Por Apcer Brasil*

 

O Brasil possui potencial de mais de US$ 80 bilhões em uma área inédita, que pode ainda contribuir para a maior sustentabilidade do planeta e aumento da competitividade industrial. Este é um dos temas principais da Conferência do Clima (COP 26), que reuniu mais de 190 países este mês, em Glasgow, na Escócia, e que trouxe debates sobre a regulamentação da chamada Pegada de Carbono e sua aplicabilidade prática nos países.

 

Por esta razão, conhecer na prática como calcular a Pegada de Carbono – metodologia que nasceu para medir a emissão de gases de efeito estufa (GEE) de um indivíduo, evento, organização ou produto – de uma indústria passa a ser crucial para entender qual será o impacto em um negócio. Referências internacionais para o trabalho nesta área, a Greenhouse Gas Protocol e ISO 14064 são os caminhos iniciais para adentrar um setor que movimentará mais de US$ 160 bilhões em todo o mundo a partir de 2030.

Créditos de carbono abordados em artigo sobre diretrizes para a indústria mundial

 

A diretora-executiva da Apcer Brasil, empresa portuguesa líder na área de certificação, Alessandra Gaspar Costa, acredita ser indispensável para o setor industrial o cálculo detalhado da emissão de gases de efeito estufa. “Além de construir uma consciência socioambiental, traz para a empresa credibilidade no setor e possibilidade de se preparar para o mercado de Crédito de Carbono. É uma iniciativa que não dá para adiar mais”, disse. “Usamos o Greenhouse Gas Protocol e a ISO 14064, medidas internacionais, para um cálculo assertivo e que crie uma base sólida para estabelecer estratégias que reduzam ou neutralizem emissões de GEE”, complementou a diretora.

 

A norma ISO 14064 fornece diretrizes para que as empresas calculem, tenham conhecimento e relatem suas emissões de GEE, identificando possíveis reduções e oportunidades de participação no mercado de Crédito de Carbono. Já o Greenhouse Gas Protocol estabelece estruturas padronizadas globais para gerenciamento e medição de gases de efeito estufa (GEE), com aplicação em setores públicos e privados, cadeias de valor e ações de neutralização e/ou redução.

 

Com o cálculo da Pegada de Carbono é possível traçar uma estratégia viável para redução e neutralização – como o uso de energias alternativas e plantio de árvores, por exemplo. Cada tonelada de redução de emissão de GEE é convertida em um certificado para a empresa ou país, chamado Crédito de Carbono. A ideia de comercialização internacional consiste no caso de um país ou indústria não atingir as metas de redução de GEE, podendo comprar esses créditos de quem os possui em abundância. As regulamentações para esse mercado estarão no centro das discussões da Conferência do Clima (COP 26).

 

As emissões de gases de efeito estufa em grande quantidade prejudicam o meio ambiente e influenciam diretamente o aquecimento global, pois esses gases são responsáveis por reter o calor na Terra. No Brasil, segundo dados do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (Seeg), a região com maior emissão de GEE é a Norte, e a mudança no uso da terra e das florestas, que geram o desmatamento, é o setor que mais despeja gases nocivos ao ambiente.

 

O Acordo de Paris, da área Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (Cqnumc), que une mais de 190 países, incluindo o Brasil, em busca da diminuição de emissão de GEE, estabeleceu em 2020 a meta de assegurar que o aumento da temperatura média da Terra fique abaixo de 2 ºC, motivo pelo qual o cálculo detalhado da Pegada de Carbono da indústria e o comprometimento com a redução das emissões de GEE são agendas cruciais para o cumprimento deste objetivo.


 

*A Apcer é uma empresa de origem portuguesa, prestadora de serviços de certificação, auditoria, educação e formação. 


 

Imagem: Freepik



Mais Notícias CCM



Investimento em corte e estampagem de metais na Açotubo

Uma nova prensa e um sistema progressivo de alimentação de chapas passarão a integrar a linha de estampagem de metais do Grupo Açotubo. Ambas vão entrar em operação nos próximos meses. Profissionais que integram o time da empresa comentaram sobre investimentos no desenvolvimento de pacotes de serviços de corte, dobra e estampagem, e na capacitação de colaboradores.

22/03/2024


Alumínio na indústria de eletroeletrônicos

A versatilidade do alumínio e as diversas possibilidades de aplicação desse metal são temas comentados por um especialista do setor de transformação de não-ferrosos. 

22/03/2024


Otimização de processos pelo uso de métodos científicos

Especialista em desenvolvimento de projetos para a otimização de processos produtivos reuniu casos de diversas áreas da indústria em seu livro intitulado “Cientista industrial”. Um dos casos diz respeito a um projeto que reuniu expertises de profissionais da área de máquinas e de ferramental, que levou ao aumento da produtividade de uma planta de fabricação de moldes.

21/03/2024