A editora Alta Books publicou o livro “Segurança na Indústria 4.0: etapas de projeto para máquinas industriais”, de autoria de Alexandre Cavaliéri, Janaína Lemos e Carlos Mariottoni.

 

Tendo a cibersegurança como um dos principais tópicos, que é um tema de interesse da indústria de manufatura, incluindo o setor de transformação de plásticos, a obra traz conteúdo referente à norma ABNT NBR ISO 12100:2013 – Segurança de máquinas – Princípios gerais de projeto – Apreciação e redução de riscos, que determina diretrizes para o desenvolvimento de projetos que envolvam a construção de máquinas e equipamentos industriais com sistemas de segurança, em conformidade com a norma NR12.

 

O leitor também encontrará informações referentes a, por exemplo, boas práticas relacionadas às tecnologias facilitadoras da Indústria 4.0. Isso diz respeito ao desenvolvimento de sistemas de cibersegurança norteados pela norma ABNT NBR 14153:2013 – Segurança de máquinas – Partes de sistemas de comando relacionadas à segurança – Princípios gerais para projeto.

 

Ainda no que tange às boas práticas que visam ao estabelecimento de sistemas de proteção contra ataque de hackers, tendo em vista os riscos de apropriação indevida de dados de produção, informações sobre projetos e interrupção de operações realizadas em parques fabris, entre outros possíveis problemas, o livro possui seções em que são discutidas algumas aplicações de sistemas de segurança para máquinas e equipamentos, abordando desde a etapa de definição de requisitos até a validação.

 

Nesse sentido, o conteúdo inclui diversos exemplos de documentos recomendados às empresas que desejam executar as etapas para a implantação de tecnologia pensada para a segurança digital de unidades fabris, e também para formalizar o desenvolvimento de projetos.

 

Escrito em português, o livro possui 224 páginas e pode ser adquirido em versão de brochura pelo site da Livraria Florence, pelo preço sugerido de R$ 59,90. A editora Alta Books pode ser contatada pelo seu site. Mais conteúdo sobre Indústria 4.0, cibersegurança e inteligência artificial você encontra na seção Literatura em nosso site.  

________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________ 

 

Imagem: Alta Books, Livraria Florence.

 

Mais notícias:

 

Estudo aponta: aumentou o investimento em digitalização no setor de plásticos

 

Moldagem por injeção: instituto inicia projeto de IA

 

#AltaBooks #LivrariaFlorence #Cibersegurança #PlásticoIndustrial



Mais Notícias CCM



Clariant lança aditivos livres de PFAS para processamento de filmes

A nova linha de auxiliares de processamento é indicada para a produção de filmes em poliolefinas e não contém os PFAS, hoje conhecidos como “químicos eternos” devido à sua difícil decomposição.

10/06/2025


Soul do Plástico: ações concretas pela sustentabilidade na cadeia de plásticos

Atuação direta nas escolas e na Frente Parlamentar de Apoio à Economia Circular são algumas ações que o Instituto Soul do Plástico, conduzido por Rui Katsuno, está promovendo para conscientizar a sociedade e combater a desinformação a respeito dos materiais plásticos.

10/06/2025


Engel inaugura centro técnico na Suíça

Na nova unidade, que já conta com duas injetoras e equipamento robótico, serão realizados treinamentos e suporte técnico.

10/06/2025