Acontece entre os dias 26 e 27 de abril em Aachen (Alemanha) o 7º Workshop UKP - Ultrafast Laser Technology, um evento sobre as tecnologias de processo que utilizam laser ultrarrápido, voltado para usuários desse recurso em áreas como engenharia mecânica e de instalações, incluindo o corte de chapas metálicas.

 

Além de apresentar os últimos desenvolvimentos em tecnologia de laser ultrarrápido, o evento vai abordar as suas aplicações em microeletrônica, baterias e tecnologia para o mercado de hidrogênio. Para compor adequadamente os painéis sobre esses temas, pela primeira vez o workshop abrirá suas portas para palestrantes internacionais com conhecimento relevante do setor.

 

A tecnologia de pulso ultracurto, também conhecida pela sigla USP, de ultra short pulse, há algum tempo saiu dos laboratórios de pesquisa para a produção industrial e se estabeleceu como uma ferramenta digital versátil e altamente precisa. Pode ser combinada com várias formas de engenharia de sistemas e com numerosos parâmetros de processo, com uma imensa gama de aplicações. A título de exemplo, a radiação laser USP reduz muito o aporte de calor quando compostos microeletrônicos são processados. Também permite a criação de superfícies funcionais que podem aumentar significativamente a eficiência de eletrolisadores ou baterias de hidrogênio.


 

"A tecnologia da USP é uma chave para muitos desafios estratégicos do futuro", comentou Martin Reininghaus, chefe do Grupo de Micro e Nanoestruturação do Instituto Fraunhofer para Tecnologia a Laser (ILT), que está organizando o workshop. "É mais rápido, mais preciso, mais eficiente e tem grande potencial para uso na produção digital sustentável."

Embora a versatilidade torne a tecnologia USP atraente, ela também torna as tarefas em que ela é empregada muito específicas e complexas, e por isso é importante o intercâmbio com outros usuários industriais, fornecedores de sistemas e institutos de pesquisa.

 

O futuro do laser aplicado na produção

 

No UKP Workshop, os participantes poderão discutir a tecnologia USP com especialistas internacionais em laser e desenvolvimento de processos e também trocar ideias entre si. Os palestrantes da LG Electronics, por exemplo, relatarão como eles usam a USP para processar microeletrônica na Coréia. Representantes da Zeiss, Robert Bosch e Trumpf descreverão a perspectiva do fornecedor alemão para os mercados correspondentes.

 

No local, o Fraunhofer ILT demonstrará as vantagens da tecnologia USP quando usada na fabricação de baterias: "As apresentações fornecerão informações valiosas e conhecimento sobre como os usuários podem selecionar a fonte de laser certa ou modificar um feixe de laser para obter condições de processo ideais", explicou o professor Arnold Gillner, chefe de desenvolvimento de negócios e mercados de pesquisa do Fraunhofer ILT. O cadastramento para participação pode ser feito aqui.

 

 

 

Foto: Fraunhofer ILT

 

 

Leia também:

 

Investimento em corte a laser de tubos

 

Corte a laser mais acessível

 

#USPLaser



Mais Notícias CCM



Plataforma de treinamento prioriza o desempenho na manufatura

A nova iniciativa da TopSolid’Brazil tem por objetivo acelerar a curva de aprendizado em soluções de design e CAM, garantindo que profissionais do setor de chapas e tubos extraiam o máximo potencial das ferramentas de simulação e programação.

15/05/2026


ABB aposta na automação flexível e no avanço da soldagem colaborativa

Novas células robotizadas priorizam a facilidade de programação e a segurança operacional em ambientes compartilhados. Serviços de remanufatura de robôs também integram a estratégia da empresa.

15/05/2026


Schulz destaca economia de energia e alta pressão para corte a laser na FEIMEC

Com tecnologia de ímãs permanentes e monitoramento IoT, a empresa brasileira leva à feira portfólio completo para atender às exigências rigorosas das máquinas de corte a laser de fibra, destacando também a eficiência energética dos equipamentos.

04/05/2026