Artigos Técnicos




Influência do gap frontal no processo de eletroerosão

Apesar de consolidado na indústria da mecânica de precisão, ainda não é bem compreendido o mecanismo através do qual ocorre a remoção de material da peça nem como os parâmetros operacionais influenciam o processo. Este trabalho procura investigar de que forma a folga frontal entre eletrodos influencia a descarga elétrica e o tipo de cratera erodida, em função dos principais parâmetros. Os ensaios foram conduzidos em um óleo fluido dielétrico para uma gama de tempos de impulsos de 3 a 500 µs, de tensão em vazio de 75 a 250 V, de gap entre 0,5 e 23 µm, com ferramenta de cobre E-Cu58 e peça de aço-cromo-níquel AISI 304. Foram realizados ensaios em condições laboratoriais controladas e os resultados mostram a gama de parâmetros que permite maximizar a taxa de remoção de material da peça com um baixo desgaste da ferramenta.

16/05/2022



Influência da profundidade de corte em pistões de compressores herméticos

Na indústria de compressores para refrigeração, o alargamento é empregado no acabamento dos furos laterais radiais do pistão, onde será alojado o pino de articulação. O objetivo deste trabalho é investigar a influência da profundidade de corte na operação de alargamento final de dois furos de um pistão fabricado pela Embraco. Neste modelo de pistão, a usinagem dos furos é interrompida por um furo transversal, onde posteriormente serão inseridos os pinos elásticos. Os resultados mostraram que a presença da interrupção, associada à geometria do alargador, pode causar alteração na qualidade dos furos. As análises de variância indicaram que as variáveis independentes não tiveram influência significativa no processo, com exceção da profundidade de corte na força de avanço. O diâmetro mais exato foi obtido em profundidades de corte de 0,10 e 0,15 mm, para o primeiro e o segundo furos, respectivamente. Os menores resultados de desvio de circularidade e rugosidade foram obtidos nas profundidades de corte intermediárias, de 0,10 e 0,15 mm. O menor valor de momento torçor e força de avanço foram obtidos na menor profundidade de corte, de 0,05 mm, sendo que a força de avanço aumentou à medida que a profundidade de corte era incrementada.

13/05/2022



Comparação entre medição experimental e estimativa numérica da temperatura na região de formação de cavacos

A geração de calor e a temperatura de corte de metais têm sido extensivamente estudadas usando técnicas experimentais, analíticas e numéricas, valores determinantes em relação à vida da ferramenta, à escolha de materiais, aos parâmetros de corte e às propriedades do item usinado. O principal objetivo deste trabalho é comparar a temperatura de torneamento de uma liga de alumínio, com variação da velocidade de corte e do avanço, utilizando o método experimental por inserção de termopares e o método numérico por elementos finitos.

02/05/2022



Estudo de caso de uma solução em problemas de usinagem de motores

Um problema crônico existente na linha de usinagem de um grande fabricante de motores a diesel deixou de fazer parte do item manufatura para entrar no de estatística. Assim, ficou mais fácil visualizar os fatores de influência e, a partir daí, focar as ações com maior confiabilidade para atingir o índice de capacidade real de processo mínimo. Manter o índice de capacidade real de processo para uma especificação de usinagem em desbaste acima de 1,33 na posição verdadeira e alinhamento nos mancais do eixo comando de um bloco de motor é extremamente necessário. Além de permitir a medição por amostras e frequências, também possibilita um bom acabamento dentro de especificações micrométricas no mandrilamento final. O objetivo foi atingido com a eliminação de um equipamento extremamente obsoleto, a aplicação de tecnologias mais modernas e o alcance do índice de capacidade real do processo mínimo estabelecida com um baixo investimento. O resultado foi retorno financeiro em menos de seis meses e economia operacional em torno de R$ 150 mil por ano.

02/05/2022



Efeito da relação entre avanço e raio de aresta na integridade superficial

Os ensaios de usinagem a seco no aço ABNT 1045, usado em micromoldes, foram conduzidos em um centro de usinagem empregando fresa de topo inteiriça com diâmetro de 0,8 mm e duas arestas de corte, revestida de nitreto de alumínio-titânio. Imagens de microscopia eletrônica de varredura revelaram que a espessura mínima de cavaco ocorreu quando o avanço por dente atingiu cerca de 25% do raio de aresta da ferramenta. Avanços abaixo deste valor não formaram cavaco e aumentaram a rugosidade da peça em virtude da deformação e de microtrincas superficiais. Para avanços maiores, o cavaco foi completamente formado e a rugosidade alcançou o mínimo quando fz foi aproximadamente igual a re, e aumentou novamente quando fz foi maior, devido às marcas de avanço e do fluxo lateral de cavaco.

18/04/2022



Análise do desgaste e das avarias em pastilhas de metal duro

Neste trabalho é feita uma análise do desgaste e das avarias em pastilhas de metal duro, motivadas principalmente pela ciclagem térmica característica do processo de fresamento do aço ABNT 1045. Os ensaios foram realizados a seco em temperatura ambiente e com ar quente aplicado na fase inativa, nas temperaturas de 100, 350 e 580°C. Também foram realizados ensaios com ar quente a 580°C e aplicação simultânea de fluido de corte por névoa. Ao final dos ensaios, as pastilhas foram analisadas em microscópio eletrônico de varredura. O aquecimento da fase inativa e a aplicação de fluido de corte por névoa foram eficazes na diminuição do desgaste de flanco nas ferramentas ensaiadas, principalmente por minimizar a quantidade de trincas de origem térmica.

