Por especialistas do Grupo Alltech.

 

 

As enchentes trouxeram grande prejuízo ao setor industrial gaúcho, afetando drasticamente os principais polos do Estado. Segundo a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), nove de cada dez indústrias do Estado sofreram algum tipo de dano ou perda.

 

Em um momento desolador de retração econômica no segmento, em que se unem forças para uma retomada, reparar danos em máquinas e equipamentos afetados pela catástrofe climática é essencial para minimizar os prejuízos.

 

Paulo Chirolli (foto a seguir), diretor da Alltech Service, unidade de serviços do Grupo Alltech, empresa que comercializa soluções industriais, comentou: “Nesse cenário, reduzir custos é essencial e, por isso, é importante recuperar o máximo de máquinas possível. Para isso, é necessário seguir as recomendações de profissionais capacitados sobre como proceder em relação à limpeza e secagem de equipamentos, prevenindo, por exemplo, a erosão e danos elétricos”. 

 

Para contribuir com a redução do impacto nas operações industriais no Rio Grande do Sul, o Grupo Alltech reuniu seu time de especialistas para contribuir com orientações sobre o processo de recuperação dos equipamentos das indústrias afetadas. Direcionadas para usuários de máquinas para corte e conformação de metais, usinagem e para produção de itens plásticos por injeção, as recomendações dos profissionais da Alltech podem contribuir para que a recuperação do maquinário prejudicado seja feita com segurança.

 

Conforme explicou Paulo Chirolli, “Reunimos aqui uma série de recomendações sobre inspeção que poderão garantir plenas condições de eficácia aos equipamentos em questão por um longo prazo. Para iniciar a manutenção das máquinas é necessário se certificar de que o equipamento está desligado, verificando tanto a chave geral quanto o seu painel de entrada de energia. Cada uma das peças que passam pelo processo de limpeza devem ser secadas em estufa posteriormente”.

 

 

Algumas recomendações gerais e específicas, conforme cada tipo de máquina, são tratadas a seguir. 

 

 

Dicas gerais

 

 

 

 

 

 



Máquinas para corte a laser 

 

 

 

 

Máquinas para Usinagem

 

 

 

 

 

Injetoras 

 

 

 

 

 

 

O Grupo Alltech tem matriz no município riograndense de Caxias do Sul.



Mais Notícias CCM



Lecar não vai mais produzir automóveis elétricos. Agora, só híbridos.

Empresa brasileira vai redirecionar esforços antes dedicados à fabricação de carros elétricos para o desenvolvimento de veículos híbridos flex, com sistema de tração elétrico.

01/07/2024


Segurança e saúde no ambiente fabril

Medidas de proteção à saúde de colaboradores que operam máquinas industriais e análise de riscos são considerações feitas por especialista em segurança industrial.

02/05/2024


Investimento em corte e estampagem de metais na Açotubo

Uma nova prensa e um sistema progressivo de alimentação de chapas passarão a integrar a linha de estampagem de metais do Grupo Açotubo. Ambas vão entrar em operação nos próximos meses. Profissionais que integram o time da empresa comentaram sobre investimentos no desenvolvimento de pacotes de serviços de corte, dobra e estampagem, e na capacitação de colaboradores.

22/03/2024