O anúncio feito pela Organização Mundial de Saúde no início deste mês, alterando o status da Covid-19 de epidemia para pandemia, pode ser considerado um divisor de águas em relação a como sistemas socioeconômicos se organizaram nas últimas décadas.

 

De um dia para outro nos vimos obrigados a nos preparar para um período de quarentena que ainda não sabemos quanto tempo durará, a organizarmos as nossas tarefas para, na medida do possível, mantermos nossas atividades produtivas e, sobretudo, nos preparar para ver o mundo sob a perspectiva da imprevisibilidade.

 

Assim como milhões de brasileiros, nós da revista Plástico Industrial encaramos uma mudança brutal em nossas rotinas e passamos a ter apenas uma certeza: nada será como antes depois de passada esta ameaça, é com este cenário que trabalharemos pelos próximos tempos e, ao que tudo indica, trabalharemos mais.

 

Para a cadeia produtiva dos plásticos esta crise sanitária traz a oportunidade de recuperação da credibilidade. Poucos materiais são tão aliados dos princípios de higiene quanto os plásticos, essenciais à fabricação de incontáveis produtos descartáveis usados na linha de frente do combate à contaminação. Na área hospitalar também perde-se a conta dos dispositivos e aparelhos fabricados graças ao desenvolvimento de materiais poliméricos especiais, os quais, coincidentemente, compilamos em um guia publicado em nossa edição de fevereiro, de alguma forma antevendo a crise que viria.

 

Por isso seguimos em frente com uma edição finalizada neste momento turbulento, em que todos se perguntam qual rumo tomar. Manteremos a nossa sólida linha editorial, que tem com por objetivo levar à indústria do plástico o melhor em informação técnica, tão necessária à evolução dessa indústria. Mas não perderemos de vista a cobertura de assuntos pontuais e seus reflexos sobre o dia a dia dos nossos leitores, com atualizações em nosso site tratando dos reflexos da crise da Covid-19 sobre o setor. Muito vai mudar, mas esperamos continuar por aqui, junto com vocês.

 

#plásticoindustrial-covid19

 



Mais Notícias PI



Técnicas para resistir ao caos

Se este ano está provocando reflexões, elas certamente estão relacionadas ao aprendizado que se fez necessário diante do imprevisto.

19/10/2020


Radiografia de um processo de sobrevivência

Inventário bianual do parque de máquinas para transformação de plásticos deste ano mostra também os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre o setor.

20/08/2020


Uma nova realidade no fim do túnel

Crises são cíclicas e seu maior legado é fazer com que pessoas e empresas se transformem a partir de uma experiência ruim. Está sendo assim com a indústria em geral e em particular com a de plásticos.

22/07/2020