18/04/2022



Evoluções tentam superar barreiras naturais

A usinagem de titânio continua sendo uma atividade ainda não totalmente conhecida. Na tentativa de eliminar algumas barreiras geradas pelo próprio material, o Instituto de Tecnologia de Manufatura e Máquinas-Ferramenta da universidade alemã de Hannover avança em pesquisas na busca de soluções para a previsão de deformação no processamento da peça. A meta pode ser atingida com a automação dos processos de retrabalho para a usinagem de materiais compostos.

31/03/2022



O grande potencial das ferramentas de metal duro sem revestimento

Na furação do aço inoxidável austenítico X5CrNi18-10, as brocas helicoidais de aço rápido e de metal duro revestidas e sem revestimento apresentam grandes diferenças de eficiência. O fornecimento do fluido refrigerante é feito pelo lado externo com baixa vazão.

31/03/2022



Determinação da rugosidade superficial em processo de torneamento

O trabalho analisa as condições de torneamento da liga aeronáutica de bronze-alumínio UNS 63020 temperada e revenida com dureza de 35 HRC, com o uso de ferramentas de metal duro de geometrias positiva e negativa. Foi analisada a rugosidade superficial do corpo de prova e, como critério de fim de vida da ferramenta de corte, foram adotados o desgaste de flanco, desgaste de cratera e lasca/quebra da ferramenta. Em seus níveis mais elevados, os parâmetros de corte não contribuíram de forma significativa para a redução da vida da ferramenta, enquanto o aumento do avanço e a velocidade de corte mostraram grande influência no acabamento superficial da peça.

31/03/2022



Algoritmo para retificação correta de dentes de engrenamento plano

Os dentes de acoplamento Hirth apresentam elevados requisitos para a sua manufatura. A abordagem de algoritmos aqui apresentada possibilita elaborar um programa de controle numérico com apenas três parâmetros característicos para soluções individuais.

31/03/2022



Estudo da influência da largura de corte em liga de alumínio

A espessura mínima do cavaco é o menor valor limite para a ocorrência do processo de corte, pois, abaixo deste valor, o processo é usualmente modelado como conformação. No microfresamento de topo, a espessura do cavaco varia com o ângulo de rotação a partir de zero até o valor do avanço por dente. Este artigo apresenta uma tentativa inicial de dividir o processo de corte em duas fases: quando a espessura do cavaco está abaixo do menor limite e quando o mecanismo de corte passa a existir. Será proposto calcular estas duas forças diferencialmente: forças de conformação e forças de corte. Será apresentado um estudo experimental do microfresamento do alumínio com diferentes larguras de corte com o objetivo de identificar a influência da espessura mínima do cavaco nas forças resultantes. Usando um valor menor da largura de corte o tempo de conformação pode ser relativamente maior.

21/03/2022



Corte interrompido do aço ABNT 4340 com rebolo convencional

No processo de retificação, muitos trabalhos já foram produzidos analisando os mais diversos métodos de dressagem de rebolos, todos eles, no entanto, por meio do corte contínuo. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho é avaliar o comportamento do processo de retificação quando submetido ao corte descontínuo. O uso de fluidos de corte é indispensável para refrigerar tanto a peça quanto o rebolo e propiciar melhorias na operação de corte, sendo mais comum sua utilização em abundância.

21/03/2022



Retificação rápida de mergulho em cerâmicas de engenharia

Com a aplicação da retificação rápida de mergulho são estudadas as possibilidades para se processar componentes cerâmicos com parâmetros consistentes. A conclusão é a de que este processo pode elevar significativamente a eficiência em comparação com o atual estado da arte.

07/03/2022



Influência da microestrutura do ferro fundido nodular nos esforços de usinagem

Os esforços de usinagem são um importante indicativo do processo de fresamento e podem ser utilizados para auxiliar no monitoramento do desgaste da ferramenta de corte.

04/03/2022



Análise do desempenho da manufatura sequencial

O sucesso da manufatura sequencial – quando máquinas e postos de trabalho são arranjados conforme a sequência da produção – depende de uma distribuição uniforme das etapas de trabalho a serem realizadas pelas máquinas e pelos operadores. Alguns parâmetros podem ajudar a alcançar esse objetivo.

18/02/2022



Desgaste de dressadores de ponta única com diamantes sintéticos

O foco deste estudo é o dressador de ponta única fabricado com diamante sintético, que tem menor custo em relação ao diamante natural. Buscou-se comparar o volume desgastado, a vida útil estimada e o custo de fabricação de dois tipos de dressadores de ponta única produzidos com diamantes sintéticos, a fim de se verificar qual possui resultados mais satisfatórios, visando o seu uso no cenário industrial.

18/02/2022



Cavacos gerados pelo fresamento do aço inoxidável duplex UNS S31803 (SAF 2205)

A meta deste trabalho foi analisar a microestrutura dos cavacos gerados no processo de usinagem em fresamento CNC para avaliar o comportamento em meio a um processo mecânico. Foram identificadas a morfologia dos cavacos e a estereologia desses grãos, as regiões de bandas de deslizamento e a zona de aderência; e também o avanço e velocidade que caracterizaram a morfologia dos cavacos. Para as análises de contorno de grão foi utilizado um software de processamento digital de imagens de domínio público. Por meio dos resultados das análises morfológicas dos cavacos, foi possível concluir que a relação de valores de avanços combinada com as velocidades de corte altera de maneira geral o tipo de cavaco gerado. Além disso, os contornos de grão ficaram deformados e orientados nas regiões conforme o mecanismo de sua própria formação. As regiões interiores dos cavacos quase não se alteraram.

07/02/2022



Processo de superacabamento para melhoria da superfície e da forma

Níveis mais altos de rendimento, atrito reduzido e redução do custo total de propriedade são apenas alguns dos  feitos positivos dos processos de superacabamento, que proporcionam uma sensível melhoria dos parâmetros físicos de qualidade em peças altamente solicitadas.

