Natal Pasqualetti Neto*


 

As prensas mecânicas grandes para estampagem normalmente possuem uma velocidade baixa, em torno de 15 a 30 gpm (golpes por minuto). Para a redução da velocidade do motor de acionamento usamos a redução por correia, devido à relação de diâmetros entre a polia e o volante, e posteriormente a redução, devido a um trem de engrenagens.

 

 

 

 

 

 

Para a construção dos dentes da engrenagem uma das curvas mais utilizadas é a “evolvente”.

 

A evolvente é uma curva matemática, conforme é mostrado na figura abaixo.

 

 

 

 

Na teoria, utilizando o perfil evolvente, quando o dente de uma engrenagem empurra o dente da outra engrenagem, acontece o rolamento de um dente sobre o outro. Ou seja, não há atrito. Na prática, como a usinagem dos dentes não é perfeita, a tendência é que haja atrito durante o funcionamento do conjunto.

 

No início da minha vida profissional na área de prensas, eu trabalhei alguns anos como engenheiro de cálculos (análise estrutural, elementos de máquinas, hidráulica, pneumática etc.), e particularmente no cálculo de engrenagens, eu chegava a calcular a velocidade relativa entre os dentes para a correção de perfil das engrenagens a fim de obter a máxima eficiência.

 

Neste caso as dimensões das engrenagens, devido à correção de perfil, se mostravam totalmente fora dos cálculos básicos aprendidos na formação acadêmica, e caso um dia houvesse a necessidade de substituir um par de engrenagens seria necessário consultar os dados originais de projeto. 

 

 

 

Análise dos tipos de engrenagens


 

 

 

 

Vantagem: baixo custo.

Desvantagens: toda a força é carregada em um dente; alto ruído.

 


 

 

 

Vantagens: a força é distribuída em mais de um dente; funcionamento progressivo; silencioso.

 

Desvantagens: maior custo; força axial.

 


 

 

 

 

Vantagens: a força é distribuída em mais de um dente; funcionamento progressivo; silencioso.

 

Desvantagem: maior custo.


 

Natal Pasqualetti Neto

 

 

 

 

*Pasqualetti Neto é engenheiro mecânico pós-graduado em Automação Industrial pelo Centro Universitário FEI (São Bernardo do Campo, SP). Sócio Proprietário da NATAL Treinamento e Consultoria – www.natal.eng.br.



 



Mais Notícias CCM



Distribuição de carga na mesa da prensa

A deformação máxima na mesa e no martelo da prensa, e a aplicação da força nominal, são alguns dos fatores a serem considerados na estampagem de chapas.

22/04/2024


Centro de força da ferramenta

Orientações sobre como calcular o centro de forças da ferramenta na prensa de forma a evitar a ocorrência de danos à máquina.

10/04/2024


Considerações importantes para o avanço correto do passo na alimentação de fitas

A alimentação de chapas em prensas pode ser influenciada por diversas variáveis durante a execução de processos de estampagem. Alguns fatores que podem afetar as operações realizadas no chão de fábrica são comentados a seguir.

22/03/2024