Adalberto Rezende, da redação.
Um ambiente virtual que reúne recursos para a coleta e o compartilhamento em tempo real de dados provenientes de processos produtivos, e que conta com ferramentas especialmente pensadas para empresas do setor de usinagem que trabalham com manufatura aditiva (impressão 3D), foi lançada recentemente pela Hexagon AB, com matriz na Suécia e escritório comercial em São Paulo (SP).
A plataforma chamada Nexus possui diversas ferramentas projetadas para o monitoramento de processos de metrologia de peças e componentes metálicos, análise de materiais, o que inclui bibliotecas digitais para o armazenamento de dados sobre as propriedades de metais usináveis, bem como para a formulação de materiais. Sobre esse último recurso, a empresa informou que é possível calcular o percentual de diferentes matérias-primas que serão usadas na fabricação de lotes sob encomenda, por exemplo.

Captura de telas da plataforma digital Nexus, desenvolvida pela Hexagon. Nas imagens, uma área específica para a análise de dados provenientes de processos de manufatura aditiva (impressão 3D), que é um dos principais recursos da plataforma. Imagens: Hexagon/Nexus.
Para trabalhos de usinagem que envolvam a impressão 3D, a plataforma dispõe de recursos que abrangem a sincronicidade de informações provenientes de processos paralelos com os dados obtidos a partir da realização de processos de manufatura aditiva, de forma que possa ser construído um passo a passo que servirá de guia para operações futuras.
Também há recursos no novo ambiente virtual que permitem a comunicação em tempo real entre diferentes departamentos de um parque fabril e também entre unidades remotas, e há canais dedicados ao compartilhamento de dados com stakeholders e com redes de fornecedores, entre outros.
Conforme foi informado pela Hexagon, a Nexus tem como premissa proporcionar aos clientes o acesso a recursos que podem contribuir para a otimização de processos produtivos na indústria de manufatura, o que abrange o setor de usinagem, incluindo ferramentarias, prestadores de serviços para terceiros, entre outros.
A companhia também informou que os usuários da plataforma terão acesso a informações sobre a atualização de ferramentas, treinamento e poderão contar com suporte técnico.
Nesta página podem ser obtidas mais informações, e também pelo telefone (11) 5525-6000.
Mais notícias:
Fresadora vai operar por comando de voz
Economia de insumos integrada às rotinas fabris
Módulo para sistema CAM tornará mais precisa a estimativa de tempo de usinagem
#Nexus #Hexagon #Indústria40 #MáquinaseMetais
Mais Notícias MM
O cruzamento de dados de usinagem e do consumo de ferramentas foi aprimorado no parque fabril da Fecial. A empresa adotou o uso de um software desenvolvido pela SKA para também reduzir o tempo da emissão de documentação técnica.
21/10/2025
Programa para o recondicionamento de ferramentas de metal duro da Seco Tools passou a realizar rastreamento em tempo real.
20/10/2025
Novo relatório da Federação Internacional de Robótica destaca o protagonismo da China no consumo de robôs e a importância do setor metal mecânico como consumidor desses equipamentos.
02/10/2025