07/02/2022



Revestimento e geometria da ferramenta otimizam o fresamento de ligas de titânio

O grupo industrial de trabalho sobre titânio no Instituto para Gestão da Produção, Tecnologia e Máquinas-Ferramenta da Universidade Técnica de Darmstadt (PTW) concentrou sua atenção na elevação da produtividade durante a usinagem desse metal. Neste trabalho foi mostrado que, juntamente com a adequação geométrica, a tecnologia de revestimentos encerra um grande potencial para a elevação da produtividade

21/01/2022



Módulo para gestão de energia em máquinas-ferramenta

O emprego de um módulo para gestão de energia e de um sistema para uso de mínima quantidade de lubrificante (MQL) abrem o caminho para uma redução no consumo global de energia em máquinas[1]ferramenta da ordem de 20%.

20/01/2022



Forças e rugosidades no torneamento com ferramentas alisadora e convencional

Um estudo comparativo das ferramentas de corte com geometria alisadora (wiper) e convencional (standard) no torneamento em aço inoxidável martensítico AISI 420 C com duas durezas distintas (220 e 275 HB) foi realizado com o intuito de verificar a influência dos parâmetros de usinagem nos valores de força e rugosidade gerados. Foi adotada uma velocidade de corte constante (180 m/min) e consideradas duas profundidades de corte (0,4 e 0,8 mm), dois avanços (0,1 e 0,2 mm/rot) e a utilização ou não de fluido de corte mineral semissintético. Os resultados mostraram que tanto para a geometria wiper quanto para a standard, as respostas de rugosidades média e total variaram de acordo com as componentes ortogonais da força de usinagem. Além disso, as forças e as rugosidades geradas pela ferramenta wiper são em geral menores que as geradas pela convencional no torneamento do aço AISI 420 C. Tendo em vista que os custos de ambas as ferramentas são iguais, conclui-se que a utilização da ferramenta wiper é economicamente viável.

23/11/2021



Comparação de três métodos na retificação cilíndrica do aço ABNT 52100

No processo de retificação, a lubrificação no contato da ferramenta (rebolo) com a peça e a refrigeração da superfície usinada visa melhor acabamento. Este trabalho apresenta como alternativa ao método convencional de lubrificação/refrigeração (fluido abundante) a técnica MQL em duas condições: pura e com adição de água. Foram avaliadas a eficiência e a eficácia desses métodos no processo de retificação cilíndrica externa do aço ABNT 52100 com rebolo de óxido de alumínio. Apesar de desgastar um maior volume de rebolo e resultar em um maior desvio de circularidade na peça, as técnicas da MQL puro e MQL com adição de água apresentaram os melhores valores de rugosidade, o que as tornam alternativas ao método convencional.

23/11/2021



Processo de furação com avanço intermitente melhora o acabamento de furos em compósitos

Pesquisa realizada pelo Instituto de Manufatura de Usinagem (ISF) mostra que o acabamento de furos nos modernos materiais para construção leve, bem como suas combinações de materiais compósitos, pode ser melhorado com avanço intermitente e uso de uma ferramenta abrasiva oca de diamante.

27/10/2021



Lubrificante diluído em água na retificação cilíndrica externa de mergulho em cerâmica avançada

Este trabalho pretende analisar o comportamento da retificação de cerâmica avançada juntamente com a técnica de MQL. Foram avaliadas variáveis de saída do processo de retificação, tais como comportamento de potência de corte, rugosidade e desgaste do rebolo. Dos resultados de rugosidade obtidos, o MQL feito com lubrificante diluído em água, na proporção de 1:1 foi considerado um potencial substituto ao MQL tradicional.

27/10/2021



Estudo de viabilidade na utilização do processo de vibroacabamento em substituição ao polimento convencional em peças de Zamak

Esse estudo analisou o tempo necessário e os abrasivos adequados para o processo de vibroacabamento, com a finalidade de garantir menor rugosidade à superfície. Foram utilizados dois modelos de peças em Zamak-5, injetadas por máquina de fundição sob pressão. Foi analisada a eficácia do processo e a viabilidade de substituição do processo de polimento. Os resultados encontrados indicam que a geometria dos chips gera grande influência sobre o acabamento final do produto: os chips com geometria cilíndrica apresentaram melhores resultados nos pontos de difícil acesso comparado aos chips com geometria de cone. O resultado obtido pelo vibroacabamento foi satisfatório.

29/10/2021



Fresamento do revestimento eletrolítico de níquel em chapas de cobre para fundição de aço

Este estudo abordou o conhecimento sobre a usinagem de cobre e níquel, materiais de difícil usinabilidade. Fundamentos e conhecimentos teóricos e práticos do processo de usinagem de placas de cobre revestidas de níquel para uso em fundição de aço, incluindo características e informações básicas sobre os materiais; o tipo e a forma dos cavacos e sua relação com o avanço e a influência dos parâmetros de usinagem na qualidade das superfícies usinadas foram abordados. Amostras dos cavacos passaram pelo procedimento de caracterização microestrutural metalográfica e foram analisados o ciclo de usinagem das placas niqueladas, sua rugosidade e sua dureza. Uma alteração na trajetória da ferramenta propiciou um ganho de tempo de fabricação.

