Natal Pasqualetti Neto*


 

A prensa mecânica, apesar do nome, possui uma série de sistemas pneumáticos e hidráulicos.


 

Pneumática

 

A pneumática é uma ciência que trata do comportamento dos gases. Como o nosso assunto é prensa, vamos restringir o assunto ao “ar” e ao “nitrogênio”.


Para o fornecimento de ar comprimido, nas instalações do usuário da prensa, normalmente existe um sistema de compressores que comprime o ar atmosférico em um tanque de ar, que, por meio de uma rede de tubulações, distribui o ar para todo o prédio.


Se existir algum sistema pneumático na prensa que utilize alta pressão, é necessária a instalação de um amplificador de pressão (booster) ou sistema compressor de alta pressão. No caso do nitrogênio, ele é utilizado nos acumuladores de pressão dos sistemas hidráulicos. Quando se faz necessário, é feito o enchimento do acumulador utilizando um cilindro de nitrogênio.

 

Durante a instalação da prensa é feita a conexão com um ponto de alimentação de ar do prédio. 


 

IMPORTANTE

 

 

 


 

Na prensa, a alimentação do ar comprimido vai para um painel pneumático que tem a função de tratar, regular e distribuir o ar para os diversos sistemas pneumáticos da prensa.

 

O painel pneumático geralmente se encontra na coluna da máquina ou no porão.

 

 

 

 

 

Alguns sistemas da prensa que requerem ar comprimido

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

Hidráulica

 

A hidráulica é a ciência que estuda o comportamento dos fluidos não compressíveis. No caso da prensa, vamos restringir o assunto ao “óleo” e à “água”.


Na hidráulica, devido à perda de carga, não é possível ter uma central de distribuição de pressão de óleo afastada do sistema hidráulico a ser alimentado. Além disso, em uma prensa podemos ter vários tipos de óleos.

 

Devido a isso, cada sistema hidráulico costuma ter a sua própria unidade hidráulica. No caso do circuito hidráulico de água, ele é utilizado para o resfriamento do óleo nas unidades hidráulicas.

 

 

 

 

 

Alguns sistemas na prensa que requerem pressão hidráulica

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

*Natal Pasqualetti Neto é engenheiro mecânico pós-graduado em Automação Industrial pelo Centro Universitário FEI (São Bernardo do Campo, SP). Sócio Proprietário da NATAL Treinamento e Consultoria – www.natal.eng.br.



Mais Notícias CCM



Distribuição de carga na mesa da prensa

A deformação máxima na mesa e no martelo da prensa, e a aplicação da força nominal, são alguns dos fatores a serem considerados na estampagem de chapas.

22/04/2024


Centro de força da ferramenta

Orientações sobre como calcular o centro de forças da ferramenta na prensa de forma a evitar a ocorrência de danos à máquina.

10/04/2024


Considerações importantes para o avanço correto do passo na alimentação de fitas

A alimentação de chapas em prensas pode ser influenciada por diversas variáveis durante a execução de processos de estampagem. Alguns fatores que podem afetar as operações realizadas no chão de fábrica são comentados a seguir.

22/03/2024