A matéria-prima tem um peso considerável no desempenho dos negócios no setor de plásticos.

 

Além de compreendê-las tecnicamente, é necessário atentar ainda para as complexas condições de um mercado que muda a cada dia em decorrência de conflitos internacionais, questões políticas e geopolíticas, eventos naturais e também do avanço da ciência, responsável pelo surgimento de novos tipos de materiais que, em maior ou menor grau, também ditam os rumos da transformação.

 

Para além das resinas commodities e dos plásticos de engenharia, que são objeto de uma pesquisa especial a ser publicada ao final deste ano, esta edição traz informações sobre alguns materiais que constituem categorias à parte, com especificidades que justificam a elaboração de diferentes guias da sua oferta.

 

Merecem destaque aqui os compostos que ao receber aditivação são transformados em materiais sob medida para cada necessidade, com aplicações na moldagem de peças técnicas para mercados exigentes como o automobilístico.

 

Já os fornecedores de máquinas e resinas para processamento de PET formam um outro recorte, no Guia do PET, que busca oferecer informações para as empresas que processam este material, notadamente no mercado de embalagens.

 

Outro capítulo à parte são os bioplásticos, que deixaram de ser uma promessa e agora  passam a compor um portfólio significativo de novos materiais à disposição da indústria.

 

E concluindo esta edição, o guia de transformadores por injeção traz dados sobre a realidade e as expectativas deste importante segmento, que congrega em torno de 44% do total de empresas que transformam plásticos, de acordo com levantamento da Abiplast. A pesquisa mostrou como elas caminham em direção à atualização tecnológica, tendo em vista a capacitação para obter os melhores resultados dos seus processos produtivos e dos materiais que  escolhem para fabricar seus produtos.



Mais Notícias PI



Tempos pra lá de interessantes

Fatores imponderáveis estão transformando a forma como se organizam as atividades humanas em diversas áreas, e não poderia ser diferente na indústria.

12/08/2022


Meu bem, meu mal

Detestados quando se interpõem no nosso caminho na forma de rejeitos, os materiais plásticos têm apoiado a evolução das chamadas ciências da vida. Neste ambiente eles continuam sendo não só bem-vindos, mas essenciais.

13/05/2022


Enfim, ao vivo

Rever parceiros comerciais, discutir os atuais desafios e conferir in loco o desenvolvimento tecnológico voltado para a cadeia de plásticos. Experiências que haviam se tornado raras voltarão a ser possíveis na Interplast.

24/03/2022