13/10/2021



Formação de cavaco e microdureza da peça no fresamento do aço VP100

Este trabalho quantificou o efeito da velocidade de corte, do avanço por dente, da profundidade de usinagem e da estratégia de fresamento no processo de formação de cavaco e na microdureza subsuperficial do aço VP100. Os ensaios foram conduzidos em um centro de usinagem sem aplicação de fluido de corte. Os resultados mostraram que a microdureza da peça após a usinagem é insensível aos parâmetros de corte e à estratégia de usinagem, mas o grau de segmentação e de recalque foram influenciados pelo avanço por dente. A velocidade de corte influiu no ângulo de deformação da microestrutura do cavaco. O pré-endurecimento do material favoreceu o processo de cisalhamento adiabático na formação do cavaco e, consequentemente, na segmentação das lamelas. Assim, o calor foi dissipado junto ao cavaco e não influenciou termicamente a peça. O pré-endurecimento também restringiu as deformações superficiais mais significativas da peça, evitando o aumento estatístico de microdureza por efeito mecânico.

13/10/2021



Comparação entre CBN e cerâmica no torneamento de ferro fundido cinzento

A presente pesquisa visa avaliar a confiabilidade no torneamento de ferro fundido cinzento com o uso de ferramentas cerâmica e de CBN para identificar qual das duas possui o melhor comportamento em relação ao processo. Para as características do processo de usinagem da empresa estudada, a ferramenta de CBN teve melhor comportamento em relação à cerâmica quanto ao número de peças por aresta; estabilidade em relação à rugosidade mantendo a média abaixo da tolerância; melhores indicadores de desempenho como Ppk e PPM; e melhor correlação entre o desgaste da ferramenta e aumento da rugosidade. O que possibilita aumento de produtividade e confiabilidade no processo.

29/09/2021



Desgaste dos dentes de metal duro no amaciamento da serra de fita para corte de aço

O processo de amaciamento da serra de fita é considerado maçante e demorado, mas inevitável no atual estágio de conhecimento. Um projeto conjunto de pesquisa visa suprimir essa etapa por meio de um processo adequado de preparação das arestas de corte.

29/09/2021



Desenvolvimento de um dispositivo de parada súbita

Com o objetivo de aumentar os conhecimentos na área de furação, foi projetado, construído e testado um dispositivo de parada súbita para ensaios com brocas helicoidais. O experimento mostrou-se funcional e com boas características de reprodutibilidade, permitindo a preservação e o estudo das raízes de cavaco por meio da análise dos ângulos de cisalhamento e a verificação do grau de encruamento na região da aresta transversal, entre outros aspectos. Este trabalho analisa os principais detalhes do projeto em relação à metodologia utilizada para os ensaios de furação, bem como os resultados obtidos até o momento, empregando velocidades de corte de até 120 m/min e avanços de 0,3 mm para brocas de metal duro.

14/09/2021



Avaliação da rugosidade no torneamento da liga Ti-6Al-4V com diferentes lubrificantes sólidos

Este trabalho faz parte de uma linha de pesquisa envolvendo a utilização de lubrificantes sólidos na usinagem. Foi utilizada a liga Ti-6Al-4V e o processo escolhido foi o torneamento. Pastilhas de metal duro classe 1105, revestidas com TiAlN (PVD) foram usadas para a realização de testes a seco, com fluido e solução contendo fluido com lubrificante sólido. A lubrificação foi realizada utilizando o sistema MQL com fluido sintético e soluções contendo 20% de lubrificantes sólidos em peso, sendo estes: grafite malha 325, grafite malha 625 e bissulfeto de molibdênio (MoS2). Os resultados mostraram que há uma melhora no perfil rugosidade para os testes realizados com os lubrificantes sólidos, com destaque para o MoS2, que obteve os menores valores de rugosidade.

14/09/2021



Comparação entre o dióxido de carbono e o MQL na usinagem de titânio

Este trabalho mostra que o titânio puro pode ser usinado de forma confiável com a aplicação de refrigeração com neve de dióxido de carbono, que resulta em menor desgaste da ferramenta em comparação com a adoção do processo de mínima quantidade de lubrificante.

21/07/2021



Rugosidade com o uso de MoS2 no torneamento da liga Ti-6Al-4V

Com o objetivo de melhorar a usinabilidade de materiais como o titânio e suas ligas, novas técnicas de usinagem, ferramentas de corte e revestimentos têm sido desenvolvidos. Este trabalho relata um estudo envolvendo a utilização de lubrificantes sólidos no torneamento da liga Ti-6Al-4V. Foram utilizadas pastilhas de metal duro classe S15 revestidas (TiAlN) e realizados testes a seco, com fluido e solução contendo fluido com lubrificante sólido. Por meio do sistema MQL, foram aplicados fluido sintético e solução contendo 20% de lubrificante sólido em peso (MoS2). Os resultados mostraram que há uma redução significativa na rugosidade gerada na superfície usinada quando utilizada solução contendo lubrificante sólido.

21/07/2021



Efeito na microdureza e na energia específica de corte do aço ABNT 1045

Este estudo quantificou a influência do avanço por dente (fz) e da profundidade de usinagem (ap) na microdureza e na energia específica de corte da peça a fim de analisar o efeito de escala no microfresamento do aço ABNT 1045. A Análise de Variância (Anova) foi empregada para a determinação de significâncias dos fatores de controle nas variáveis de resposta. Sob o enfoque do material da peça, os resultados apontaram que o fresamento em microescala gerou maior efeito de escala, pois resultou em maior dureza superficial e camada encruada da peça quando comparada ao macrofresamento. Entretanto, não houve diferenças significativas entre as condições de usinagem ou parâmetros de corte para ambas as escalas. A energia específica de corte mostrou-se fortemente dependente dos parâmetros e das condições de usinagem, sobretudo na usinagem em microescala. O avanço por dente e a profundidade de usinagem apresentaram correlação inversamente proporcional à energia específica, com prevalência estatística do primeiro sobre o segundo.

