Bloquear o acesso não autorizado a ambientes digitais conectados a linhas fabris, o que pode causar, por exemplo, a parada da produção, é uma providência fundamental na rotina de empresas da indústria de transformação de resinas termoplásticas e bioplásticos que já adotaram as práticas e conceitos da indústria 4.0.

A empresa Otorio, com sede em Israel e centro comercial na Áustria, desenvolve sistemas de segurança cibernética para parques fabris, oferecendo também serviços de consultoria e monitoramento de dados provenientes de processos produtivos realizados no chão de fábrica.
Recentemente, a companhia desenvolveu um sistema de proteção cibernética para plataformas digitais voltadas para a indústria de manufatura, um trabalho que foi realizado em parceria com o grupo de origem alemã Schuler, fabricante de prensas, com filial brasileira em Diadema (SP).
Chamado de “Cyber Security Check”, o sistema traz um conjunto de recursos voltados para a proteção de dados provenientes do chão de fábrica, os quais também atuam no bloqueio de acesso de invasores cibernéticos, emissão de alertas, entre outras ferramentas.
Conforme foi divulgado à imprensa, uma das primeiras etapas para a implantação do sistema de segurança cibernética é a elaboração de um inventário dos equipamentos e de toda a rede de produção do cliente. Em seguida é feita a identificação dos potenciais riscos à linha de produção e dos problemas que eles podem vir a causar. A execução das etapas posteriores depende de diversos fatores, os quais são analisados a partir de uma consultoria.
Entre as soluções oferecidas pela Otorio estão sistemas que contam com recursos para o gerenciamento de tráfego de dados em plataforma virtuais durante a realização de processos, o que é feito por meio de verificações periódicas. Além disso, podem ser solicitados relatórios referentes ao andamento das operações realizadas em linhas de produção em escala industrial.
A empresa fornece mais informações pelo link: https://www.otorio.com/ram2-automated-risk-monitoring-and-management/
Imagem: Pixabay
Confira mais notícias:
Sistema voltado para as necessidades das ferramentarias
Perspectivas da oferta de nafta petroquímica das refinarias
#Otorio #SegurançaCibernética #Indústria40 #PI
Mais Notícias CCM
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026