Um acordo firmado pelo SIMPI – Sindicato da Micro e Pequena Indústria e pelo IPEM/SP – Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo tem como objetivo incentivar o desenvolvimento tecnológico e a inovação em micro e pequenas indústrias.


As instituições envolvidas anunciaram a assinatura de um protocolo de intenções e a partir daí vão atuar juntas na realização de ações e programas para promover o desenvolvimento de, por exemplo, projetos para plantas industriais, infraestrutura, sistemas produtivos e serviços, além de pesquisa científica. Alguns dos tópicos desse acordo consistem na definição de esforços conjuntos, elaboração do plano de trabalho e criação de agenda para reuniões e eventos.

 

Foi divulgado à imprensa que uma pesquisa realizada pelo SIMPI/Datafolha indicou que o principal desafio enfrentado por 34% das pequenas indústrias no que tange ao investimento em desenvolvimento tecnológico é a indisponibilidade de recursos financeiros. Já a ausência de mão de obra capacitada é o principal gargalo enfrentado por 18% das empresas que participaram do levantamento, enquanto as incertezas sobre o retorno de investimentos são consideradas a maior preocupação para 11% delas.

 

Conforme comentou Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, superintendente do IPEM/SP: “Buscamos compreender os desafios enfrentados pelas pequenas empresas e assim nos posicionar como um ponto de apoio. Estamos expandindo nossos laboratórios com o objetivo de auxiliar essa categoria a alcançar uma maior competitividade.


Joseph Couri, presidente do SIMPI, disse que o consórcio tem como premissa “fortalecer a categoria e aprimorar os padrões e as normas técnicas, garantindo produtos e serviços de alta qualidade, proporcionando assim benefícios tangíveis para nossos associados e para o Estado”.

 

Imagem: Rawpixel.com, Freepik.

___________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Leia também:

 

Trefilação de metais é tema de novo manual

 

IA poderá movimentar US$ 1,3 trilhão até 2032

 

#SIMPI IPEMSP #CorteConformaçãoMetais #PequenasIndústrias



Mais Notícias CCM



Novo sistema para lubrificação em corte e estampagem de metais

A Ansatz passou a comercializar um equipamento que faz a aplicação de fluido por aspersão. Ele é recomendado para conformação de chapas e usinagem.

22/04/2024


Enafer terá próxima edição em Joinville

A nova edição do ENAFER será realizada em junho de 2024 na cidade catarinense de Joinville.

22/04/2024


THK lançará módulo posicionador de coordenadas cilíndricas

Equipamento pode ser usado para o posicionamento de chapas em equipamentos de corte e dobramento, por exemplo.

22/04/2024