O desenvolvimento e a fabricação de protótipos para usinagem de metais por meio da manufatura aditiva (MA), também conhecido como impressão 3D, está se tornando cada vez mais comum nas operações da sueca Seco Tools, que tem unidade brasileira em Sorocaba (SP). Um dos principais pontos fortes desse método de fabricação é a possibilidade de produzir ferramentas de usinagem sob medida e que devem ser projetadas de maneira especial, com geometrias complexas ou com detalhes de projeto específicos do cliente.


Exemplos desse tipo de personalização incluem tornar as ferramentas mais leves, o que melhora as propriedades de amortecimento de vibrações, ou ainda, fabricá-las de forma a melhorar o seu arrefecimento. "Ao direcionar o líquido de arrefecimento para atingir a aresta de corte no lugar certo, podemos prolongar significativamente a vida útil da ferramenta. Com a tecnologia de MA, o líquido de arrefecimento pode ser passado para locais que, de outra forma, seriam impossíveis", explicou Ingemar Bite, especialista em Pesquisa e Desenvolvimento da Seco Tools, que também acredita que a manufatura aditiva está ajudando a reduzir os prazos de entrega. "A MA nos permite produzir geometrias que exigem menos etapas de fabricação, o que geralmente resulta em entregas mais rápidas."
 

Recuperação de ferramentas
 

A tecnologia MA também abre a possibilidade de reparar ferramentas danificadas, com a remoção de componentes que podem ser substituídos por outros de igual função, impressos em 3D. Comparada com a manufatura tradicional neste contexto, há menos desperdício de materiais, sobretudo se for considerado o reuso de todo o pó metálico remanescente.

Além do seu uso já disseminado na produção de protótipos, a manufatura aditiva funciona também para a fabricação em larga escala de produtos padrão, a exemplo dos componentes para refrigeração das ferramentas Jetstream, da Seco. "As peças de resfriamento têm uma forma complexa, com canais de refrigeração curvos e, portanto, adequados para esse tipo de fabricação", afirmou Ingemar Bite.

 

O método utilizado pela Seco Tools é chamado de SLM (de selective laser melting, ou fusão seletiva a laser). Nele, uma camada de pó de aproximadamente 20 a 60 µm é espalhada e, em seguida, fundida por feixes de laser orientados de acordo com o projeto da peça a ser executada. Esse processo é repetido, camada por camada. Quando todas as camadas já se encontram fundidas, o excesso de pó é removido e o produto entra em pós-processamento para que lhe seja dado o formato final.


"Os materiais atualmente empregados na MA têm a mesma natureza dos usados na fabricação convencional, e a tecnologia funciona bem com muitos metais diferentes. No futuro, acrescentaremos mais materiais, adaptando regularmente o nosso equipamento e atualizando o hardware e o software conforme necessário", conclui.


 

Imagens: Seco Tools


 

Leia também:


Impressão 3D e soldagem combinadas na fabricação de peças metálicas

 

Aço H13 em versão para manufatura aditiva


 


 

#SecoTools

 



Mais Notícias MM



Realidade aumentada para treinamento em usinagem

Conjunto tecnológico para simulação da Honeywell passou a contar com recursos de realidade aumentada que podem ser usados em ambiente de usinagem.

01/04/2024


Curso de torneiro mecânico segue com inscrições abertas

O Senai Roberto Simonsen vai realizar um curso sobre operações em torno mecânico convencional, com formato presencial.

01/04/2024


Retificação. A transformação digital exige esforços por segurança de dados.

Fabricantes europeus de máquinas estão desenvolvendo, junto com instituições de pesquisa, mecanismos de segurança para a proteção dos dados de produção da indústria, especialmente no setor de retificação.

18/03/2024