Uma unidade de pesquisa e desenvolvimento com foco em veículos elétricos da BYD, empresa de origem chinesa com filial brasileira em Campinas (SP), será implantada no município de Salvador (BA), onde anteriormente funcionava a montadora Ford. Os trabalhos no futuro centro vão abranger aplicações potenciais para peças leves fabricadas a partir de chapas, tubos e perfis metálicos, o que vai abranger processos de corte, conformação, estampagem e soldagem, entre outros. 

 

Trata-se de um projeto, conforme foi informado à imprensa, que está relacionado à construção do complexo fabril da companhia na cidade baiana de Camaçari, com início previsto para 2023. Essa unidade será composta por linhas de produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos, assim como de baterias.

 

De acordo com Tyler Li, CEO da BYD no Brasil, a instalação do centro de pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos faz parte de todo esse projeto, o qual terá investimento de R$ 3 bilhões. Além disso, o desenvolvimento de linhas de motores híbridos estão nos planos da multinacional. Segundo ele, “criaremos um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador para avançar com a tecnologia de veículos elétricos no País, trazendo know-how e treinamento”. 

 

Além disso, foi informado à imprensa que a empresa pretende promover a visita de seus colaboradores à sua fábrica situada em Changzhou, na China. 

 

 

Imagem: Tyler Li e Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia. Agência Bullet/Divulgação.


 

Conteúdo relacionado:

 

Aços TWIP/TRIP são tendência na indústria automotiva

 

BLM atualiza software para programação de curvadoras de tubos

 

Teto de alumínio para reduzir o peso de ônibus, um projeto que avança

 

#BYD #VeículosElétricos #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Centro brasileiro de cibersegurança intensifica pesquisas

O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.

08/12/2025


Anfavea aponta aumento da produção de automóveis e ônibus entre 2024 e 2025

Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.

08/12/2025


Lubrificantes aditivados para estampagem agregam diferentes funções

A paulista Biolub criou lubrificantes aprimorados para os processos de conformação a frio. Aditivos como antioxidantes conferem mais funções aos produtos.

08/12/2025