Adalberto Rezende, da redação.

 

 

Um ambiente virtual que reúne recursos para a coleta e o compartilhamento em tempo real de dados provenientes de processos produtivos, e que conta com ferramentas especialmente pensadas para empresas do setor de usinagem que trabalham com manufatura aditiva (impressão 3D), foi lançada recentemente pela Hexagon AB, com matriz na Suécia e escritório comercial em São Paulo (SP).

 

A plataforma chamada Nexus possui diversas ferramentas projetadas para o monitoramento de processos de metrologia de peças e componentes metálicos, análise de materiais, o que inclui bibliotecas digitais para o armazenamento de dados sobre as propriedades de metais usináveis, bem como para a formulação de materiais. Sobre esse último recurso, a empresa informou que é possível calcular o percentual de diferentes matérias-primas que serão usadas na fabricação de lotes sob encomenda, por exemplo.

 

 

Captura de telas da plataforma digital Nexus, desenvolvida pela Hexagon. Nas imagens, uma área específica para a análise de dados provenientes de processos de manufatura aditiva (impressão 3D), que é um dos principais recursos da plataforma. Imagens: Hexagon/Nexus. 

 

 

Para trabalhos de usinagem que envolvam a impressão 3D, a plataforma dispõe de recursos que abrangem a sincronicidade de informações provenientes de processos paralelos com os dados obtidos a partir da realização de processos de manufatura aditiva, de forma que possa ser construído um passo a passo que servirá de guia para operações futuras.

 

Também há recursos no novo ambiente virtual que permitem a comunicação em tempo real entre diferentes departamentos de um parque fabril e também entre unidades remotas, e há canais dedicados ao compartilhamento de dados com stakeholders e com redes de fornecedores, entre outros.

 

Conforme foi informado pela Hexagon, a Nexus tem como premissa proporcionar aos clientes o acesso a recursos que podem contribuir para a otimização de processos produtivos na indústria de manufatura, o que abrange o setor de usinagem, incluindo ferramentarias, prestadores de serviços para terceiros, entre outros.

 

A companhia também informou que os usuários da plataforma terão acesso a informações sobre a atualização de ferramentas, treinamento e poderão contar com suporte técnico.

 

Nesta página podem ser obtidas mais informações, e também pelo telefone (11) 5525-6000.

 

 

Mais notícias:

 

Fresadora vai operar por comando de voz

 

Economia de insumos integrada às rotinas fabris

 

Módulo para sistema CAM tornará mais precisa a estimativa de tempo de usinagem

 

#Nexus #Hexagon #Indústria40 #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Creaform anuncia novos recursos para medição tridimensional

A desenvolvedora canadense traz ao mercado novas versões para as suas ferramentas digitais de medição tridimensional, incluindo digitalizadores e sondas ópticas 3D.

15/04/2024


Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

A empresa global oferece módulos do seu sistema Inspire Cast destinados a diferentes processos de fundição de metais.

16/04/2024


Novos adaptadores da Sandvik reduzem vibração nas operações de usinagem

A linha Silent Tools de adaptadores para ferramentas possui um moderno sistema antivibração e é recomendada para operações de torneamento interno.

01/04/2024