A Igus, com matriz na Alemanha e fábrica em Jundiaí (SP), desenvolveu a plataforma RBTX, que possui recursos facilitadores de programação de robôs industriais. O sistema permite uma integração entre tecnologias utilizadas no chão de fábrica como, por exemplo, sistemas de guias lineares, braços robóticos e dispositivos de monitoramento como, por exemplo, câmeras e sensores.

Os recursos da plataforma RBTX, que já está disponível para o mercado, foram testados pela N2M Automação e Controle (São Paulo, SP). De acordo com um comunicado à imprensa, a plataforma desenvolvida pela Igus permitiu que a programação de um robô desenvolvido pela empresa Fairino fosse executada em menos de 30 minutos.
O novo sistema também pode integrar dispositivos de controle de produção, robôs lineares e cartesianos, células robotizadas, equipamentos auxiliares e ambientes virtuais dedicados ao suporte técnico de máquinas industriais.
“Eu imaginava que o manuseio e a programação do robô seriam um pouco mais complexos. Mas encontrei uma ferramenta muito simples e intuitiva, de fácil entendimento. Em aproximadamente 20 a 30 minutos, já conseguimos fazer com que o braço do robô fizesse seus primeiros movimentos, e vamos simulá-lo em funcionamento”, comentou Fernando Marangoni Molina, sócio-fundador da N2M (na foto, à esquerda).
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Imagens: Igus/Divulgação.
Continue acessando notícias sobre robòtica industrial:
Sepro anuncia a renovação de sua linha de robôs
Relatório da IFR aponta aumento da demanda por robôs no setor de plásticos
Programa de incentivo vai apoiar a digitalização na indústria
Mais Notícias CCM
A empresa alemã vai equipar uma grande unidade de triagem mecanizada de resíduos na capital paulista. A instalação será a primeira do gênero a ser implantada na América Latina, utilizará recursos de inteligência artificial e vai recuperar 48 mil toneladas de recicláveis por ano.
05/12/2025
Um novo estudo elaborado pela Firjan mostra o potencial do estado como polo estratégico para o abastecimento do mercado brasileiro de produtos petroquímicos.
04/12/2025
O Grupo Flexível ampliou sua linha de poliuretanos com produtos para vedação de caçambas e motorhomes.
02/12/2025