A Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – atualizou os dados referentes ao desempenho da indústria automotiva em 2025. A entidade divulgou informações sobre o índice de produção de veículos e exportações, além de outros temas relacionados ao setor.

Igor Calvet, presidente executivo da Anfavea, comentou que em janeiro de 2026 serão continuados os estudos que permearão as próximas projeções para o setor automotivo, tratando de tópicos importantes para empresas que prestam serviços de corte, estampagem e soldagem de chapas.

 

Produção de autoveículos. Gráfico: Anfavea/Divulgação.

 

De acordo com a Anfavea, a produção total de automóveis e veículos comerciais leves aumentou em 4,1% quando comparado o período de janeiro a novembro de 2024 com os mesmos meses de 2025. Fazendo um recorte da produção de automóveis e também da de veículos comerciais leves, considerando o mesmo período mencionado acima, houve aumento de 5,2% e 3,7%, respectivamente. 

 

Se comparada a produção de automóveis e veículos comerciais leves entre outubro e novembro deste ano, houve queda de 11,6%. Igor Calvet comentou que um dos fatores que contribuíram para a queda do índice de produção foi a menor quantidade de dias úteis de outubro último.

 

 

Produção de ônibus aumentou

 

Foi anunciado pela Anfavea que a produção de ônibus teve aumento de 5,5% quando comparado o volume de unidades fabricadas entre janeiro e novembro de 2024 com o acumulado nos mesmos meses de 2025. Entretanto, a produção de caminhões em 2025 apresentou queda pelo quarto mês consecutivo.

 

Também foi divulgado pela entidade o aumento de 1,4% no emplacamento de automóveis e veículos comerciais leves quando comparado o período de janeiro a novembro de 2024 com os mesmos meses deste ano.

 

 

China passa a Argentina nas exportações

 

De acordo com a Anfavea, as exportações de automóveis para a Argentina tiveram queda de 21%, tendo como principais fatores influentes a instabilidade do mercado daquele país e as eleições ocorridas recentemente.

 

Índice de exportações. Gráfico: Anfavea/Divulgação.

 

Nas palavras do presidente executivo da entidade, “a China já passou da Argentina na participação das exportações e atualmente representa entre 36% e 37% dos destinos dos automóveis brasileiros no mercado externo”. 

 

As exportações de automóveis para a Colômbia e para o Chile aumentaram em 27,2% e 37,3%, respectivamente, quando comparado o período de janeiro a novembro de 2024 com os mesmos meses de 2025.

 

________________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________

 

Continue por dentro das notícias da indústria de veículos:

 

Soldagem otimizada preserva o revestimento externo de chapas

 

Bicicletas elétricas puxam o desempenho do setor de duas rodas

 

BYD busca fornecedores nacionais para montagem de carros elétricos



Mais Notícias CCM



Lubrificantes aditivados para estampagem agregam diferentes funções

A paulista Biolub criou lubrificantes aprimorados para os processos de conformação a frio. Aditivos como antioxidantes conferem mais funções aos produtos.

08/12/2025


Fabricante de guindastes fecha o ano com 76% de crescimento

Processadora de chapas, a gaúcha MS alcançou este ano um crescimento de 76% e anunciou o investimento em um novo equipamento de corte a laser de fibra.

08/12/2025


Eventos e cursos do setor metal mecânico para 2026

Feiras de máquinas, aços e metalurgia serão realizadas em São Paulo. A Firjan SENAI abriu inscrições para cursos gratuitos no Rio de Janeiro.

24/11/2025