Foi lançado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a SPI Integração de Sistemas o Edital MetaIndústria de Provas de Conceito (PoCs) – Tecnologias 4.0 para o Setor Produtivo.
Com premiação total de R$ 1,05 milhão, o edital vai selecionar projetos voltados para o desenvolvimento de tecnologias de robótica industrial e baseadas em inteligência artificial (IA), assim como realidade aumentada e gêmeos digitais (digital twins), entre outros temas alinhados ao projeto Nova Indústria Brasil (NIB), que abrange programas de transformação digital da indústria.
As inscrições poderão ser feitas até 7 de dezembro de 2025. De acordo com um comunicado à imprensa, serão selecionadas 21 provas de conceito (PoCs) e poderão participar empresas do setor de transformação, máquinas e equipamentos, setor químico, de autopeças, agroindústria, eletricidade e gás, por exemplo.
Nesta página da ABDI podem ser obtidas mais informações. Na seção “Indústria 4.0” no nosso portal você encontrará notícias sobre tecnologias para o setor de plásticos.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Imagem: ABDI/Divulgação.
Leia mais notícias sobre tecnologias alinhadas à Indústria 4.0:
Eins tem foco em projetos individualizados de automação na indústria de plásticos
Sistema Wi-Fi promove comunicação entre máquinas industriais
Tecnologia como aliada: produtividade mais acessível para pequenas e médias indústrias de plásticos
Mais Notícias CCM
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026