06/07/2021



Construção leve no setor automotivo: caixa de direção produzida em plástico

Com a introdução das novas metas de emissão de CO2, nas quais os carros lançados em 2020 não devem emitir mais do que 95 gramas de CO2 por quilômetro, a construção desempenhará um papel ainda mais importante para os fabricantes de equipamentos originais (OEMs) automotivos. No entanto, o desenvolvimento e a implementação de soluções técnicas para a redução de peso não devem envolver custos elevados. Para atender a esses requisitos, a Thyssen Krupp Presta (Esslingen, Alemanha) desenvolveu uma caixa de direção feita de 50% de poliamida reforçada com fibra de vidro. Em comparação com a produção da mesma peça em alumínio, este projeto reduz o peso em cerca de 50% por aproximadamente o mesmo preço

06/07/2021



Forças geradas na retificação de pastilhas de corte intercambiáveis de PCBN

As forças decorrentes da afiação, durante a produção de pastilhas de corte intercambiáveis feitas em nitreto cúbico de boro policristalino (PCBN), dependem essencialmente do tamanho do grão de CBN. Por sua vez, a influência do teor de CBN não pôde ser comprovada. Quais mecanismos de desgaste estão associados ao rebolo?

22/06/2021



Influência da relação fase plana/avanço por dente na usinagem do aço ABNT 1045

Este trabalho analisou a influência da relação fase plana/avanço por dente (bs/fz) no acabamento superficial da operação de fresamento de faceamento do aço ABNT 1045. Pastilhas de fase plana normais foram usadas em conjunto com pastilhas alisadoras em uma fresa de 45º . A amplitude do sinal de vibração foi monitorada e verificou-se um aumento com o decréscimo da relação bs/fz para cada configuração de montagem. A utilização de uma pastilha alisadora resultou em baixa rugosidade (Ra) e maior volume de cavaco removido.

22/06/2021



A importância da guia na furação profunda de aços de alta liga

No processo de furação profunda, que ocorre por meio da associação de furação e trepanação (BTA) de aços austeníticos tenazes, a forma das guias possui um papel importante na evolução de seu desgaste, bem como o tipo e a espessura do revestimento nelas usado.

09/06/2021



Análise do desgaste de diamantes sintéticos em dressadores de ponta única

Neste trabalho, buscou-se observar a atuação de dois tipos de diamantes sintéticos, para determinar qual deles apresenta menor desgaste em relação ao outro e qual possui o maior tempo de vida de trabalho. Nas condições utilizadas neste trabalho, o diamante CDD foi o que apresentou melhores resultados (menor desgaste) enquanto o diamante CDM apresentou um maior tempo de vida útil em uma análise da curva de tendência de desgaste obtida empiricamente.

09/06/2021



Equações para cálculo do tempo de corte em torneamento

Medir o tempo de corte não é uma tarefa simples. Talvez por este motivo são poucas as soluções publicadas na literatura e nem sempre são satisfatórias, pelo menos para aplicações práticas. Em geral, as máquinas ferramenta apresentam cronômetros internos para informar o tempo de ciclo para produção de uma peça, mas somam ao tempo de corte todos os tempos passivos que ocorrem internamente à máquina. Os resultados deste trabalho poderão ser usados por planejadores no momento de preparação das folhas de processos. Eles poderão, por exemplo, dimensionar de forma mais prática e precisa o número de arestas de corte necessárias para realizar o torneamento. O trabalho explora a visão computacional para medida do tempo de corte e o método utilizado foi o desenvolvimento teórico das equações e posterior cálculo. A divergência entre os resultados medidos e os calculados foi sempre desprezível, validando as equações desenvolvidas.

25/05/2021



Variáveis de entrada nos parâmetros de rugosidade no torneamento a seco do aço AISI 420C

Neste trabalho, buscou-se realizar uma análise das ferramentas com geometria alisadora e convencional no torneamento de acabamento a seco do aço AISI 420C. Para tanto, foram mensurados os parâmetros de rugosidade média e total sob diferentes parâmetros de corte, a fim de gerar a combinação adequada para os parâmetros de rugosidade. Tal avaliação de textura gerada no torneamento do AISI 420C permite uma caracterização comparativa do desempenho das duas pastilhas no corte deste material.

25/05/2021



Evolução dos modelos de espessura do cavaco para fresamento

Desenvolvido pela fabricante de ferramentas de corte Seco Tools, este artigo avalia a espessura do cavaco como um dos fatores mais importantes para a determinação dos resultados da usinagem. Neste trabalho, a operação de fresamento é analisada com base nesse parâmetro, por meio de modelos matemáticos desenvolvidos para este fim

12/05/2021



Fresas caracol inteiriças reduzem custos na produção em série de engrenagens

As fresas caracol inteiriças, feitas de aço rápido ou carbeto sólido, são o padrão de referência para a fabricação de engrenagens em lotes de tamanho médio ou grande. Somente com esse tipo de ferramenta pode-se conseguir dentes de engrenagens com alta qualidade a baixos custos por peça

12/05/2021



Análise dos esforços de corte nas operações em cheio e com pré-furo do aço endurecido AISI P20

Na fabricação e moldes e matrizes, a furação de materiais endurecidos ainda representa um desafi o. O objetivo desse trabalho foi analisar a influência da presença de pré-furo na análise dos esforços de corte durante o processo de furação do aço endurecido AISI P20. Foram utilizadas brocas de metal duro com revestimento de TiAlN e os parâmetros de entrada foram a presença ou não de um pré-furo nos corpos de prova, o sistema de lubrifi cação, a velocidade de corte e o avanço da ferramenta. Deste modo, foi possível perceber que a furação em cheio apresentou maiores esforços de corte que a furação com pré-furo, assim como a utilização do sistema MQL. Além disso, os experimentos mostraram que a variação da velocidade de corte e do avanço da ferramenta e suas interações também exerceram influência sobre os esforços de corte.

