Usar a manufatura aditiva (impressão 3D) para reduzir o tempo de fabricação de um ferramental de oito semanas, no caso de uso de usinagem, para cerca de cinco dias, é o objetivo de uma parceria formada entre a companhia Stenzel MIM Technik GmbH e a Cátedra de Microfluídica (LFM) da Universidade de Rostock, ambas situadas na Alemanha.

 

Trata-se de um projeto que tem como premissa a produção de ferramental para moldagem de metais e de polímeros por injeção denominado 3D MIM, que conta com sistema de resfriamento próximo ao seu contorno, composto por canais em espiral. A geometria complexa desses canais é projetada usando software para simulação de processos.

 

De acordo com informações fornecidas à imprensa, a manufatura aditiva torna possível reproduzir o sistema de canais em espiral de forma integrada no ferramental, o que contribui para a redução do tempo de fabricação. O projeto envolve o uso de equipamentos para impressão 3D de multimateriais (foto abaixo), que podem imprimir tridimensionalmente metal, plástico e cerâmica.

 

Um dos primeiros passos do projeto foi a construção do ferramental em versão digital e a sua submissão à simulação. Em seguida, os dados obtidos a partir daí passaram a servir como parâmetro para a fabricação do ferramental por manufatura aditiva usando pós metálicos. Na sequência, após ser confeccionado, o componente é submetido a um processo de sinterização, que é realizado em várias etapas. Assim, o material do ferramental adquire suas características finais.

 

As instituições que estão à frente deste trabalho informaram que ainda será necessária a realização de testes de moldagem por injeção visando à obtenção de dados mais precisos. Também foi informado à imprensa que a conclusão do projeto está prevista para outubro de 2023, e que atualmente os trabalhos enfatizam a confecção de ferramental por impressão 3D usando material metálico.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo site da Stenzel e da Universidade de Rostock.

 

 

Imagens: Stenzel, Universidade de Rostock.

 

Leia também:

 

Peças metálicas resistentes e impressas em 3D

 

Mobilidade elétrica avança no mercado brasileiro

 

Manufatura aditiva com ligas metálicas de alta resistência

 

#StenzelMIMTechnikGmbH #UniversidadedeRostock #MáquinaseMetais



Mais Notícias PI



Fluido refrigerante sob controle aumenta a produtividade da retificação

Pesquisa sobre o monitoramento digital das características do fluido refrigerante na retificação de peças destacou a importância desse insumo para a eficiência do processo.

12/02/2026


Ferramentas são desenvolvidas sob medida para a usinagem de ligas de alumínio

Novas ferramentas de metal duro estão sendo desenvolvidas na Universidade Técnica de Berlim para melhorar o desempenho da usinagem de ligas de alumínio.

02/02/2026


Pesquisa em fundição de aço abre caminho para componentes mais seguros

Instituições de pesquisa europeias avançam na criação de uma liga de aço fundida a frio com uma combinação sem precedentes de resistência e ductilidade.

08/09/2025