2021



Processos de hidroconformação de chapas de metal – Parte III – estudos de caso de hidroconformação com punção ou matriz

Artigo traz a última parte de um estudo que abrange três publicações nas quais são discutidos vários processos de hidroconformação de chapas.

14/06/2021



Processos de hidroconformação de chapas de metal – Parte II – conformação de chapas com punção

Artigo traz a segunda parte de um estudo que abrange três publicações nas quais são discutidos vários processos de hidroconformação de chapas.

31/05/2021



Processos de hidroconformação de chapas de metal – Parte I – conformação com matriz

Artigo traz a primeira parte de um estudo que abrange três publicações nas quais são discutidos vários processos de hidroconformação de chapas.

17/05/2021



Chapas metálicas com superfícies estruturadas – Parte II – aplicações

Este estudo é o último de dois capítulos em que são discutidas as chapas de metal estruturadas e os diferentes processos de estruturação.

03/05/2021



Chapas metálicas com superfícies estruturadas – Parte I – comparação entre processos

Estudo é o primeiro de dois capítulos em que são discutidas as chapas de metal estruturadas e os diferentes processos de estruturação.

16/04/2021