Bioplásticos


A nova realidade sanitária desencadeada pelo surgimento da Covid-19 de alguma forma reabilitou os plásticos, que recobraram o seu papel de aliados das rotinas de higiene e da segurança alimentar. Em um primeiro momento isso amenizou também a busca por alternativas ambientalmente mais amigáveis como os bioplásticos. Porém, esses materiais continuam a fazer parte da agenda de grandes marcas, cujas metas de sustentabilidade permanecem as mesmas. Conheça a oferta desse material no Brasil.




A nova realidade sanitária desencadeada pelo surgimento da Covid-19 de alguma forma reabilitou os plásticos, que recobraram o seu papel de aliados das rotinas de higiene e da segurança alimentar. Fabricantes de embalagens e itens descartáveis viram seus status mudarem de vilões a heróis em questão de alguns meses. Em um primeiro momento isso amenizou também a busca por alternativas ambientalmente mais amigáveis como os bioplásticos. Porém, esses materiais continuam a fazer parte da agenda de grandes marcas, cujas metas de sustentabilidade estabelecidas antes da pandemia permanecem as mesmas.

À medida que atividades retornam à normalidade, está surgindo uma preocupação adicional que é lidar com o passivo ambiental dos cuidados com a pandemia, o que envolve a destinação de todo o aparato descartável empregado nos cuidados anti-contaminação. Mais uma vez os bioplásticos, originários de fontes renováveis, recicláveis e/ou biodegradáveis, podem prestar um bom serviço, poupando o meio ambiente de mais danos. Este guia apresenta alguns fornecedores desses materiais, originários de fontes renováveis e classificados aqui em dois grandes grupos: os que são de fato biodegradáveis e os que são recicláveis. Ambos são opções válidas, levando-se em conta a aplicação e a destinação que se tem em mente para os produtos ao final de sua vida útil.







Compartilhe:


bioplastico, fonte renovavel, biobased, biodegradavel, polimero amido, polilactatos (pla), polihidroxialcanoato (pha), polihidroxibutirato (phb), compostabilidade, aerobica, anaerobica, hidrossoluvel, tempo degradação total dias, fonte renovavel, biobased, reciclavel, não biodegradavel, baseado etanol, baseado celulose, % material origem renovável, embalagem alimento, norma, en 13432, astm 6400, abnt 15448-1, abnt 15448-2, injeção, extrusão, sopro, termoformação, rotomoldagem


Voltar