Injeção - Transformadores


O levantamento realizado junto às empresas que transformam termoplásticos por injeção mostrou que a crise sanitária abalou o mercado, mas também impulsionou as empresas a investirem em tecnologia. Também apurou que 39% das empresas do setor de injeção investiram no aumento da sua capacidade produtiva em decorrência da crise sanitária. Além disso, 22,5% delas fizeram novas parcerias para fabricação terceirizada.




As informações coletadas junto às empresas que participaram deste guia revelaram como elas têm enfrentado os desafios decorrentes da Covid-19, responsável por grandes transformações no cotidiano corporativo e da produção desde o início de 2020.

Quando foram questionadas sobre as principais dificuldades enfrentadas desde o início da pandemia, as empresas apontaram em primeiro lugar a escassez de insumos, em segundo a redução do consumo de alguns tipos de produtos plásticos e também um alto índice de cancelamento de pedidos.

Apesar disso, porém, 40% das entrevistadas afirmaram que a crise sanitária trouxe também consequências positivas como o aumento da demanda por embalagens associado ao maior consumo de álcool em gel e de produtos farmacêuticos para fortalecer a imunidade, assim como o aumento da procura por produtos de limpeza e desinfecção, e por máscaras de proteção do tipo face shield.

No levantamento realizado no ano passado, no momento de pico da contaminação pela Covid-19 no País, apenas 22% das empresas afirmavam ter percebido algum aspecto positivo naquele desafiador cenário. A percepção favorável estava associada especialmente à reversão da proibição de produtos descartáveis feitos de plástico e à gradativa reabilitação da imagem do material após um período de grande desgaste. Naquela ocasião, as reações das participantes foram as seguintes: contratação de mais funcionários (37%), aumento na capacidade de produção (28%) e novas parcerias para terceirização da produção (23%).

Este ano os números revelaram que essa tendência se acentuou: 39% das companhias aumentaram a sua capacidade de produção, e este é o mesmo percentual das que contrataram mais funcionários. E isso também fez com que 22,5% delas estabelecessem novas parcerias para fabricação terceirizada.

A adoção de novas tecnologias e de sistemas de automação também avançou durante a pandemia: enquanto em 2019 apenas 21% das empresas do setor de injeção afirmavam possuir robôs manipuladores para auxiliar seus processos produtivos, este ano o índice subiu para 31,25%, em uma indicação clara da tendência à automatização das tarefas repetitivas, uma necessidade diante das incertezas trazidas pela crise sanitária.

Já o uso da tecnologia de impressão 3D, que dá flexibilidade ao desenvolvimento de novos projetos, passou a fazer parte do cotidiano de 53,75% das empresas, contra 44% em 2019.

Os segmentos consumidores

O levantamento mostrou que os principais setores contratantes dos serviços de injeção de termoplásticos são o automobilístico e o de embalagens, que consomem, respectivamente, 19,58% e 16,21% do total.

O setor agroindustrial contratou 9,41% desses serviços nos últimos 12 meses, enquanto o de eletrodomésticos/linha branca 8,68% e o de eletroeletrônicos 7,85%, o qual se aproxima muito dos fornecedores de utilidades domésticas que são contratantes de 7,61% do total de serviços. Além desses, foram mencionados os fabricantes de brinquedos/itens de lazer, com 4,37%; de itens de sinalização, com 1,10%; e os sex shops, com 0,03%

Uma categoria denominada “outros”, e que representa 25% da clientela, está pulverizada em segmentos como o farmacêutico, de cosméticos, de itens para redes de distribuição de energia elétrica, agricultura, hospitalar, de peças para veículos ou elevadores, área médica, de fornecimento de óleo e gás, construção civil, laboratórios, de peças para sistemas de irrigação, material escolar, entre outros.

Se a crise sanitária trouxe dificuldades, ela também mostrou que o mercado continua comprador para os itens plásticos, e o quanto o modelo de desenvolvimento que adotamos conta com o abastecimento desses itens para manter vigentes aspectos fundamentais do modo de vida da sociedade atual.





transformador plastico injeção, serviço injeção plastico, empresa injeção plastico, injeção abs, injeção asa, injeção lcp, injeção pa, injeção pbt, injeção pc, injeção pe, injeção peek, injeção pet, injeção peuapm, injeção pi, injeção pmma, injeção pom, injeção pp, injeção ppa, injeção ppo, injeção pps, injeção psai, injeção ps, injeção psu, injeção ptfe, injeção pvc, injeção pvdc, injeção pvdf, injeção san, injeção tpc-et, injeção tpe, injeção tpo, injeção tpu, injeção tpv, injeção composto, injeção plastico gas, co-injeção plastico, injeção plastico inserto



Compartilhe:


Voltar