Natal Pasqualetti Neto*

 

 

Sabemos que devido à área dos pontos de pressão e à força nominal da prensa, temos uma pressão máxima correspondente. Para proteger a prensa temos de ter uma válvula de alívio que não permita que a pressão ultrapasse o valor máximo calculado. Essa válvula de alívio é o bloco hidráulico da sobrecarga.

 

 

Quando ocorre uma sobrecarga e a força na prensa ultrapassa a força nominal temos de esvaziar rapidamente os pontos de pressão para o tanque, a fim de aliviar a força e evitar a quebra da prensa e/ou ferramenta.

 

Devido à vazão ser muito grande, não é possível utilizar uma válvula de alívio convencional e então é construído um bloco hidráulico baseado em elemento lógico (válvula cartucho).

 

 

O elemento lógico (válvula cartucho) em um circuito hidráulico pode ter infinitas funções. No bloco hidráulico o elemento lógico vai assumir a função de uma válvula de alívio.

 

 

Para colocar a prensa “pronta para funcionar” é necessário colocar o martelo no PMS (ponto morto superior) e então fazer o enchimento dos pontos de pressão.

 

As máquinas mais sofisticadas contam com duas bombas hidráulicas, uma para o enchimento rápido e outra para a pressurização. Nesta situação, diminui-se o tempo morto de enchimento do sistema da sobrecarga.

 

A maioria das máquinas conta com uma única bomba de alta pressão – hidropneumática Haskel, a mais comum –, mas com baixa vazão.

 

 

Pelo princípio de Pascal, se uma força for aplicada em uma determinada área de um fluido confinado, a pressão resultante será distribuída em todo o fluido.

 

 

Isso significa que basta os pontos de pressão estarem cheios de óleo que, ao ser aplicada a força de prensagem, a pressão vai surgir automaticamente. Porém, na prática foi verificado que devido à elasticidade do óleo, se não houver uma pressão, o fechamento inicial da ferramenta não tem firmeza, ou, popularmente falando, é “borrachudo”. Dessa forma, para dar firmeza ao fechamento da ferramenta é usual ter uma pressão mínima de 60 bar.

 

A pressão que vem da bomba hidropneumática bloqueia o elemento lógico e pressuriza os pontos de pressão. A válvula de retenção não permite que a pressão gerada pela força da prensa haja contra a pressão da bomba hidropneumática.

 

 

A pressão da bomba hidropneumática é definida pela pressão máxima admissível no ponto de pressão e a relação de pressões de funcionamento do bloco hidráulico.

 

Na ocorrência de uma sobrecarga a pressão do sistema cai e um pressostato ou transmissor de pressão vai cortar o comando da prensa e sinalizar que houve uma sobrecarga.

 


 

 

 

 

 

 

 

*Natal Pasqualetti Neto é engenheiro mecânico pós-graduado em Automação Industrial pelo Centro Universitário FEI (São Bernardo do Campo, SP). Sócio Proprietário da NATAL Treinamento e Consultoria – www.natal.eng.br.



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