A partir de 25 de outubro de 2022 a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) vai selecionar projetos voltados para a digitalização de processos produtivos e desenvolvimento de tecnologias para a cadeia de manufatura, que inclui setores como o de transformação de resinas termoplásticas e bioplásticos.

 

Projetos sobre modernização do chão de fábrica serão selecionados pela Embrapii

 

Esta é uma das fases do Programa de Fomento Basic Funding Alliance (BFA), o qual tem como proposta incentivar o estabelecimento de parcerias entre empresas, start ups e instituições de pesquisa e ensino, por exemplo, para a realização de trabalhos centrados na inovação digital na indústria.


 

Conforme foi divulgado à imprensa, seguindo os critérios estabelecidos para o programa, serão analisados projetos sobre a criação de soluções que abranjam a conectividade do chão de fábrica com ambientes virtuais, inteligência artificial, tecnologias 5G e 6G, sistemas de interface para interação homem-máquina, dispositivos ciberfísicos, cibersegurança, tecnologia quântica, além de outros temas.

 

De acordo com Igor Nazareth, diretor de planejamento e relações institucionais da Embrapii, a realização deste projeto também pode contribuir para o desenvolvimento de soluções digitais em setores além da indústria. “As tecnologias disruptivas podem dar origem a significativas mudanças no padrão produtivo da indústria nacional e revolucionar diversos mercados. Há perspectivas de grande impacto na agricultura, saúde, educação, setor de energia e outras áreas”, complementou. 


Também foi divulgado que as instituições responsáveis pelos projetos selecionados poderão receber até 90% do custo de desenvolvimento. Segundo a Embrapii, serão disponibilizados R$ 60 milhões para os projetos.


 

Mais informações podem ser obtidas aqui


 

Imagem: Freepik


 

 

Confira mais notícias:

 

Tecnologia na coloração de plásticos reciclados

 

Conceito de “máquina como serviço” é tendência no setor de equipamentos industriais

 

#Embrapii #InovaçãoDigital #Indústria #PI



Mais Notícias CCM



Programa de incentivo vai apoiar a digitalização na indústria

SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.

27/10/2025


Plataforma global de automação industrial agora presente no Brasil

Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.

27/10/2025


Relatório da IFR aponta aumento da demanda por robôs no setor de plásticos

Novo estudo da Federação Internacional de Robótica detectou aumento do uso de robôs na indústria de plásticos e o protagonismo da China no que se refere à automação.

06/10/2025