28/04/2021



Usinagem de rotores de compressores de parafuso

Esta reportagem mostra o case da PTG Holroyd, fabricante de fresadora de perfis que integra a linha de manufatura da alemã Boge, que produz rotores para compressores. Os rotores para compressores são produzidos em linhas de manufatura encadeadas e plenamente automatizadas. Dentro delas encontra-se integrada a fresadora da PTG Holroyd, que confecciona perfis de forma econômica e produtiva, mantendo as tolerâncias necessárias para a retificação posterior

28/04/2021



Tendências na fabricação de turbocompressores para a indústria automobilística

Uma possibilidade para se restringir as emissões de gás carbônico dos veículos automotores, até os limites cada vez mais baixos que vêm sendo impostos pela União Europeia, consiste na redução do tamanho dos motores de combustão interna, juntamente com o uso de turbocompressão acionada pelos gases de exaustão do motor. Contudo, essa abordagem tem como consequência uma elevação nas solicitações termomecânicas dos materiais construtivos usados no motor, que são atendidas por aços fundidos resistentes ao calor, por exemplo. No entanto, eles apresentam usinabilidade difícil, levando à ocorrência de falhas prematuras nas ferramentas e a uma significativa elevação nos custos de produção. Consultas feitas a especialistas mostram as últimas tendências na manufatura de turbocompressores

14/04/2021



Monitoramento da retificação de cerâmicas avançadas por sinais de vibração e rugosidade

A retificação é largamente utilizada no acabamento de cerâmicas avançadas, no entanto, alguns parâmetros envolvidos nesse processo, como a vibração e aumento das forças de corte, estão diretamente relacionados com a qualidade superficial das peças. O presente trabalho tem como objetivo estudar o sinal de vibração, buscando a extração de características que melhor se relacionam com a rugosidade nas peças usinadas.

14/04/2021



Comsol e técnicas de problemas inversos para estimar o fluxo de calor em uma ferramenta de corte

Com a proposta de utilizar técnicas de problemas inversos em conexão com o pacote Comsol Multiphysics 4.4, este trabalho visa aferir o fluxo de calor e o campo da temperatura em uma ferramenta de torneamento em regime transiente. Para isso, um código foi implementado em Matlab para calcular o fluxo de calor aplicado sob a ferramenta, a partir dos registros de temperatura experimentais. A validação da metodologia é realizada pela comparação dos resultados numéricos e experimentais da temperatura.

24/03/2021



Otimização do uso do fluido de corte

A condução otimizada do processo de lubrificação, refrigeração e remoção dos cavacos contribui consideravelmente para o uso eficiente de energia e de recursos na manufatura. Um projeto desenvolvido pelo Laboratório de Máquinas- Ferramenta da Escola Superior Técnica de Aachen, na Alemanha, investigou seus principais parâmetros.

23/03/2021



Furação profunda de ligas à base de níquel

A furação profunda de pequenos diâmetros em ligas à base de níquel como o Inconel 718, com elevada relação comprimento/ diâmetro, constitui um obstáculo aparentemente difícil de se superar. Contudo, foi demonstrado que é possível executá-la de forma estável e produtiva.

10/03/2021



Tecnologias inovadoras na fabricação de palhetas de turbinas

Diferentes cadeias de processos para a fabricação de conjuntos de palhetas apresentam potenciais econômicos e ecológicos. Atualmente em andamento, o projeto AdaM apresenta uma metodologia de comparação para uma avaliação abrangente de suas eficiências.

10/03/2021



Análise de parâmetros de usinagem via simulação virtual de máquinas-ferramenta

O objetivo deste artigo é relatar os tipos de simulação e suas características principais, e também demonstrar casos práticos de simulação virtual cinemática e dinâmica em máquinas-ferramenta multieixos. A geração do programa NC e sua verificação tiveram seus tempos reduzidos.

23/02/2021



Acabamento e forças de usinagem no torneamento utilizando emulsões e soluções contaminadas por microrganismos

Este trabalho mostra que as contaminações alteraram o pH do meio, desestabilizaram as emulsões e causaram pequenas mudanças nos parâmetros de forças de usinagem e rugosidade, principalmente nas condições com baixas velocidade de corte e taxas de avanço.

23/02/2021



Desempenho de fresas reafiadas no fresamento de topo para moldes e matrizes

Este trabalho tem o objetivo de avaliar o desempenho de ferramentas de corte reafiadas no fresamento de topo, tendo como base fresas de topo inteiriças de metal duro revestidas (TiAlN e AlCrN), nas condições de novas e reafiadas, na usinagem do aço VP20ISOF, utilizado na confecção de moldes e matrizes.

15/01/2021



Principais aspectos do processo de microusinagem

O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão dos aspectos principais relacionados aos processos de microusinagem. Quando as dimensões da ferramenta e profundidade de corte estão na mesma ordem de grandeza que o tamanho de grão do material a ser usinado, como pode ser o caso da microusinagem, a anisotropia de propriedades mecânicas do grão e a sua orientação cristalográfica são parâmetros influentes durante o processo. São abordados aspectos que envolvem fenômenos peculiares, como condições de corte, ferramentas de corte, desgaste e vida destas, formação de rebarbas, forças de corte, acabamento da peça e temperaturas de usinagem.

14/01/2021



Análise da integridade superficial de revestimentos de aço-liga MnSi depositados em substrato de aço SAE 1020 usinados por fresamento

A integridade superficial foi avaliada a partir do corpo de prova submetido ao fresamento frontal da superfície revestida, cortado por eletroerosão a fio para confecção de pares tribológicos - pino e disco -, que simularam a condição de atrito em serviço à qual estão submetidos os mancais da máquina. Nestes ensaios foram variadas as condições de atrito entre as superfícies por meio da modificação da velocidade de deslizamento (0,05 e 0,2 m/s) e das condições de lubrificação (a seco e com lubrificante). Foram realizadas medições da rugosidade e do perfil de dureza na superfície e abaixo da superfície revestida. A partir dos resultados preliminares, o revestimento sujeito ao atrito foi analisado por meio de microscopia óptica, do cálculo da perda de massa e da taxa de desgaste.

