O cluster de Excelência em Tecnologias Cognitivas da Internet (CCIT), uma divisão de pesquisa do Instituto Fraunhofer (Alemanha), desenvolveu uma infraestrutura que integra de forma contínua recursos de computação na borda (edge) e na nuvem (cloud), criando um “espaço de dados” comum ao chão de fábrica e a data centers remotos.

 

Denominada Edge Cloud Continuum (ECC), ela integra tecnologias de Internet das Coisas ( IoT), espaços de dados seguros e aprendizagem de máquina para formar um sistema em nuvem apropriado para o trânsito e armazenagem de informações de máquinas conectadas em rede.

 

A conformação de metais é um dos processos que podem se beneficiar desses recursos e isso levou outra divisão do Fraunhofer, a de Máquinas-Ferramentas e Tecnologia de Conformação (IWU), a validar o uso do sistema em prensas para processamento de chapas.

 

Para isso, foi integrado à ECC o SmartNotch, um tipo de sensor que possibilita o monitoramento em tempo real dos processos de conformação, diretamente na peça de trabalho, detectando o desgaste da ferramenta precocemente.

 

O sensor, disponível em diferentes tamanhos, pode ser instalado nas ranhuras T de prensas, por exemplo, para captar dados de processo e utilizá-los, com o auxílio de um algoritmo de avaliação, para monitorar o processo e a qualidade dos componentes fabricados.

 

Os pontos de fixação dos sensores são valiosas fontes de dados, permitindo a detecção até mesmo das menores deformações da mesa e do pistão da prensa durante a conformação. Para isso, os sensores são equipados com medidores de alta sensibilidade que, quando necessário, capturam deformações elásticas altamente dinâmicas e precisas. A comunicação entre sensores e o ambiente de dados é feita sem fio, por meio de um gateway posicionado na mesa ou no pistão.

 

As informações coletadas em múltiplos pontos podem ser analisadas individualmente ou correlacionadas e vinculadas a outras fontes de dados, detectando tendências durante o processo de produção, além de irregularidades no processo que podem levar a alterações das forças aplicadas. Conhecer essas variáveis de maneira simples e clara pode tornar mais ágeis tanto o ajuste dos equipamentos quanto o controle da qualidade de peças e o try out de ferramental.


 

Mais informações sobre o SmartNotch podem ser obtidas nos formulários de contato do Fraunhofer IWU.

 

Imagem: Fraunhofer IWU

 

________________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________


 

 Leia também:

 

Tecnologia de soldagem para fabricação rápida de estruturas híbridas

 

Plataforma global de automação industrial agora presente no Brasil

 



Mais Notícias CCM



Soldagem otimizada preserva o revestimento externo de chapas

O Grupo Laprosolda e a Hexagon realizaram um estudo para a otimização da soldagem de chapas de aço A131 usadas na construção de uma caçamba submetida a ambiente portuário. O estudo envolveu o controle de temperatura da chapa durante a soldagem de maneira a não danificar o revestimento da caçamba.

27/10/2025


Descarbonização do setor siderúrgico brasileiro é tema de novo relatório

Estudo realizado pelo Ibec abordou a circularidade no setor do aço e aponta para oportunidades na criação de modelos de negócios.

29/09/2025


Anfavea prevê aumento da produção de automóveis em 2025

Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea apontou aumento de 26,2% da produção entre o primeiro e o segundo semestre de 2024, com a criação de 100 mil empregos, entre diretos e indiretos. Para o próximo ano, a previsão é que a produção de veículos leves aumente em 7,3%.

13/12/2024