A Farcco Tecnologia (São Paulo, SP) estabeleceu uma parceria com a sueca VBN Components para a distribuição no mercado brasileiro das ligas de alta resistência ao desgaste Vibenite, desenvolvidas pela empresa sueca para uso em processos de manufatura aditiva (impressão 3D).

 

A parceria inclui representação comercial, suporte de engenharia e consultoria técnica para a aplicação da matéria-prima em pó Vibenite AM e para os serviços de fabricação da VBN Components para o Brasil. Por meio da parceria, a indústria brasileira terá acesso à tecnologia de manufatura aditiva para produzir aços de altíssima resistência e também o metal duro fabricado por manufatura aditiva: o carboneto híbrido Vibenite 480.

 

Extremamente resistentes ao desgaste, os componentes fabricados com o material podem ser produzidos em unidades ou em lotes maiores, e o cliente pode adquirir os serviços de fabricação ou uma licença Vibenite para produzir localmente, em suas instalações no Brasil. “A empresas brasileiras estão muito interessadas na manufatura aditiva como parte das tecnologias facilitadoras da indústria 4.0. O objetivo da parceria com a VBN é aumentar, ainda mais, a adoção da manufatura aditiva por meio de suporte e assistência técnica, e ajudar no desenvolvimento de novos produtos, novas aplicações e novos centros de produção” afirmou Fabio Sant´Ana, diretor da Farcco.

 

Fresas impressas em 3D

 

No segmento de usinagem, uma aplicação potencial das ligas de alta resistência é a fabricação de ferramentas para o trabalho com aços de alta resistência, assim como fresas do tipo caracol (foto) para a usinagem de engrenagens.

 

A empresa brasileira possui grande experiência nos mercados brasileiro e internacional de manufatura aditiva, distribuindo equipamentos e matéria prima, além de profundo conhecimento técnico dos equipamentos e processos utilizados para muitos materiais. Atua no desenvolvimento de novos processos de fabricação por meio de parcerias com os clientes, e tem colaborações com centros nacionais de tecnologia como Inmetro, HuBMA e muitas universidades.

 

A Farcco também participa ativamente dos comitês nacionais e internacionais de normalização ABNT, ASTM e ISO, que estabelecem normas técnicas e de qualidade para a manufatura aditiva. “Estou muito contente em formar essa parceria com uma empresa tão bem posicionada como a Farcco Tecnologia que tem a capacidade de dar suporte aos nossos clientes da melhor forma. O Brasil tem muitos setores como energia, automotivo e mineração, que podem se beneficiar do aumento da vida útil dos componentes fabricados em Vibenite e a diminuição da pegada de carbono que eles oferecem”, comentou Johan Bäckström, CEO da VBN Components.

 

Os materiais Vibenite são patenteados e geram produtos de alto desempenho impressos em 3D, que melhoram a competitividade da indústria. A VBN ganhou inúmeros prêmios de inovação, entre os quais o Prêmio Skapa, da Fundação Alfred Nobel.

 

Foto: VBN Components


 

Leia também:

Impressão 3D de pós metálicos

Ferramenta para usinagem de alumínio é impressa em 3D
 



Mais Notícias MM



Bolsas de estudo para manufatura aditiva de componentes metálicos

A FAPESP e o IPT estão oferecendo bolsas de estudos para iniciação científica na área de produção de peças metálicas por impressão 3D. As inscrições vão até dezembro.

24/11/2023


Impressão 3D de metal dá origem a componentes que incorporam funções

As tecnologias de manufatura aditiva de metais estão sendo exploradas pelo instituto alemão Fraunhofer para criar produtos com geometrias sofisticadas e funções incorporadas.

30/10/2023


Instituto Mauá inaugura unidade para projetos colaborativos

Fab Lab Móvel do IMT faz parte de uma rede global de desenvolvimento de projetos que incluem a cultura maker.

16/10/2023