Um projeto conduzido em parceria pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e a Marcopolo levou ao desenvolvimento e à fabricação de mais de 1.600 tetos feitos de alumínio para ônibus, que são usados para substituir coberturas desse tipo confeccionadas em fibra de vidro.

 

Reduzir o peso de carrocerias de ônibus urbanos e rodoviários é uma das premissas desse projeto. Os tetos feitos de alumínio, que têm versões com comprimento de até 12 metros e largura de 2,4 metros, estão presentes em veículos elétricos da série Attivi, e também nos modelos G8 (foto ao lado), ambos da Marcopolo.

 

De acordo com informações fornecidas à imprensa, o desenvolvimento dos tetos fabricados com alumínio teve como um de seus pilares o uso de tecnologia que proporciona a união mecânica por deformação a frio (clinching) de chapas e perfis metálicos. E isso proporcionou a redução de aproximadamente 100 kg do peso dos veículos.

Também faz parte desse projeto uma linha de produção que opera no Centro de Distribuição da CBA situado em Caxias do Sul (RS), cuja implantação, conforme foi informado à imprensa, teve investimento de R$ 4 milhões. Sua capacidade produtiva mensal é de 200 peças.

 

Além disso, as empresas estão à frente de trabalhos que envolvem a fabricação local de peças metálicas para veículos que se deslocam sobre trilhos, para transporte de passageiros e outras atividades. 

 

Imagens: Marcopolo/Divulgação.

 

Leia também:

 

Soldagem a laser na produção de motores elétricos

 

Consórcio industrial estuda a redução da pegada de carbono em operações de corte

 

Tinta cerâmica para marcação resiste ao processamento de peças sob alta temperatura

 

#CBA #Marcopolo #TetodeAlumínio #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Novo sistema para lubrificação em corte e estampagem de metais

A Ansatz passou a comercializar um equipamento que faz a aplicação de fluido por aspersão. Ele é recomendado para conformação de chapas e usinagem.

22/04/2024


Enafer terá próxima edição em Joinville

A nova edição do ENAFER será realizada em junho de 2024 na cidade catarinense de Joinville.

22/04/2024


Robô plataforma pode movimentar cargas de até três toneladas

Indicado para movimentar chapas metálicas, robô da Kuka chamado KMP 3000P conta com câmeras 3D e scanners a laser.

18/04/2024