Longe de serem escolhidas aleatoriamente, as cores dos produtos plásticos que chegam até o consumidor são objeto de estudos, medições e controle, e por isso o trabalho em torno dessa escolha envolve a participação de muitos profissionais, em etapas que vão desde o desenvolvimento até a produção.

 

A reportagem especial que começa na página 12 traz informações sobre as propostas de alguns fornecedores de concentrados de cor para orientar a escolha de fabricantes de produtos plásticos voltados predominantemente para os setores de bens de consumo, tais como embalagens, brinquedos e utilidades domésticas. Também são abordados os equipamentos que mensuram e caracterizam com precisão todos os matizes, para que eles possam ser reproduzidos com fidelidade.

 

Complementando essas informações, em seguida publicamos o guia da oferta de sistemas de medição de cor (página 21), que lista alguns fornecedores atuantes no mercado brasileiro, assim como os recursos e características dos equipamentos que eles comercializam.

 

E dando continuidade ao tema, o artigo técnico que começa na página 22 trata das formulações com altos requisitos técnicos, nas quais a cor pode ter a função adicional de sinalizar determinado uso ou mesmo orientar um padrão de montagem de componentes. Neste caso, pigmentos e masterbatches precisam ser estáveis e não interferir no desempenho de cargas e aditivos, tais como retardantes de chama ou modificadores.

 

Ainda tratando de tendências, porém sob outro prisma, publicamos aqui a nova edição do guia de fornecedores de moldes e matrizes, que passou a listar também os recursos de impressão 3D que as ferramentarias colocam à disposição de seus clientes. No atual levantamento, 25% delas afirmaram dispor desses equipamentos, o que aponta um avanço substancial em direção à digitalização da produção. E por esta razão publicamos também neste mês um diretório das empresas que fornecem digitalizadores ópticos 3D que automatizam tanto a engenharia reversa de componentes quanto o controle da qualidade. Junto com sensores e sistemas de controle, eles ajudam a compor as bases da transformação digital da indústria, um dos caminhos inevitáveis a serem trilhados não só neste ano, mas nos próximos tempos.

 



Mais Notícias PI



Coletânea de materiais

Uma edição com guias dedicados a categorias de materiais que já se estabeleceram em mercados específicos.

24/06/2022


Meu bem, meu mal

Detestados quando se interpõem no nosso caminho na forma de rejeitos, os materiais plásticos têm apoiado a evolução das chamadas ciências da vida. Neste ambiente eles continuam sendo não só bem-vindos, mas essenciais.

13/05/2022


Enfim, ao vivo

Rever parceiros comerciais, discutir os atuais desafios e conferir in loco o desenvolvimento tecnológico voltado para a cadeia de plásticos. Experiências que haviam se tornado raras voltarão a ser possíveis na Interplast.

24/03/2022