Natal Pasqualetti Neto*



 

Dependendo da peça a ser estampada, pode haver uma situação em que após a estampagem a peça fique presa na parte superior da ferramenta. Neste tipo de situação, é necessário um extrator de peças no martelo.

 

Um dos modelos de extratores mais comuns é o extrator de travessa.

 


 

O funcionamento dele é simples. Durante a subida do martelo para o PMS (ponto morto superior), quando a travessa encosta nos batentes, o martelo continua subindo e a travessa fica parada, fazendo com que o pino extraia a peça que estiver presa na parte superior da ferramenta.

 

Sobre esse tipo de extrator, devido à quantidade de acidentes envolvendo-o, eu o considero em desuso, e recomendo a sua desativação.

 

O motivo é que, caso seja feita a regulagem incorreta dos batentes, ou esqueçam, por exemplo, de recolher os batentes quando não estiverem em uso, podemos ter as seguintes situações:


 


 

 

 


 

Uma outra opção é o extrator pneumático, dentro do martelo.

 

Basicamente ele possui os comandos de “Ligar/Desligar” e “Regulagem da pressão” (força do extrator).

 


 

Ao ser ligado, o atuador pneumático empurra a placa mantendo os pinos para fora. Devido à força de extração na ferramenta superior ser relativamente baixa, no fechamento dela os pinos são empurrados para dentro sem afetar o processo. Na abertura da ferramenta, eles automaticamente saem, extraindo a peça. Ou seja, ao ligar o extrator, ele permanece o tempo todo ligado.

 

O extrator mencionado acima é um exemplo de modelo pneumático situado dentro do martelo, mas existem vários projetos com a mesma linha de pensamento.


 

 

*Natal Pasqualetti Neto é engenheiro mecânico pós-graduado em Automação Industrial pelo Centro Universitário FEI (São Bernardo do Campo, SP). Sócio Proprietário da NATAL Treinamento e Consultoria – www.natal.eng.br.



Mais Notícias CCM



Distribuição de carga na mesa da prensa

A deformação máxima na mesa e no martelo da prensa, e a aplicação da força nominal, são alguns dos fatores a serem considerados na estampagem de chapas.

22/04/2024


Centro de força da ferramenta

Orientações sobre como calcular o centro de forças da ferramenta na prensa de forma a evitar a ocorrência de danos à máquina.

10/04/2024


Considerações importantes para o avanço correto do passo na alimentação de fitas

A alimentação de chapas em prensas pode ser influenciada por diversas variáveis durante a execução de processos de estampagem. Alguns fatores que podem afetar as operações realizadas no chão de fábrica são comentados a seguir.

22/03/2024