A Colorfix (Colombo, PR) divulgou informações sobre o seu aditivo recém-lançado Revora Bio HP, que pode melhorar algumas das propriedades do biopolímero termoplástico poli(ácido láctico) (PLA), material obtido a partir do amido de culturas como milho, cana-de-açúcar e beterraba, por exemplo.

O aditivo foi utilizado em aplicações que fizeram parte de estudos realizados pela companhia, o que envolveu a busca pela melhoria de propriedades de biopolímeros visando à substituição de resinas termoplásticas virgens por materiais desse tipo.
Entre os dados fornecidos à imprensa, está a informação de que a adição de 10% de aditivo à formulação do poli(ácido láctico) (PLA) faz com que o biopolímero obtenha propriedades bem próximas às do polipropileno (PP) virgem.

De acordo com a empresa, a partir dos estudos realizados, foi constatado que o PLA que recebeu o aditivo obteve ganho de mais de 900% em alongamento, bem como apresentou aumento de 55% da resistência a impacto, em comparação com o polipropileno (PP). Outras informações são mostradas nos gráficos.
O Revora Bio HP, segundo Francielo Fardo, diretor superintendente da Colorfix, é um aditivo que “busca aproximar o uso do PLA ao das poliolefinas, buscando simplificar a aplicação do PLA em projetos sustentáveis”. Ele complementou dizendo que “com isso, conseguimos aplicar o PLA no processo de sopro, para a fabricação de utilidades domésticas e filmes, o que seria impossível no caso do PLA virgem”.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3675-5300.
Gráficos: Colorfix
Leia também:
Bioplásticos em embalagens de refrigerantes
Em discussão, um futuro sustentável para os plásticos
#Aditivo #PLA #Colorfix #PlásticoIndustrial
Mais Notícias CCM
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026