O setor industrial está passando por uma transformação significativa, impulsionada pela tecnologia. De acordo com pesquisas divulgadas pela ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, 84,9% das empresas industriais brasileiras já estão utilizando pelo menos uma tecnologia digital avançada, sendo a computação em nuvem a mais declarada (73,6%).

 

Outras tecnologias também têm sido amplamente adotadas como internet das coisas (IoT) (48,6%), robótica (27,7%), análise de Big data (23,4%), manufatura aditiva (impressão 3D) (19,2%) e inteligência artificial (IA) (16,9%). 


Englobando uma série de tecnologias avançadas, a Indústria 4.0 impacta diretamente a produtividade dos setores pela automação de processos. Esse fenômeno, conhecido como a 4ª revolução industrial, está diretamente ligado ao uso de recursos como a inteligência artificial para integrar as etapas da cadeia produtiva.

 

Recentemente, a Bloomberg Intelligence divulgou um relatório que destaca a importância da IA para o setor industrial. De acordo com o estudo, a taxa de aumento do uso de inteligência artificial na próxima década deve ser de 42% ao ano, quase o dobro do índice atual. 


Neste sentido, o Han's Laser Smart Equipment Group desenvolveu, em março deste ano, uma plataforma de realidade artificial para fabricação inteligente e faz sua aplicação no processo de fabricação do projeto, da montagem, treinamento e inspeção de equipamentos, visando aumentar a eficiência de processos produtivos, reduzir custos, explorar a aplicação da realidade artificial na indústria de manufatura e fornecer novos meios técnicos e suporte para a manufatura inteligente.

 

As principais tecnologias e plataformas pesquisadas pela equipe do projeto foram popularizadas na província de Guangdong (China) em indústrias locais, colocando a empresa na vanguarda da aplicação dessa tecnologia na indústria.


Para Vander Ducatti, diretor comercial da PR2, uma empresa parceira do Han's Laser Smart Equipment Group no Brasil, se adequar ao avanço tecnológico é uma necessidade urgente. “A tecnologia está impulsionando a economia e permitindo que as demandas sejam atendidas com rapidez e precisão. Seja pela automação de tarefas, redução de custos operacionais ou pela diminuição da emissão de poluentes, essas soluções se tornaram indispensáveis”, comentou.

 

O relatório divulgado pela Bloomberg Intelligence também traz projeções para o mercado de tecnologia, prevendo que até 2032 a inteligência artificial poderá contribuir para movimentações de mercado na faixa de US$1,3 trilhão. Portanto, tais inovações não apenas prometem melhorar a eficiência, a segurança e a produtividade da indústria, mas sim constituem um pré-requisito para as empresas que desejam sobreviver e se manter competitivas no mercado. 



As parceiras PR2 e Han's Laser sempre apostaram na tecnologia como o centro da mudança e dos avanços no setor industrial, produzindo desde máquinas de corte a laser avançadas até robôs colaborativos, e agora, entrando na área da realidade artificial, a empresa tem oferecido para o mercado soluções alinhadas aos conceitos da Indústria 4.0 como, por exemplo, equipamentos inteligentes e integrados com tecnologias digitais.

 

Imagem: Vecstock, Freepik.



Mais Notícias CCM



Segurança e saúde no ambiente fabril

Medidas de proteção à saúde de colaboradores que operam máquinas industriais e análise de riscos são considerações feitas por especialista em segurança industrial.

02/05/2024


Investimento em corte e estampagem de metais na Açotubo

Uma nova prensa e um sistema progressivo de alimentação de chapas passarão a integrar a linha de estampagem de metais do Grupo Açotubo. Ambas vão entrar em operação nos próximos meses. Profissionais que integram o time da empresa comentaram sobre investimentos no desenvolvimento de pacotes de serviços de corte, dobra e estampagem, e na capacitação de colaboradores.

22/03/2024


Alumínio na indústria de eletroeletrônicos

A versatilidade do alumínio e as diversas possibilidades de aplicação desse metal são temas comentados por um especialista do setor de transformação de não-ferrosos. 

22/03/2024