Um projeto conduzido em parceria pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e a Marcopolo levou ao desenvolvimento e à fabricação de mais de 1.600 tetos feitos de alumínio para ônibus, que são usados para substituir coberturas desse tipo confeccionadas em fibra de vidro.
![]() Reduzir o peso de carrocerias de ônibus urbanos e rodoviários é uma das premissas desse projeto. Os tetos feitos de alumínio, que têm versões com comprimento de até 12 metros e largura de 2,4 metros, estão presentes em veículos elétricos da série Attivi, e também nos modelos G8 (foto ao lado), ambos da Marcopolo. De acordo com informações fornecidas à imprensa, o desenvolvimento dos tetos fabricados com alumínio teve como um de seus pilares o uso de tecnologia que proporciona a união mecânica por deformação a frio (clinching) de chapas e perfis metálicos. E isso proporcionou a redução de aproximadamente 100 kg do peso dos veículos. |
Também faz parte desse projeto uma linha de produção que opera no Centro de Distribuição da CBA situado em Caxias do Sul (RS), cuja implantação, conforme foi informado à imprensa, teve investimento de R$ 4 milhões. Sua capacidade produtiva mensal é de 200 peças.
Além disso, as empresas estão à frente de trabalhos que envolvem a fabricação local de peças metálicas para veículos que se deslocam sobre trilhos, para transporte de passageiros e outras atividades. |
Imagens: Marcopolo/Divulgação.
Leia também:
Soldagem a laser na produção de motores elétricos
Consórcio industrial estuda a redução da pegada de carbono em operações de corte
Tinta cerâmica para marcação resiste ao processamento de peças sob alta temperatura
#CBA #Marcopolo #TetodeAlumínio #CorteeConformaçãodeMetais
Mais Notícias CCM
Com investimento de mais de R$ 1 bilhão, a Honda vai aumentar a capacidade produtiva da sua fábrica em Manaus.
13/10/2025
Especialista em prensas e equipamentos para estampagem de metais compilou sua experiência teórica e prática em um livro eletrônico disponível com oferta especial de lançamento.
13/10/2025
A previsão foi apresentada pela Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Abimaq e oferece dados de mercado para o setor metal mecânico.
13/10/2025