Um modelo de impressora 3D projetada para a execução de trabalhos de manufatura aditiva no chão de fábrica, e que é capaz de fabricar peças em escala industrial, já está disponível para comercialização. Essa informação foi divulgada pela HP, com matriz nos Estados Unidos e escritório comercial em Barueri (SP), empresa responsável pelo desenvolvimento da impressora 3D denominada Metal Jet S100.

Nova impressora 3D de metais passou a ser comercializada pela HP e já está em uso em linhas de produção

 

A máquina pode produzir protótipos e/ou peças finais a partir do processamento de pós metálicos, o que é feito por meio de deposição de material, camada a camada (exemplos mostrados nas imagens). Outro detalhe é que o conjunto da impressora 3D consiste em unidades modulares que podem ser deslocadas, o que, de acordo com a companhia, propicia o fluxo de trabalho em larga escala.

 

Em comunicado à imprensa, foi divulgado que a tecnologia presente na nova máquina como, por exemplo, um dispositivo dispersor de jato de aglutinante que pode contribuir para o aumento da produção de peças em dez vezes, é um dos fatores que proporcionam vantagens em relação a outros equipamentos de impressão 3D

 

Exemplos de peças metálicas feitas por manufatura aditiva usando uma nova impressora 3D desenvolvida pela HP

A impressora 3D é recomendada para aplicações que envolvam a fabricação de peças com design complexo, de componentes que requeiram propriedades específicas, como densidade e peso customizados, entre outros. Além disso, conforme foi informado pela HP, a máquina conta com cabeçote de impressão da série Thermal Inkjet, o qual pode operar em alta velocidade, o que facilita a obtenção de índices de reprodutibilidade requeridos em processos produtivos em escala industrial. 

 

Segundo Didier Deltort, presidente da divisão de personalização e impressão 3D da HP, a impressora 3D Metal Jet S100 já está sendo utilizada em uma linha de produção da empresa Schneider Electric, com sede na França. Ele comentou que isso é parte de um trabalho de desenvolvimento de equipamentos e redes para manufatura aditiva pensados para parques fabris. “Estamos testemunhando setores inteiros buscando transformar digitalmente seus processos de manufatura e sua cadeia de suprimentos. A submissão da nova impressora 3D a processos industriais, executada em colaboração com líderes de mercado, está traçando o caminho para uma indústria mais sustentável, confiável e eficiente”, complementou.

 

 

Imagens: HP

 

 

Mais notícias do ramo:

 

Manufatura aditiva para reciclagem de plásticos

 

Ligas metálicas de alta resistência para manufatura aditiva chegam ao Brasil

 

#Impressão3D #HP #ManufaturaAditiva #PI



Mais Notícias CCM



Programa de incentivo vai apoiar a digitalização na indústria

SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.

27/10/2025


Plataforma global de automação industrial agora presente no Brasil

Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.

27/10/2025


Relatório da IFR aponta aumento da demanda por robôs no setor de plásticos

Novo estudo da Federação Internacional de Robótica detectou aumento do uso de robôs na indústria de plásticos e o protagonismo da China no que se refere à automação.

06/10/2025