Resinas recicladas


Preços competitivos em relação ao material virgem e a possibilidade de melhoria da qualidade do reciclado por meio de descontaminação e aditivação estão fazendo com que os plásticos reciclados se tornem uma alternativa para a fabricação de diversos produtos. Este guia relaciona empresas que atuam como recicladoras de material plástico, ofertando-o ao mercado na forma de grânulos, flakes ou micronizado.




As empresas participantes deste levantamento abastecem suas linhas de produção com matéria-prima proveniente tanto de borras e aparas de origem pós-industrial quanto de material pós-consumo, uma fonte cada vez mais importante de insumos.

A forma de obter este material descartado varia bastante e mostra como o setor se organiza à sua maneira, diante das falhas das políticas públicas em termos de gestão de resíduos. Todas as participantes afirmaram usar de diferentes meios para obter seus insumos, e entre esses meios estão empresas de triagem e pré-processamento, cooperativas de catadores, coleta em parceria com estabelecimentos comerciais, sistemas de coleta ligados ao poder público ou a organizações não governamentais (ONGs), iniciativas próprias de coleta e parcerias com companhias de gestão ambiental, uma atividade em franca expansão.

Quando questionadas sobre o impacto da pandemia de Covid-19 em seus negócios, 73% das empresas informaram estar às voltas com o afastamento de trabalhadores, com a escassez de material pós-consumo e dificuldades de triagem devido ao risco de contaminação de seus colaboradores ao contato com este material, o qual passou a ser destinado com mais frequência a aterros. No entanto, 86% das recicladoras notaram aumento da disponibilidade de recicláveis pós-consumo em razão do maior consumo de embalagens nos lares brasileiros.

O novo contexto fez com que 79% das recicladoras passassem a contar com equipamentos que realizam a descontaminação da resina para torná-la adequada ao contato com alimentos e bebidas. Uma preocupação natural, tendo em vista que 98% das empresas perceberam aumento da procura por seus produtos em razão do cenário de escassez de matéria-prima virgem que tem afetado o mercado de transformação de plásticos. E como os desafios não cessam, 55% das recicladoras afirmaram ter planos de aquisição de novos equipamentos, tendo em vista aumentar a oferta e melhorar a qualidade das resinas que fornecem.

Entre os itens que estão nos planos de aquisição das empresas estão moinhos, trituradores, extrusoras, aglutinadores, linhas de moagem, descontaminação e granulação, sele- toras e separadoras automáticas, lavadoras e equipamentos para promover melhorias de processo e de qualidade, tais como espectrofotômetros para análise de pureza.





resina reciclada, plastico reciclado, fabricante, importador, resina commoditie, plastico engenharia, aditivo, granulo, 
flakes, micronizada, injeção, extrusão, sopro, rotomoldagem, termoformagem, pe, pebd, pebdl, pemd, pead, pp, ps, pvc, pet, abs, san, peuapm, pbt, pa, pom, pc, psf, ppo, pvdf, ptfe, pi, peek, pps, psai, pu, poliester, blenda, polietileno, polipropileno, poliestireno, poliamida, nailon, nylon, policarbonato, poliuretano, textil, automotivo, utilidade domestica, embalagem alimento, sem contato direto, embalagem não-alimento, vaso, saco, sacola, laminado, chapa, fita arquear, brinquedo, filamento impressão 3d



Compartilhe:


Voltar