Este guia traz uma lista atualizada de empresas que fornecem ferramental para moldagem de termoplásticos pelos processos de injeção, sopro, extrusão, rotomoldagem e termoformação, assim como compressão e transferência. Traz ainda informações sobre serviços prestados por elas.
O levantamento anual de dados sobre as ferramentarias que fornecem para o setor de plásticos revelou que elas dispõem de um parque fabril relativamente novo, e isso pode ser um indicador de que elas estão se atualizando tecnicamente: a média de idade de 34% dos equipamentos em uso nessas empresas é de 5 a 9 anos, seguido por 30% com idade entre 10 e 19 anos, 21% acima de 20 anos e 15% com até quatro anos de uso. Essa atualização é fundamental, tendo em vista que mais da metade das empresas informou fornecer moldes já equipados com sistemas de câmara quente, o que demanda capacitação humana e de maquinário.
Quanto ao porte das empresas, 72% delas informaram contar com até 50 funcionários, enquanto 12,5% têm de 51 a 100 e 15,5% possuem de 101 a 500 colaboradores.
No ranking dos setores atendidos pelas ferramentarias continua em primeiro lugar o automobilístico, seguido por construção civil, eletroeletrônicos, embalagens, linha branca, brinquedos, móveis e a área médica. Em relação a anos anteriores, houve destaque para o segmento da construção civil, que passou a ocupar a segunda posição entre os que mais demandam ferramental, ultrapassando o segmento de embalagens. A participação da área médica também aumentou, apresentando-se agora em um mesmo nível observado para áreas como brinquedos e mobiliário. O setor agrícola também apareceu com destaque nas respostas espontâneas, tendo sido mencionado por muitas das empresas pesquisadas.
O perfil da clientela, por sua vez, impacta as ferramentarias no sentido de que elas passam a ser parceiras no desenvolvimento de produtos. Para tanto, 30% das pesquisadas informaram contar com um profissional de design contratado, enquanto 70% contratam o serviço de terceiros.