A Biolub (Sorocaba, SP) desenvolveu a linha Lubstamp de óleos para estampagem, combinando características de diferentes tipos de lubrificantes industriais.

Baseadas em óleo mineral, as versões 100 e 200 contêm aditivos para aumento da lubricidade e antioxidantes, sendo recomendadas para operações de conformação a frio de metais ferrosos e não ferrosos e aço inoxidável. Podem ser aplicadas diretamente sobre o metal a ser trabalhado.
As versões Lubstamp EV 604, 508 e 615 são óleos de baixa viscosidade, voláteis e aditivados para prolongar a vida útil das ferramentas, podendo ser aplicadas na forma pura, diretamente sobre a peça, ou por imersão, pincelamento e pulverização. São considerados não inflamáveis, com ponto de fulgor a 64° C.
O desenvolvimento dos lubrificantes tem passado por estágios que incluíram os minerais solúveis, e os sintéticos, que inicialmente apresentavam problemas como o ressecamento de borrachas, o surgimento de dermatites nos operadores e a baixa taxa de lubricidade.
Há cinco anos a empresa iniciou a pesquisa para o lançamento da tecnologia patenteada dos lubrificantes “neossintéticos”, baseada no encapsulamento de aditivos na forma de nanopartículas. Para isso, usou recursos de seus três laboratórios próprios (controle da qualidade, corrosão e pesquisa e desenvolvimento).
A tecnologia assegurou maior proteção anticorrosão aos lubrificantes para o segmento de usinagem, além de reduzir a necessidade do uso de aditivos externos, não causar danos à pele dos operadores e evitar o mau cheiro decorrente da degradação.
Informações sobre a linha completa, com extensas fichas técnicas, podem ser encontradas no site da empresa, que oferece ainda uma planilha gratuita para o gerenciamento de óleos solúveis, visando evitar a ocorrência de dermatites em colaboradores.
Também estão disponíveis diversos laudos que contemplam biodegradabilidade, irritabilidade dérmica, rigidez dielétrica e análise de fenol e nitrito.
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagem: Biolub
Conheça mais produtos para o setor metal mecânico:
Mais Notícias CCM
Empresa dos Estados Unidos comercializa no Brasil um equipamento para guardar ferramentas.
04/12/2025
Novo recurso do sistema TeamViewer foi desenvolvido para atender a demanda industrial de tecnologia operacional (TO) com mais segurança de dados.
24/11/2025
Empresa norte-americana comercializa ferramentas para corte manual de chapas e tubos no Brasil.
24/11/2025