A matéria-prima tem um peso considerável no desempenho dos negócios no setor de plásticos.

 

Além de compreendê-las tecnicamente, é necessário atentar ainda para as complexas condições de um mercado que muda a cada dia em decorrência de conflitos internacionais, questões políticas e geopolíticas, eventos naturais e também do avanço da ciência, responsável pelo surgimento de novos tipos de materiais que, em maior ou menor grau, também ditam os rumos da transformação.

 

Para além das resinas commodities e dos plásticos de engenharia, que são objeto de uma pesquisa especial a ser publicada ao final deste ano, esta edição traz informações sobre alguns materiais que constituem categorias à parte, com especificidades que justificam a elaboração de diferentes guias da sua oferta.

 

Merecem destaque aqui os compostos que ao receber aditivação são transformados em materiais sob medida para cada necessidade, com aplicações na moldagem de peças técnicas para mercados exigentes como o automobilístico.

 

Já os fornecedores de máquinas e resinas para processamento de PET formam um outro recorte, no Guia do PET, que busca oferecer informações para as empresas que processam este material, notadamente no mercado de embalagens.

 

Outro capítulo à parte são os bioplásticos, que deixaram de ser uma promessa e agora  passam a compor um portfólio significativo de novos materiais à disposição da indústria.

 

E concluindo esta edição, o guia de transformadores por injeção traz dados sobre a realidade e as expectativas deste importante segmento, que congrega em torno de 44% do total de empresas que transformam plásticos, de acordo com levantamento da Abiplast. A pesquisa mostrou como elas caminham em direção à atualização tecnológica, tendo em vista a capacitação para obter os melhores resultados dos seus processos produtivos e dos materiais que  escolhem para fabricar seus produtos.



Mais Notícias PI



Um ano novo e promissor

Iniciativas internas de estímulo à indústria somadas à necessidade de autossuficiência devido ao cenário das guerras são fatores que poderão estimular o desenvolvimento da indústria em 2024.

30/01/2024


Indústria e pesquisa aplicada: um caminho para recuperar a produtividade

A queda da produtividade da indústria pode estar associada ao investimento insuficiente em maquinário, mas o diálogo com instituições de pesquisa também é um caminho para recuperá-la.

10/11/2023


Vai passar

Atual momento é delicado para o setor de reciclagem de resinas, mas o fato de ser um importante elo do conceito de economia circular pode ser a chave para que ele emerja fortalecido da crise.

11/08/2023