A Lecar, Indústria Brasileira de Automóveis Elétricos, com sede no município paulista de Barueri, anunciou que vai voltar suas atenções para a fabricação de veículos híbridos. Assim, a companhia não vai mais se dedicar à produção de carros elétricos, que era o seu objetivo em janeiro de 2024, conforme anunciado por Flávio Figueiredo Assis, fundador da empresa (foto).
Sobre os motivos que levaram à mudança de estratégia, de acordo com informações divulgadas à imprensa, os novos planos para a empresa foram baseados primeiramente em estudos que indicaram fatores desfavoráveis à produção de veículos elétricos no Brasil, pelo menos em um primeiro momento. De acordo com Flávio, “estamos muito longe de termos a quantidade de carregadores necessária para popularizar este tipo de veículo em todo o País. Precisaremos de bilhões em investimentos para termos as condições adequadas”.
A partir daí, a Lecar vai redirecionar seus esforços para o desenvolvimento de veículos com motor flex e com tração 100% de motor elétrico, tendo como base o seu modelo híbrido 459. Flávio comentou sobre este assunto, enfatizando a importância do etanol, combustível com o qual pode ser abastecido o modelo de veículo mencionado acima: “Com ele, 80% das emissões de CO2 de um motor a combustão são compensadas pelo seu próprio cultivo, o que fez com que priorizássemos essa matéria-prima, pensando em um uso mais eficiente do veículo pela população. A ideia, agora, é que nossa tecnologia híbrida flex a etanol proporcione uma autonomia de 1 mil quilômetros com 30 litros desse combustível”.
Devido à mudança de planos, a companhia pretende anunciar em breve a previsão de chegada do seu primeiro modelo de veículo híbrido ao mercado brasileiro. Saiba mais sobre o Gigacasting, um processo que elimina os estampados da estrutura dos veículos elétricos, na seção Notícias em nosso site.
______________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
______________________________________________________________________________
Imagem: Lecar/Divulgação.
Leia também:
Veículos elétricos com mais alumínio, um caminho para o desenvolvimento
Fabricante indiana de motos inicia operações no Brasil
#Lecar #VeículosHíbridos #CorteConformaçãoMetais
Mais Notícias CCM
Exemplos de como o uso de aço inox pode contribuir para a redução de gastos com prevenção à corrosão de metais.
26/08/2024
Comentários sobre os benefícios proporcionados pelo aluguel e pela compra de máquinas industriais, e também a respeito dos atuais desafios da cadeia produtiva que podem ser considerados na tomada de decisão.
08/08/2024
As recomendações para a restauração de máquinas para corte a laser e outros equipamentos atingidos pelas inundações no Rio Grande do Sul incluem a remoção e a limpeza de peças mecânicas e componentes eletrônicos.
14/06/2024