Uma campanha voltada para a reciclagem de espumas de poliuretano (PU) presentes em geladeiras e freezers chamada “Reuse”, que tem como slogan “o descarte correto é só o começo”, está sendo promovida na Região Metropolitana de São Paulo pela Dow (São Paulo, SP), o Instituto Akatu (São Paulo, SP) e a Indústria Fox (Cabreúva, SP).

Trata-se de uma parceria que tem como premissa o incentivo ao descarte correto de eletrodomésticos, com foco no reaproveitamento de resinas obtidas a partir da reciclagem de peças e forros, por exemplo, feitos em PU, além de fomento à economia circular.
A execução das etapas deste trabalho é coordenada pelas empresas envolvidas. Após serem recolhidos, os freezers e geladeiras são desmontados e suas peças são encaminhadas para a reciclagem. Isso inclui a destruição de gases nocivos à camada de ozônio (CFC - Clorofluorocarboneto), conforme foi divulgado pelas companhias.
Além disso, são realizadas campanhas para a conscientização sobre o descarte correto de resíduos em instituições de ensino, entidades locais, entre outros. Neste sentido, as empresas que encabeçam o programa Reuse contam com o apoio de órgãos públicos.
Em comunicado à imprensa, foi informado que a coleta de geladeiras e freezers pode ser agendada gratuitamente pelo telefone (11) 4671-0531. Também foi divulgado que os participantes poderão obter cupons de desconto para compra de eletrodomésticos em lojas credenciadas.
Mais informações podem ser obtidas aqui.
Imagem: Indústria Fox/Divulgação
Confira mais notícias:
Biopolímeros e sustentabilidade serão tema de evento internacional
Em discussão, um futuro sustentável para os plásticos
#Reciclagem #EconomiaCircular #Reuse #PI
Mais Notícias CCM
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026