13/07/2020



Microestrutura da liga de alumínio 6351 na furação com variadas adições de cobre

Foram utilizadas cinco amostras da liga de alumínio 6351 com cinco adições de cobre e tratamento térmico T6. As propriedades mecânicas foram avaliadas a partir de ensaios de dureza, microdureza, tração e impacto e também foram realizadas análises microestruturais. Os ensaios de usinagem foram realizados utilizando uma broca helicoidal de metal duro sem revestimento e os cavacos foram analisados com base na sua morfologia e tamanho. Os resultados mostraram que, em geral, o aumento do teor de cobre presente na liga 6351 implicou em aumento de sua dureza e resistência mecânica, devido ao aumento da microdureza da matriz e da partícula de segunda fase endurecedora; e, ao mesmo tempo, à diminuição de sua capacidade de alongamento.

24/07/2019



A impressão 3D como processo industrial

A feira e congresso Inside 3D Printing, que acontece entre os dias 10 e 11 de junho, é uma oportunidade única para quem deseja conhecer ou se atualizar sobre o mercado de manufatura aditiva (ou impressão 3D).

16/05/2019



Otimização do processo com o uso de brocas especiais

Um estudo de caso comprovou que a furação com ferramentas distintas mostrou-se mais eficaz do que o mesmo processo com ferramenta combinada. Aspectos tribológicos (desgaste e lubrificação) também foram observados, para que a escolha correta de uma ferramenta contemple vida útil estável entre as diversas reafiações e/ou trocas. Este artigo pretende contribuir para a melhor escolha a ser feita pelos profissionais envolvidos com projeto e aplicação

20/05/2018



O fresamento de materias endurecidos é a solução dos problemas?

A realização de alguns testes permitiu comprovar que é possível reduzir retrabalhos, a exemplo de polimento, em superfícies endurecidas submetidas a fresamento. Isso pode se dever ao fato de que a microgeometria das superfícies geradas pelo fresamento de materiais endurecidos é mais homogênea do que a produzida por processos de retificação.

20/03/2018



Usinagem de rotores de compressores de parafuso

Esta reportagem mostra o case da PTG Holroyd, fabricante de fresadora de perfis que integra a linha de manufatura da alemã Boge, que produz rotores para compressores. Os rotores para compressores são produzidos em linhas de manufatura encadeadas e plenamente automatizadas.

14/11/2017



Análise dos esforços de corte nas operações em cheio e com pré-furo do aço endurecido AISI P20

Na fabricação e moldes e matrizes, a furação de materiais endurecidos ainda representa um desafio.

14/11/2017



Preparação de arestas de ferramentas de cerâmica mista por retificação e sua aplicação no torneamento de aço endurecido

Este trabalho investiga o desempenho de ferramentas de cerâmica mista preparadas com arredondamentos de aresta discretos no torneamento de um aço endurecido. Neste contexto, não só a vida da ferramenta será analisada, mas também a rugosidade da peça e os esforços de corte...

2017/09/20



Fresas caracol inteiriças reduzem custos na produção em série de engrenagens

As fresas caracol inteiriças, feitas de aço rápido ou carbeto sólido, são o padrão de referência para a fabricação de engrenagens em lotes de tamanho médio ou grande. Somente com esse tipo de ferramenta pode-se conseguir dentes de engrenagens com alta qualidade a baixos custos por peça.

2017/09/20



Geometria de furos usinados com broca de aço rápido VK5 a alta velocidade, em peça de Al-Si

Com o desenvolvimento de novas ferramentas de corte, as velocidades utilizadas nos processos atingem valores inconcebíveis. Nesse contexto, o aço e o ferro fundido vêm sendo gradativamente substituídos por materiais de menor densidade, melhor usinabilidade e também custo-benefício...

2017/08/20



Estudo de métodos alternativos à refrigeração convencional na retificação centerless

O objetivo deste trabalho foi estudar a implementação MQL em substituição ao método convencional na retificação centerless de um aço ABNT 1025. Para isso, foi desenvolvido um dispositivo específico, a fim de evitar danos térmicos superficiais nas peças de trabalho...

2017/07/20



Trajetória da ferramenta no acabamento superficial e no tempo de usinagem para o fresamento do aço VP100

Este artigo apresenta a influência das estratégias Zig-Zag e espiral no acabamento superficial e no tempo de usinagem de uma peça. Para a operação de acabamento, foram escolhidos planos paralelos.

2017/07/18



Influência dos parâmetros de corte no fresamento frontal de ferro fundido cinzento gg25 com ferramentas de cerâmica

O objetivo desta pesquisa é analisar a influência dos parâmetros de corte no fresamento frontal de componentes de ferro fundido cinzento GG25 empregando ferramentas de nitreto de silício...

2017/07/03



Efeitos da concentração do fluido de corte na integridade superficial do aço VP80 após retificação

Este trabalho visa quantificar, por meio de uma análise estatística, a influência da concentração de um fluido de corte sintético na integridade superficial de peça retificada com um rebolo ...

2017/06/30



Fresamento de dióxido de zircônio para produtos odontológicos

A fabricante de ferramentas de corte alemã Kopp Schleiftechnik e a Universidade Técnica de Darmstadt mostraram, por meio de um projeto de pesquisa conjunto, que o uso de ferramentas

2017/06/29



Qualidade da superfície do ferro fundido vermicular FV 450 após a retificação plana tangencial

Este artigo apresenta os resultados do acabamento superficial e as imagens das superfícies de amostras do ferro fundido vermicular após a retificação plana, com rebolo de carbeto de silício.

