Um sistema de visualização por câmera de vídeo associado a um software de análise compõem o equipamento da alemã ATECare para a avaliação precisa de cordões de solda. O Inspectis WI20 é equipado com um sistema de imagem de ultra alta definição, com zoom óptico motorizado e autofoco rápido, contando também com iluminação integrada.

 

“O WI29 tem sido usado na indústria eletrônica para avaliar micro-seções ou superfícies metálicas altamente reflexivas, mas também foi concebido para uso na indústria metalúrgica", explicou Olaf Römer, diretor administrativo da ATEcare.

 

A peça central do equipamento é o microscópio com recursos para a inversão de cores das imagens captadas pela câmera. Determina-se assim a cor oposta à da imagem, o que permite ressaltar a região em análise. Com resolução de 1 a 4 μm, o equipamento possui capacidade de ampliação de ~2,6 a 70 vezes e é fornecido com o software Inspectis Basics, podendo ser expandido com o pacote de software Nikon NIS Elements D, para medição de cordões de solda.

 

Além do software básico da Inspectis, a ATECare oferece outras soluções que foram desenvolvidas especialmente para a avaliação de juntas de fusão. Eles permitem programar sequências de teste a serem realizadas com tempos de ciclo otimizados e durante a produção, uma vez que todos os processos de inspeção necessários podem ser combinados em um perfil de procedimento de medição.

 

O uso do WI20 é especialmente recomendado para processos de produção nos quais um grande número de cordões de solda devem ser verificados, sob aspectos como poros, espessura da peça de trabalho, costura, ângulo e qualidade de deposição do filete. Funções de apoio como rotação, lupa digital, edição de linhas e gerenciamento de valores de medição também estão disponíveis no sistema.

 

Uma interface de exportação integrada permite realizar avaliações estatísticas dos componentes individuais, com geração de resultados de medição específicos em vários formatos.

 

 

Foto: Shutterstock

 

 

Leia também:

 

Fabricante de máquinas para soldar vai trazer tecnologias digitais para o Brasil

 

Software para simulação de soldagem tem novos recursos

 

#ATECare



Mais Notícias CCM



Cuidados na operação de equipamentos a laser

Lesões oculares, de pele e inalação de gases são alguns riscos aos quais estão expostos os operadores de equipamentos a laser. Atentar para esses riscos, disponibilizar EPI’s e um ambiente que favoreça a proteção dos operadores é um dever das empresas que optam pela aquisição desses equipamentos.

21/04/2024


Célula robotizada de soldagem aumenta a produtividade da Tedesco

A Dalca Brasil desenvolveu uma célula para a Tedesco Sistemas de Armazenagem que aumentou em 30% a produtividade da linha de soldagem de perfis e longarinas.

22/03/2024


Robôs para soldagem estão disponíveis para comercialização

Foi lançada pela Kuka uma linha de robôs industriais que podem ser usados para a automatização da soldagem e de tarefas relacionadas.

07/03/2024