Após um longo período que obrigou indivíduos e empresas a reverem muitas das suas convicções, caminhamos neste pós-pandemia para um momento de estabilização dos nossos hábitos, ainda que dentro de novas regras. Mal nos adaptamos às novidades nas relações humanas e entre empresas e países, e eis que o processo histórico impõe mais um desafio a toda a humanidade, com a ameaça de uma guerra de proporções globais.

 

Ainda que estejamos a milhares de quilômetros do conflito entre Rússia e Ucrânia, temos em conta que o resultado dele vai definir também os nossos rumos em um futuro próximo e, da forma como se estabeleceram as cadeias globais de fornecimento, a indústria do mundo todo será afetada, com novas oportunidades para uns e novos desafios para outros.

 

Neste intrincado contexto histórico acontece a primeira edição de um evento presencial da cadeia dos plásticos no Brasil, após o longo período de distanciamento social regido pelas normas sanitárias para o combate à pandemia de Covid-19. Pode significar pouco em termos de definição dos caminhos da humanidade, mas esta possibilidade de troca de experiências e informações vai trazer novos ares para empresas que influenciam a vida de milhares de pessoas em nosso País.

 

É com entusiasmo que toda a cadeia, incluindo a revista Plástico Industrial, se prepara para este encontro, e por isso antecipamos na edição de março um pouco da programação que aguarda os visitantes da feira, em cobertura prévia que se inicia na página 22.

 

No evento virá a público, por exemplo, uma explanação presencial sobre o uso do grafeno em plásticos, assunto que tem sido abordado com frequência em nossas newsletters e é tema de uma seção exclusiva de notícias em nosso site.

 

Nos últimos dois anos, caracterizados pelo trabalho remoto ou híbrido, a pesquisa não parou, e a feira será uma oportunidade para conferir de perto o desenvolvimento relacionado a maquinário e sistemas de automação, com o protagonismo das chamadas tecnologias facilitadoras da indústria 4.0, outro tópico ao qual dedicamos especial atenção em nosso noticiário on-line.

 

Grata à organização da feira, que acreditou em melhores tempos ao manter a data prevista para sua realização, a equipe de Plástico Industrial também estará no evento com o compromisso de reportar o que acontecer por lá para os nossos leitores que não tiverem a oportunidade de comparecer.

 

Nos vemos na Interplast!

 

Hellen C. O. Souza

hellen.souza@arandaeditora.com.br



 

 



Mais Notícias PI



Coletânea de materiais

Uma edição com guias dedicados a categorias de materiais que já se estabeleceram em mercados específicos.

24/06/2022


Meu bem, meu mal

Detestados quando se interpõem no nosso caminho na forma de rejeitos, os materiais plásticos têm apoiado a evolução das chamadas ciências da vida. Neste ambiente eles continuam sendo não só bem-vindos, mas essenciais.

13/05/2022


 A indústria em sua fase de compromisso com a sociedade e com o meio ambiente

Sustentabilidade, engajamento na economia de carbono neutro e compromisso social são pilares das práticas de ESG, que chegam com força e exigem atitude das empresas do setor de plásticos.

04/02/2022