A desenvolvedora de equipamentos para automação industrial THK Brasil, com matriz no Japão e filial em São Paulo (SP), lançou um equipamento para gravação a laser, que pode ser usado em trabalhos que envolvam a marcação de peças metálicas feitas a partir de chapas ou tubos, por exemplo.

 

Trata-se de um equipamento composto por dois atuadores com curso de três metros, do portfólio da THK, além de um robô modelo GP8 e de um controlador YRC1000, ambos pertencentes à gama de produtos da Yaskawa Motoman Robótica do Brasil. O conjunto foi divulgado na Expomafe.

 

De acordo com Nilton Martins Gimenes, diretor-presidente da THK Brasil, que concedeu entrevista à Corte e Conformação de Metais, o objetivo da empresa é fornecer aos seus clientes soluções flexíveis que, nas palavras dele, “atendam à demanda de companhias do setor metalmecânico que trabalham não somente com gravação em metais, mas soldagem automatizada, trabalhos complementares a processos de corte, conformação e estampagem de chapas, entre outros”.


Ainda segundo o executivo, é importante agregar valor aos equipamentos industriais. Sobre este assunto, e também a respeito da necessidade de capacitar profissionais para o setor metalmecânico, ele comentou que a THK está investindo em treinamento para o seu time. Ele complementou dizendo que isso abrange “capacitação para operadores e profissionais de manutenção de guias lineares e de sistemas automatizados para o chão de fábrica”.

 

30 anos da THK no Brasil

 

A THK está prestes a completar 30 anos de atuação no Brasil. Segundo Nilton, a empresa vai completar três décadas de presença no País em setembro deste ano. Um dos motivos para a comemoração, de acordo com ele, é a constatação de “um público muito mais qualificado no que tange aos profissionais que têm nos visitado na Expomafe. Pelo menos em relação ao que observamos em outros eventos dos quais participamos”.


A THK Brasil pode ser contatada pelo telefone (11) 3767-0100.


 

Imagem: THK Brasil/Divulgação.

 

Mais notícias:

 

Digitalização aplicada ao curvamento de perfis

 

Máquinas de corte a laser por fibra óptica

 

Nova suíte do SigmaNEST melhora recursos de arranjos para fabricação

 

#THK #GravaçãoaLaser #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Cursos on-line do setor metalmecânico. Agenda começa em julho.

A ABM promove treinamentos cuja programação inclui conteúdo sobre estampagem, laminação, trefilação e aplicação de inteligência artificial (IA) em processos siderúrgicos.

15/07/2024


Conformação rotativa pode tornar viáveis as células a combustível

O Instituto Fraunhofer de Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU) anunciou o desenvolvimento de um sistema rotativo para estampagem das finíssimas chapas metálicas usadas na montagem de placas bipolares que compõem as células a combustível. A novidade poderá reduzir os custos de produção dessas células, com impacto no mercado da mobilidade elétrica, tendo em vista que elas substituem as baterias.

15/07/2024


Prensas dobradeiras hidráulicas

Empresa brasileira comercializa prensas dobradeiras hidráulicas com força de 1.500 toneladas fabricadas em Portugal.

15/07/2024