Adalberto Rezende, da redação.

 

 

O Grupo Açotubo está investindo na ampliação da sua rede de fornecimento de tubos, conexões, flanges e peças metálicas para soluções geotécnicas – sistemas de ancoragem e sustentação, bem como vigas metálicas para a construção civil –, entre outros produtos.

 

Com matriz em Guarulhos (SP), a companhia está se preparando para aumentar o seu portfólio de serviços customizados voltados para o setor do aço no Brasil como, por exemplo, corte a laser e a plasma de aço carbono e aço inoxidável, além de soldagem robotizada, dobramento, trefilação e furação.

 

Vinicius Bassi, gerente executivo de marketing da companhia (foto a seguir), que forneceu informações à Corte e Conformação de Metais, disse que o planejamento de expansão da cadeia de fornecimento do grupo empresarial já está em andamento e abrange muitas frentes de trabalho. Ele comentou que recentemente foi concluído o processo de aquisição da SPG, empresa que atua na comercialização de aços com filiais no Peru e na Colômbia. O investimento neste projeto, segundo o executivo, é de R$ 47 milhões.

 

Em se tratando do objetivo de atender à demanda dos consumidores locais e dos situados em outras regiões da América Latina, Vinicius salientou: “A gente precisa atender ao varejo, por isso estamos investindo na ampliação da nossa rede de distribuição, visando atender ao consumidor que demanda grandes quantidades de tubos e conexões, e também à clientela que busca por serviços customizados para lotes de peças metálicas sob encomenda”.

 

Voltando a mencionar os planos de aumento do portfólio de serviços customizados, o gerente executivo complementou: “Nossa ideia é aumentar o fornecimento de soluções integradas, ou seja, se o cliente precisar de serviços de corte a laser ou a plasma, e também de soldagem de tubos, chapas e flanges, para um, dois ou mais lotes, por exemplo, nós já fazemos isso aqui na nossa matriz”.

 

Os investimentos do Grupo Açotubo em sua matriz atualmente consistem na reconfiguração de alguns espaços como a área de caldeiraria, a qual, de acordo com Vinicius, poderá ser ampliada. O setor de trefilação de metais também está passando por reformas. “A implantação das máquinas usadas para esse tipo de operação requer a construção de, por exemplo, fundações e o estabelecimento de uma estrutura que proporcione produtividade e segurança”, concluiu.

 

Grupo Açotubo completa 50 anos

 

A criação das frentes de trabalho para o programa de expansão da cadeia de fornecimento de produtos e serviços do Grupo Açotubo faz parte das comemorações dos seus 50 anos. Em visita à sua planta industrial de Guarulhos, evento promovido pelo grupo empresarial, foi divulgado que os próximos passos incluirão uma maior participação em eventos relacionados a setores consumidores de tubos, conexões e flanges de aço carbono e aço inox


O processamento de tubos de aço é um dos temas abordados na seção Artigos Técnicos, onde estão disponíveis informações obtidas a partir de estudos sobre as características dos revestimentos de TiAlN e AlCrN em aço para caldeiras, e a respeito da influência do corte a plasma sobre a ductilidade e tenacidade do aço S460, por exemplo.

___________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagens: Grupo Açotubo.

 

Mais notícias:

 

Nova Indústria Brasil abre espaço para o crescimento do setor metalmecânico

 

Pesquisa aponta aumento da produção de estruturas de aço

 

#GrupoAçotubo #CorteConformaçãoMetais #ServiçosCustomizados



Mais Notícias CCM



Novo sistema para lubrificação em corte e estampagem de metais

A Ansatz passou a comercializar um equipamento que faz a aplicação de fluido por aspersão. Ele é recomendado para conformação de chapas e usinagem.

22/04/2024


Enafer terá próxima edição em Joinville

A nova edição do ENAFER será realizada em junho de 2024 na cidade catarinense de Joinville.

22/04/2024


Robô plataforma pode movimentar cargas de até três toneladas

Indicado para movimentar chapas metálicas, robô da Kuka chamado KMP 3000P conta com câmeras 3D e scanners a laser.

18/04/2024