Categoria: ESG




Ar ionizado substitui fluido de corte na usinagem

A finlandesa Aurion desenvolveu um sistema de refrigeração para operações de usinagem que utiliza ar ionizado em substituição a fluidos de corte.

19/02/2024



Gigacasting, uma revisão dos processos na indústria automobilística

O processo de fundição de alumínio sob pressão para a produção de componentes de grandes dimensões, para chassis e carrocerias, é mais uma das características da indústria da mobilidade elétrica. A técnica recebeu o nome de gigacasting pelas dimensões das máquinas e das peças que, moldadas em menos tempo, substituem itens usinados e estampados.

06/02/2024



Reciclagem de ferramentas terá apoio digital e logístico

A Sandvik está intensificando o seu programa de reciclagem de ferramentas desgastadas com a criação de um sistema de coleta junto aos clientes que deverá ser implementado globalmente em 2025.

11/12/2023



Acordo para reaproveitar CO2 na produção de aços

Um convênio formado entre a ArcelorMittal e a Fiemg tem como premissa a criação do Centro CIT/Senai de Descarbonização Industrial.

30/10/2023



Fluidos solúveis para usinagem estão disponíveis no Brasil

A Tamaru integrou uma linha de lubrificantes de base éster vegetal para usinagem ao seu portfólio, que também conta com óleos protetivos. Atender à demanda por fluidos para a indústria metalmecânica, que sejam mais amigáveis ao meio ambiente, está no foco da companhia.

07/08/2023



Fluidos de corte ecológicos

Linha de fluidos de corte promove a segurança operacional e do meio ambiente.

12/06/2023



Aperam passa a ter liderança feminina de comunicação global

Gerente-executiva brasileira passou a comandar as operações de comunicação da Aperam em âmbito global.

03/04/2023



ABNT lançou programa de certificação ESG para empresas

Parceria da ABNT com a FIEB vai promover a inclusão de companhias de diversas áreas em novo programa de certificação ESG.

03/04/2023



Diretrizes para incorporar práticas de ESG ao chão de fábrica

A ABNT lançou um documento sobre diretrizes para a implementação de práticas de ESG na rotina do setor metalmecânico.

20/01/2023



A usinagem mais sustentável

Reaproveitamento de materiais na fabricação de ferramentas é um exemplo da contribuição do setor metalmecânico para a redução da pegada de carbono em suas atividades.

12/12/2022



Eficiência energética na usinagem

Espaço virtual para troca de informações sobre equipamentos e eficiência energética está disponível para empresas do setor metalmecânico.

12/12/2022



Como adotar energia renovável na indústria

Manual disponível para download gratuito aborda a adoção de fontes de energia renovável como parte das estratégias de eficiência energética e de redução de impacto ambiental.

19/09/2022



Economia de carbono neutro na metalmecânica

Fabricante de rodas e autopeças inicia programa com o objetivo de alcançar o nível zero de emissão de gás carbônico em 2040.

02/05/2022