Adalberto Rezende, da redação.


 

A Editora Blucher publicou o “Manual de trefilação – Abordagem prática”, de autoria de Aluizio Carlos Ferreira da Silva, que atua na gestão da área de trefilação da Siderúrgica Sinobras, no município paraense de Marabá, empresa que integra o Grupo Aço Cearense.


O conteúdo do novo manual, que passou a fazer parte da coleção de livros da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), é distribuído em cinco capítulos nos quais são abordados temas como a obtenção da matéria-prima, características técnicas de máquinas e equipamentos para trefilação de metais, os cálculos envolvidos na trefilação e processos produtivos, entre outros.


Nesse sentido, o autor oferece conhecimentos práticos sobre operações e características de materiais, além de recomendações sobre boas práticas de segurança em processos produtivos, cuidados que devem ser tomados no momento da escolha de, por exemplo, barras e arames que serão submetidos à trefilação, e ainda, sugestões a respeito do manuseio correto dos produtos.


Sobre este último assunto, Aluizio, que forneceu informações à Corte e Conformação de Metais, comentou a respeito de alguns dos erros mais recorrentes no chão de fábrica no que tange ao processamento de rolos de fio-máquina: "Um dos erros que acontecem muito nas linhas de trefilação é a alimentação de máquina feita de forma muito rápida, o que pode causar problemas na hora de trefilar o material como, por exemplo, ocorrência de quebra do fio”.

 

Ele também comentou sobre algumas das características de equipamentos para trefilação, especificamente sobre fieiras e cassetes, e explicou como esse tipo de maquinário opera, assim como fez sugestões de como cada tipo de máquina pode ser utilizada no dia a dia da indústria metalmecânica levando em consideração a otimização de processos.


Aluizio concluiu dizendo que já está em desenvolvimento uma nova edição do manual, e que um dos objetivos deste trabalho é “ser um guia tanto para profissionais da indústria quanto para estudantes de trefilação e de outros processos fabris”.


A primeira edição do manual é comercializada em versão física. Tem 118 páginas e acabamento em brochura. É comercializada pelo preço sugerido de R$ 55,00 pelo site da editora Blucher.


 

Imagem: Editora Blucher, ABM/Divulgação.

 

Leia também:

 

O uso de dados como fator de competitividade

 

Endireitador – quando é necessário?

 

#ABM #EditoraBlucher #Trefilação #CorteConformaçãoMetais



Mais Notícias CCM



Otimização de processos pelo uso de métodos científicos

Especialista em desenvolvimento de projetos para a otimização de processos produtivos reuniu casos de diversas áreas da indústria em seu livro intitulado “Cientista industrial”. Um dos casos diz respeito a um projeto que reuniu expertises de profissionais da área de máquinas e de ferramental, que levou ao aumento da produtividade de uma planta de fabricação de moldes.

21/03/2024


Livro trata de ciência e tecnologia na soldagem a arco

Livro de Jair Carlos Dutra trata dos diversos aspectos da soldagem a arco voltaico e é baseado na extensa experiência do autor, que é docente e pesquisador do Labsolda, da |Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

07/03/2024


Tudo sobre conformação mecânica

Livro do professor Paulo Roberto Cetlin resume a sua experiência como docente da UFMG nos últimos 50 anos e aborda em detalhes todas as técnicas de conformação mecânica de metais.

23/02/2024