A italiana BLM, que tem unidade brasileira em Guarulhos (SP), desenvolveu um novo pacote de recursos para o seu software VGPNext de dobramento de tubos, que passou a dispor de funcionalidades como a representação 3D do tubo dobrado, a simulação do ciclo de dobramento, a sincronização de dados da máquina com sistemas de gestão, uma biblioteca de programas de dobramento de peças e a correção de defeitos para peças dobradas. Modelos de cálculo de retorno elástico e alongamento do tubo durante a flexão também foram acrescentados à nova versão.

 

O agendamento dos trabalhos de produção de forma integrada ao sistema de gestão da empresa é outro recurso que ajuda a evitar imprevistos e falhas de comunicação entre equipes. Podem ser criados programas de peças, com a definição da ordem de trabalho das dobradeiras de tubos, estabelecendo-se a quantidade de peças a serem confeccionadas em cada caso. De acordo com informações divulgadas pela BLM, a programação traz ganhos não apenas na produção em larga escala, mas também simplifica o trabalho e oferece maior flexibilidade na fabricação de pequenos lotes de produção.

 

Em comunicado de imprensa, a empresa exemplificou o uso deste recurso no caso da produção de cadeiras:

 

Imagine, por exemplo, que chega à fábrica um pedido de um lote de cadeiras. Cada cadeira é composta por dois apoios de braços: assento e encosto. O programador pode decidir produzir os quatro componentes separadamente, um após o outro, e repetir o processo até que o lote esteja finalizado, ou produzir primeiro todos os apoios de braços, depois todos os assentos e depois todos os encostos. Ele pode então escolher a melhor estratégia para coordenar de forma ideal a fase de dobramento dos tubos e sua montagem subsequente.”

 

A manutenção dos programas de dobramento de cada peça em uma biblioteca acessível tanto para o operador da máquina quanto para o profissional do sistema de gestão do novo sistema é fundamentada no uso de uma base integrada de dados que visa simplificar a busca. Graças a um grande número de filtros para seleção e a um recurso de pré-visualização do produto, é possível reconhecer a peça à primeira vista. Este recurso foi criado devido às dificuldades normalmente enfrentadas devido a critérios de arquivamento diferentes para cada operador. Os arquivos padronizados tornam a busca mais simples.

 

Imagem: BLM

 

 

Leia também:

 

Software para simulação de soldagem tem novos recursos

 

Plataforma digital está disponível para teste gratuito

 

#dobramentodetubos

#BLM



Mais Notícias CCM



Equipamento recupera tinta de processos de pintura a pó

A Cetec lança uma central de recuperação de tinta dos processos de pintura a pó, bastante utilizados no acabamento de peças metálicas.

02/05/2024


ArcelorMittal inaugurou centro de distribuição em SP

A implantação da nova unidade do grupo empresarial contou com investimento de R$ 10 milhões.

02/05/2024


Compressores para corte a laser, agora em sistema de locação

A Schulz adaptou alguns modelos de produtos para o contexto da indústria 4.0, e também passou a oferecer a locação de equipamentos.

02/05/2024