Uma campanha voltada para a reciclagem de espumas de poliuretano (PU) presentes em geladeiras e freezers chamada “Reuse”, que tem como slogan “o descarte correto é só o começo”, está sendo promovida na Região Metropolitana de São Paulo pela Dow (São Paulo, SP), o Instituto Akatu (São Paulo, SP) e a Indústria Fox (Cabreúva, SP).
Trata-se de uma parceria que tem como premissa o incentivo ao descarte correto de eletrodomésticos, com foco no reaproveitamento de resinas obtidas a partir da reciclagem de peças e forros, por exemplo, feitos em PU, além de fomento à economia circular.
A execução das etapas deste trabalho é coordenada pelas empresas envolvidas. Após serem recolhidos, os freezers e geladeiras são desmontados e suas peças são encaminhadas para a reciclagem. Isso inclui a destruição de gases nocivos à camada de ozônio (CFC - Clorofluorocarboneto), conforme foi divulgado pelas companhias.
Além disso, são realizadas campanhas para a conscientização sobre o descarte correto de resíduos em instituições de ensino, entidades locais, entre outros. Neste sentido, as empresas que encabeçam o programa Reuse contam com o apoio de órgãos públicos.
Em comunicado à imprensa, foi informado que a coleta de geladeiras e freezers pode ser agendada gratuitamente pelo telefone (11) 4671-0531. Também foi divulgado que os participantes poderão obter cupons de desconto para compra de eletrodomésticos em lojas credenciadas.
Mais informações podem ser obtidas aqui.
Imagem: Indústria Fox/Divulgação
Confira mais notícias:
Biopolímeros e sustentabilidade serão tema de evento internacional
Em discussão, um futuro sustentável para os plásticos
#Reciclagem #EconomiaCircular #Reuse #PI
Mais Notícias CCM
Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.
29/07/2025
Levantamento publicado pela revista Nature revela que os materiais plásticos contêm mais de 16 mil substâncias químicas, muitas delas com riscos potenciais para a saúde humana. O mapeamento fornece também uma base para o desenvolvimento de plásticos mais seguros e sustentáveis.
22/07/2025
A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.
14/07/2025