Uma unidade para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a produção de aços, bem como reaproveitamento de CO2 nesses processos produtivos, será implantada em Belo Horizonte (MG). Isso é resultado de uma parceria formada entre a ArcelorMittal e a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), que preveem investimento de R$ 34 milhões na nova unidade.

 

Trata-se do Centro CIT/Senai de Descarbonização Industrial, no qual serão realizados trabalhos conjuntos envolvendo, por exemplo, a captura e conversão de CO2, eficiência energética, uso de hidrogênio verde em operações industriais e desenvolvimento de soluções para a produção de biocombustíveis, além de outros.

De acordo com informações fornecidas à imprensa, na nova unidade também serão conduzidos projetos complementares aos trabalhos realizados nos institutos da rede do Centro de Inovação e Tecnologia CIT Senai. Ela contará com equipamentos industriais e será implantado um laboratório de P&D.

 

O presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO Aços Longos e Mineração LATAM, Jefferson de Paula, comentou que a criação do novo centro é uma das premissas da companhia no que tange ao reaproveitamento de CO2 em processos produtivos. Ele complementou dizendo que “este centro será fundamental para desenvolvermos em conjunto novas tecnologias que irão garantir a sustentabilidade das nossas operações”. 

 

O contato com a ArcelorMittal e a Fiemg pode ser feito pelos seus sites.

 

Imagem: Vectorjuice,Freepik.

 

Mais notícias: 

 

Carros elétricos: uma nova perspectiva para fornecedora de tubos de aço inox

 

Teto de alumínio para reduzir o peso de ônibus, um projeto que avança

 

#ArcelorMittal #Fiemg #CITSenai #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Sistema monitora e analisa dados de prensas

Um conjunto formado por sensor e ambiente de dados em nuvem foi aplicado ao monitoramento de prensas em uma pesquisa desenvolvida na Alemanha.

26/01/2026


Soldagem otimizada preserva o revestimento externo de chapas

O Grupo Laprosolda e a Hexagon realizaram um estudo para a otimização da soldagem de chapas de aço A131 usadas na construção de uma caçamba submetida a ambiente portuário. O estudo envolveu o controle de temperatura da chapa durante a soldagem de maneira a não danificar o revestimento da caçamba.

27/10/2025


Descarbonização do setor siderúrgico brasileiro é tema de novo relatório

Estudo realizado pelo Ibec abordou a circularidade no setor do aço e aponta para oportunidades na criação de modelos de negócios.

29/09/2025