A Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – divulgou dados atualizados referentes ao desempenho da indústria automotiva em 2026. A entidade destacou, entre os tópicos abordados em sua pesquisa, uma alta do índice de emplacamento de veículos leves eletrificados e aumento das exportações de automóveis para o México e a Colômbia entre janeiro de 2025 e o mesmo mês de 2026.
De acordo com Igor Calvet, presidente executivo da Anfavea, o índice de emplacamento de veículos leves eletrificados – novas tecnologias de propulsão: carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in – passou de 10,3% em janeiro de 2025 para 16,8% em janeiro último. No período analisado, os veículos leves eletrificados obtiveram participação de 16,8% nas vendas, sendo 35% deles produzidos no Brasil.
Fazendo um recorte por tipo de veículo, de janeiro do ano passado para o mesmo mês deste ano houve alta de 10,9% do índice de emplacamento de híbridos, ao passo que os elétricos e os híbridos plug-in tiveram alta de 8,3%.
A exportação de veículos foi um dos temas tratados pelo presidente executivo da entidade, entre outros tópicos importantes para empresas que prestam serviços de corte, estampagem e soldagem de chapas. De acordo com Calvet, as exportações para o México aumentaram em 152,9% entre janeiro de 2025 e o mesmo mês de 2026, ao mesmo tempo em que também houve alta de 50,5% das exportações para a Colômbia, dando sequência ao crescimento de 27,2% percebido, no caso daquele país, entre janeiro e novembro de 2025.
Calvet também comentou sobre o índice de exportações de veículos para o Chile, que registrou alta de 8,9%. As exportações para a Argentina no período analisado tiveram queda de 27,1%, tendo em vista que também houve déficit de 21%, referente ao mesmo país, apontado em uma análise realizada anteriormente pela Anfavea, que abrangeu o período entre janeiro e novembro de 2024 e os mesmos meses de 2025.
A produção de ônibus apresentou estabilidade de janeiro de 2025 a janeiro de 2026, sendo apontado pela pesquisa realizada pela Anfavea uma alta de 0,8%. Já a produção de automóveis, veículos comerciais leves e caminhões no mesmo período teve queda de 14,4%, 0,9% e 15,6%, respectivamente. Nas palavras de Calvet, “no mercado de carros, a redução da produção já era prevista devido a alguns fatores como, por exemplo, férias coletivas”.
Gráfico: Anfavea.
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Confira mais informações sobre pesquisas do setor:
Bicicletas elétricas puxam o desempenho do setor de duas rodas
Setor de máquinas agrícolas deve crescer 3,4% em 2026
Mais Notícias CCM
Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.
09/02/2026
Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.
09/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
09/02/2026