O Instituto Avançado do Plástico (IAP) (São Bernardo do Campo, SP) abriu inscrições para quatro de seus cursos on-line, os quais também podem ser realizados in loco. Os temas dos cursos, que serão mencionados a seguir, se dividem em manutenção de injetoras, transformação do poli(tereftalato de etileno) (PET), colorimetria e os principais fundamentos dos materiais plásticos.


Manutenção preditiva de máquinas injetoras: a programação deste treinamento inclui módulos sobre operações de reaperto geral após as primeiras 400 horas, bem como sessões nas quais são abordadas as operações de manutenção a cada 800, 4.000 e 6.000 horas de operação de máquinas injetoras. Serão ministradas aulas sobre diversos assuntos como, por exemplo, verificação da corrente da altura do molde, inspeção das porcas de tirantes e de mangueiras, análise de resistências do sistema de câmara quente, verificação do paralelismo das placas e revisão do motor elétrico.


PET – processamento: neste curso serão ministradas aulas sobre as principais tecnologias utilizadas para a fabricação de produtos feitos de PET, características do processo de sopro para a confecção de garrafas carbonatadas e garrafas heat-set, com enchimento a quente, e detecção de eventuais anomalias que possam ocorrer durante o processamento do PET. Também serão abordadas as características técnicas de equipamentos para extrusão de filmes plásticos e de placas com espessura fina, assim como produção de filmes bi-orientados e aproveitamento de aparas de PET provenientes de processos produtivos.


Aprendendo tudo sobre plásticos: este treinamento reúne conteúdo sobre variados temas ligados à indústria de transformação de resinas e à ciência de materiais, tais como o conceito de polímeros, o processo de polimerização, peso molecular de polímeros, características de homopolímeros e copolímeros, e também conteúdo sobre termoplásticos e termofixos. Além disso, os participantes terão acesso a aulas sobre plásticos amorfos e semicristalinos, ensaios para avaliação de propriedades de matérias-primas e aditivos, entre outros.


Colorimetria aplicada aos plásticos: o que é cor, sua aparência, efeito circundante e ilusão de óptica são alguns dos temas abordados neste treinamento, que abrange também a teoria da cor. A programação do curso inclui módulos sobre avaliação visual de cores, tom, saturação, faixa de comprimento de onda, temperatura de cor e curvas espectrais. Nas aulas serão abordados ainda assuntos relacionados aos sistemas de ordenação de cores, às coordenadas de cromaticidade e tolerâncias colorimétricas.


Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 98566-8803 e pelo e-mail treinamentos@planetaplastico.com.br. 


 

Imagens: Freepik

 

Leia também:

 

Guia de transformadores de resinas plásticas por injeção

 

Pesquisa visa desenvolver embalagens a partir do albedo da casca da laranja

 

Extrusão direta de PVC rígido sem a produção de mistura seca

 

#IAP #CursosOnLine #InCompany #PlásticoIndustrial



Mais Notícias CCM



Evento sobre tendências de embalagens acontece em fevereiro

Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.

03/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

03/02/2026


Alpla fecha 2025 com faturamento de 5,2 bi de euros

O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.

03/02/2026