A alemã Cloos, representada no Brasil pela Tecsold (Valinhos, SP), anunciou a possibilidade de integração de seus equipamentos para soldagem a arco com os robôs colaborativos (cobots) da Universal Robots.
A empresa já fornecia o sistema completo Qineo ArcBot, composto pela fonte para soldagem a arco Qineo e um robô colaborativo. Este mesmo modelo foi aprimorado para poder operar também com os robôs da UR, permitindo que empresas que já possuem esse tipo de autômato montem suas células de soldagem de forma mais flexível, adaptando seus processos aos requisitos específicos de fabricação.
Combinados com as fontes de soldagem QINEO da CLOOS, os cobots compõem uma solução compacta e adaptável, ideal para pequenas e médias empresas que desejam iniciar a automatização dos processos de soldagem a arco.
Entre as funcionalidades do conjunto fonte-robô da Cloos estão a capacidade de localização precisa do início da linha de solda pelo sistema touch sense, composto por sensores dedicados. Durante o processo, um sensor verifica continuamente a posição da tocha em relação à trajetória programada, ajustando automaticamente o percurso em caso de desvios.
Eventuais distorções da peça- trabalho, provocadas por expansão térmica ou variações geométricas, são automaticamente compensadas pelo sistema, permitindo ao operador dedicar-se a outras tarefas.
A possibilidade de execução controlada de camadas múltiplas de cordões de solda e o deslocamento parcial são recursos que foram somados à possibilidade de seleção rápida e flexível de programas de soldagem predefinidos.
Imagem: Cloos
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Leia também:
Mais Notícias CCM
O software para fabricação a partir de chapas vai receber atualizações que serão demonstradas em duas feiras internacionais.
15/09/2025
Treinamento com formato híbrido terá início em novembro de 2025 e a Universidade Federal do Paraná também está programando turmas para 2026.
15/09/2025
Representada pela Oxipira, a Microstep passou a integrar um projeto de desenvolvimento de recursos tecnológicos aplicados à manufatura na indústria metal mecânica que inclui manutenção preventiva e otimização de processos.
15/09/2025