2017/06/01



Refrigeração por LN2 no torneamento do aço inoxidável super duplex ASTM A890

O objetivo deste trabalho foi estudar os efeitos da refrigeração criogênica na integridade superficial do aço inoxidável super duplex ASTM A890 Gr 6A, em operações de torneamento com foco em acabamento.

2017/05/31



Uso do laser na ferramenta para aprimorar a refrigeração na furação de Inconel 718

Nem sempre a grande quantidade de fluido refrigerante e lubrificante utilizada na usinagem de furos produz os resultados desejados, uma vez que o ponto de atuação da ferramenta não é alcançado de forma consistente.

2017/05/30



Otimização do fresamento de canais para a fabricação de mancais de deslizamento

Este trabalho tem por objetivo demonstrar a otimização do fresamento de canais com elevadas profundidades, necessários na fabricação de mancais de deslizamento com anel de lubrificação por uma empresa nacional de grande porte.

2017/05/06



Comparação entre ferramentas com diferentes geometrias no processo de alargamento do aço endurecido AISI P20

Furos produzidos em componentes mecânicos normalmente necessitam de tolerâncias apertadas que podem não ser atingidas apenas nas operações de furação. Nestes casos, o processo específico mais utilizado para garantir alta definição geométrica, dimensional e qualidade superficial, é o processo de alargamento...

2017/05/15



Estudo do desgaste das ferramentas de metal duro no torneamento do aço inoxidável superduplex

No processo de torneamento adotado neste trabalho, foram variados o avanço e a velocidade de corte, bem como utilizadas ferramentas de metal duro com diferentes revestimentos. Mantiveram-se constantes o fluido de corte, a profundidade de corte e a geometria da ferramenta. O objetivo principal foi avaliar a influência desses parâmetros na vida da ferramenta.

2017/05/13



Rugosidade superficial com ferramentas reafiadas no fresamento de topo de VP20ISOF

O principal objetivo do presente trabalho é analisar a rugosidade superficial produzida pelo fresamento de topo com ferramentas reafiadas e revestidas. Ferramentas de fresamento de topo de carbeto cementado revestidas com TiAlN e AlCrN foram testadas enquanto novas e após serem adas durante a usinagem do aço temperado VP20ISOF, que é utilizado no setor de moldes e matrizes.

2017/04/06



Influência da régua de apoio revestida com TiN na circularidade de eixos retificados pelo processo centerless

Na retificação centerless de mergulho do corpo de um eixo excêntrico de compressores herméticos, a existência do desbalanceamento causado pelo contrapeso, bem como a existência de canais de lubrifi cação e, principalmente, o uso de réguas de apoio demasiadamente desgastadas ou com a pastilha de metal duro com rugosidade inadequada

2017/04/05



Recontaminação do fluido de corte presente em fresadoras

Neste trabalho, foi analisada a recontaminação do fluido de corte usado em fresadoras, por meio da quantificação de bactérias e fungos presentes ao longo da sua utilização. Os ensaios foram realizados em duas etapas

2017/02/23



Influência dos parâmetros de corte no fresamento de eletrodos de grafita para produção de peças por eletroerosão

Este trabalho tem por finalidade avaliar como os parâmetros de fresamento (velocidade de corte, avanço por dente e profundidade de usinagem) afetam a qualidade superficial de eletrodos e de peças produzidas por eles, posteriormente, via eletroerosão.

2017/02/22



Aços livres de chumbo e com boa usinabilidade

Com a entrada em vigor da diretriz 2005/572/EG da União Europeia, as empresas que usam tornos com múltiplos fusos viram à frente um problema

2016/12/20



Melhoria da furação do ferro fundido cinzento com brocas helicoidais de metal duro

Neste trabalho foram avaliados dois processos de furação específicos, empregados na fabricação de blocos de ferro fundido cinzento GG 25. Foram definidas seis diferentes combinações de parâmetros de corte para cada processo de furação ensaiado, utilizando-se brocas helicoidais de metal duro com pontas intercambiáveis e inteiriças. O objetivo foi analisar esses dois processos de furação e determinar as melhores condições econômicas de usinagem, bem como o melhor tempo de fabricação por peça.

2016/12/19



Influência da velocidade de corte e do avanço sobre a circularidade e a rugosidade na usinagem de sedes de válvulas

Este trabalho tem como objetivo estudar e estabelecer os valores adequados de velocidade de corte e de avanço na usinagem de sede de válvulas com ferramentas de PCBN. O objetivo é encontrar a combinação que apresente os melhores valores de circularidade e rugosidade, atendendo às características do produto.

2016/11/29



Estratégias de refrigeração na usinagem de ligas de titânio

O fresamento de ligas de titânio gera altas solicitações termomecânicas sobre a ferramenta. A comparação entre diversos conceitos de ferramentas e processos de refrigeração mostra grandes influências sobre o volume de metal removido e o tempo de vida útil ao se utilizar fresas inteiriças de metal duro.

2016/11/28



Desempenho de ferramentas em aço rápido na usinagem do aço ABNT 1020, com resfriamento por LN 2

A técnica usada para este trabalho foi o resfriamento criogênico direto por spray, em que o LN2 é pulverizado diretamente sobre a ferramenta...

2016/10/23



Um universo de possibilidades para os robôs na indústria nacional

O Brasil ainda carece de soluções para que a sua indústria seja mais competitiva no cenário mundial. Com esse objetivo, os robôs representam uma opção importante para se obter ganhos de produtividade...

2016/10/22